KARAOKÊ: Campinas sediará Paulistão pela terceira vez

 

O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas viverá momentos históricos, muita agitação e movimentará uma legião de profissionais em diversas áreas técnicas  e artísticas, experts em som, iluminação, profissionais liberais, professores e a nata da música japonesa. É que será realizado o XIX Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro do ano que vem.

 

No ano passado, 18ª edição do Paulistão foi realizado na cidade de Sorocaba (arquivo Aldo Shiguti)

 

“Estamos programando um  grande evento  que vai revelar novos talentos, intérpretes  da música japonesa, numa grande festa de confraternização e amizade”, disse o coordenador do Concurso, Tadayoshi Hanada, que aceitou o desafio, mas solicitou o apoio de dois grandes administradores Joaquim Mikamura e Aquico  Miyamura. Os cantores participantes,  previamente selecionados em suas regionais estarão abrilhantando o palco da fama, numa performance especial, afinados com o melhor da música japonesa.

O presidente da UPK – União Paulista de Karaokê – Toshio Yamao deu o toque inicial e disse na primeira reunião realizada no dia 5 de maio, que Campinas já demonstrou nos anos anteriores,  a capacidade organizacional e união de todos os colaboradores do Instituto. Segundo Pedro Mizutani,  vice presidente da UPK e presidente da Liga Centro Oeste da Canção Japonesa, “ houve um concenso na nomeação de Tadayoshi” e lembrou que“ se for realizado no Ginásio de Esportes será preciso muita verba de patrocinadores”.

 

Aiko, Marie, Stella, Fernanda, Mayumi e Naomi (foto: Celia Kataoka)

 

O mesmo pensamento é do presidente do Nipo de Campinas, Hiromiti Yassunaga, que também está confiante  e esperançoso  em relação aos recursos financeiros de fora. Até então, o consenso era realizar no salão social, como nos anos anteriores.  As acomodações foram suficientes para todas as regionais, jurados e transcorreu muito bem. Disse Toshio que “é viável a realização do Paulistão no salão social, uma vez que o custo para as adequações do Ginásio de Esportes é muito elevado”.  O professor Shimada aprovou o local e disse que o espaço para os jurados está  no tamanho ideal.

 

Naoya Kobayashi, Alberto Nashiro, Aquico Miyamura, Hiromiti Yassunaga
e Pedro Mizutani (foto: Celia Kataoka)

 

Tradicionalmente, haverá um local com uma movimentação intensa da ala dos bazaristas que oferecem diversos produtos e peças de artesanato, bijouterias,  comidas , entre outros. O comércio é tão intenso que alguns já se antecipam e garantem um espaço logo que as inscrições são abertas. Alguns bazaristas são conhecidos e participam sempre.

 

Thais Iwano (foto: Celia Kataoka)

 

“O retorno é bem expressivo”, disse uma bazarista, animada e na espera do Paulistão 2013. Campinas possui uma rede de hotéis,  com acesso ao Nipo  e de fácil localização. A praça de alimentação é outra atração especial no Paulistão, com opções bem variadas, e comidas típicas japonesas e brasileiras preparadas pelas Associações convidadas.

 

Isabela Kataoka (Foto: Celia Kataoka)

 

 

Liga Centro-Oeste realiza seletiva para o Paulistão 2013

 

A XIV Seletiva da Liga Centro-Oeste da Canção Japonesa foi realizada no dia 23 de setembro, no Nipo de Campinas. A coordenação geral foi de Pedro Mizutani, Hiromiti Yassunaga, Tadayoshi Hanada, Alberto Nashiro, Kanetoshi Makiyama, Vicente Naoya e Aquico Miyamura. Os jurados foram os professores Cecília Ohira (presidente), Érika Kawahashi, Katsuyuki Sano e Teruyo Hobo. Os cantores selecionados para participar do Paulistão 2013 da Liga Centro Oeste da Canção Japonesa foram:

Infantil A: Naomi Makimoto e Fernanda Yoshinaga.

Infantil B: Aiko Yasumura e Stella Nozaki.

Infantil C: Mayumi Yasumura e Marie Watanabe.

Infantil D: Satoru Shimabukuro e Renato Moriya.

Infantil E: Akemi Shimabukuro e Yoko Shimabukuro.

Tibiko A: Luana Fukuno e Natália Shimabukuro.

Tibiko B: Massahiro Uehara e Enzo Yoshinaga.

Tibiko C: Makoto Shimabukuro.

POP: Namie Izume e Yumi Sonoda.

Veterano E: Paulo Tsukada e Hiroshi Oki.

Veterano D2: Paulo Suzuki e Seiko Yamashita.

Veterano D1: Nanco Hino e Harue Yoshimura.

Veterano C2: Naoya Kobayashi, Maria Hassuike e Tadayoshi Hanada.

Veterano C1: Aquico Miyamura, Takeshi Ami e Misako Amano.

Veterano B: Luis Yabiku, Pedro Mizutani, Akemi Okamoto e  Kanetoshi Makiyama.

Veterano A: Satie Konno Okamoto, Miriam Okada, Jorge Honma e Vitório Uehara.

Juvenil: Isadora Kataoka, Tiemi Kunitake, Naomi Nakamura e Yurie Kuae.

Adulto B: Tais Iwano e Reginaldo Yuri.

Adulto A: Mariana Kataoka, Isabela Kataoka, Patrícia Hayashi e Reginaldo Kurosu.

(Célia Kataoka)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CINEMA JAPONÊS: CASA DAS ROSAS EXIBE ANIMES DE MAK... Pela primeira vez, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, ...
ESPETÁCULO: “Descaminhos” em busca da identidade N... O ator veterano Henrique Kimura divide o palco com a cantora que estreia como atriz Isis Akagi na peça “Descaminhos”, do Núcleo Teatral Tuiuiú, da Coo...
ENTREVISTA: KIHATIRO KITA: ‘Da forma como está, a ... Em meio aos preparativos para a cerimônia de apresentação das obras de modernização das instalações do edifício-sede e à especulação sobre seu sucesso...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Helena Koizumi: uma lenda do... Em primeiro de novembro, ela completa 82 anos. Há uns cinco, foi acometida de Alzheimer. Fisicamente está ótima, mas não reconhece mais ninguém. Às ve...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *