KARAOKÊ: 22º Taikai da Acrec reúne campeões e grande número de crianças

 

Realizado no mesmo dia do Taikai da Ajab (leia nesta página), a 22ª edição do Karaokê Taikai da Acrec – Associação Cultural Recreativa e Esportiva Carrão – recebeu 350 inscrições, além de show de taikô e apresentação de três cantores campeões dos maiores eventos de karaokê (Paulistão e Brasileirão): Alexandre Hayafuji, Mário Chibana e Kunihiro Tanahara, prenunciando encerramento tarde da noite, o que realmente se confirmou. Não por problema de percurso já que transcorreu dentro do programado, mas pelo grande número de inscritos e poucas ausências, marca desse tradicional evento na região.

 

Taikai da Acrec: Ikuo Fujiyama, Luiza Furuuti, Keniti Fujita (foto: Silvio Sano)

 

Ainda assim, chegaram a recusar cerca de quarenta inscrições. “Você viu, na entrega daquela premiação, deram-me oito minutos para fazê-la… e cumpri”, falou, aliviado, o professor Katsuyuki Sano, enquanto recebia cumprimentos pela presteza na tarefa que lhe fora solicitada, apesar de convidado de honra no evento.

 

Keniti Fujita, Katsuyuki Sano, Eliza Ishii (foto: Vera Nishitani)

 

“Além disso, graças também à nossa competente comissão organizadora é que conseguimos levar a programação à risca”, reforçou o presidente do evento, Keniti Fujita. Por isso, os cantores das quarenta e oito associações inscritas desfilaram, um a um, diante dos jurados (Érika Kawahashi, Tereza Kato e Cláudio Tsutiya), com muita agilidade cumprindo fielmente a programação.

 

Taikai da Acrec: jurados (foto: Silvio Sano)

 

Crianças O detalhe que chamou a atenção neste taikai da Acrec foi o número grande de crianças inscritas, muito acima da média dos concursos atuais, conforme preocupação levantada, recentemente, por Hélio Yamaoka, representante da regional Oeste. Indagados pela reportagem sobre o sucesso com as crianças, indicaram a professora Satie Akamine para as explicações, visto que dentre seus alunos, cerca de 30 são crianças. “O segredo está em lidar com elas da forma como são: crianças”, iniciou sua fala. “Mas não apenas isso. É preciso contar com a cooperação dos pais para que não as forcem a cantar só porque eles próprios gostam e querem. É preciso estimulá-las a gostarem… com jeitinho”, recomendou.

 

Taikai da Acrec: Plateia Lotada (foto: Silvio Sano)

 

Indagada sobre a forma de atraí-las aos professores afora os desejos dos pais, ela não tinha opinião formada a respeito, mas achou boa a sugestão de Yamaoka sobre ir a escolas japonesas para mostrar, aos alunos, vídeos de crianças cantando em palco a fim de que, estimuladas pelo que viram, a iniciativa de cantar partam das próprias crianças, irrecusáveis aos pais.

 

Recepção da ACREC (foto: Vera Nishitani)

 

“Outra coisa é sobre cobranças de mensalidades delas, como no nosso caso que é quase insignificante… ou incentivos como os da regional ABCD Baixada Santista que não costuma cobrar taxas de inscrição nas categorias Doyo e Tibiko”, concluiu a sorridente professora.

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nippak)

 

 

22º Karaokê Taikai da Acrec

B-6: Yassuko Ono

A-7/6: Satoru Makibara

A-5: Antonio Iyeiri

Especial-8: Seijun Maedo

Especial-7: Tetsuo Suzuki

Especial-6: Ikuo Fujiyama

Extra-8: Susumu Matsuura

Extra-7: Mitiko Inoue

Extra-6: Ryoko Kuniyoshi

Super Extra-7: Kunihiko Hagiwara

Doyo: Enzo Sabanai

Tibiko: Kenji Teruya

Super Extra-6: Yoshikuni Yamaguti

Super Extra-5: Itiro Sakata

Shinjin: Sayuri Tamashiro

B-4: Emiko Iwashima

A-4: Eunice Yonamine

Especial-5: Maria Sugawara

Especial-4: Makoto Kawano

Extra-5: Paulo Matsubara

Extra-4: Izaura Katsuno

Super Extra- 4: Luiza Furuuti

B-3: Seiti Anagusko

A-3: Neri Arima

Especial-3: Hatsumi Kanno

B-2/1: Tiemi Tamayoci

A-2: Massaru Koki

A-1: Tatiane Kakazu

Especial-2: Haruki Koki

Especial-1: Yumi Uehara

Extra-3/2/1: Felipe Ikeda

Super Extra-3/2/1: Sayuri Ohashi

 

 

 

 

Silvio Sano

é arquiteto e escritor. E-mail: silviossam@gmail.com

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: Por dentro dos bastidores do karaokê   Nos bastidores do Karaokê, a movimentação é intensa. Antes de subir no palco, as cantoras se preparam, dos pés à cabeça, literalmente. E uma...
ESPETÁCULO: Pela 1ª vez no país, Maiko Kozakura se... Considerada uma das maiores revelações japonesas dos últimos anos do estilo new enka, a cantora Maiko Kozakura desembarcou terça-feira (22) em solo br...
NOTA DE FALECIMENTO: A Família Akiyama convida par... A Família Akiyama convida para a missa de 49 dias de falecimento do Sr. Kozaburo Akiyama Data: 06 de Novembro de 2.016 Hora: 16:00 horas Lo...
TÊNIS DE MESA: Chateada, Jéssica Yamada espera nov... A polêmica decisão da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa de levar a chinesa naturalizada brasileira, Gui Lin para os Jogos Olímpi...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *