KARAOKÊ: Com cerca de 420 cantores, 15º Kawabata tem duração de 16 horas

 

Com 427 cantores inscritos de 81 associações, o 15º Kawabata Karaokê Takai, realizado no dia 27 de outubro, na Associação dos Shizuoka, foi se encerrar após a meia-noite. Ou seja, já nas primeiras horas desegunda-feira. Marcado para se iniciar às 7h30, acabou começando com um pouco de atraso, prejudicado pelo trânsito à frente da associação devido às provas do Enem numa faculdade vizinha, o que provocou muitas ausências, caso contrário, poderia se encerrar ainda mais tarde.

Afora isso e alguns atrasos pelo mesmo motivo citado pela dificuldade de estacionamento nas redondezas, o evento se transcorreu sem incidentes, contando inclusive com cantores vindos de Santos, Ibiúna, Jundiaí e Campinas. “De Santos, da Associação Okinawa, eram nove inscritos, mas apenas seis puderam vir. No entanto, destes, quatro venceram em suas categorias e os demais dois pegaram em segundo”, disse, orgulhoso, o professor Kozo Kawabata, realizador do evento e que também ministra aulas de canto naquela associação.

O Corpo de Jurados foi composto pelos professores Shoiti Shimada, Irene Sacayemura, Yoshiko Yamada e Tsugiko Hongo que em número de quatro possibilitou a sequência do evento sem interrupção mesmo para as premiações intermediárias que ocorriam simultaneamente no piso superior.

O destaque desse concurso, assim como vem ocorrendo de modo geral, foi o número grande de cantores nas categorias adultas e idosos, diferentemente dos de jovens e crianças, o que traz uma preocupação quanto ao futuro desse do karaokê dentro da comunidade. “Adote uma criança, é a sugestão que dou”, falou Hélio Yamaoka, coordenador geral do evento desde a 1ª edição, há 15 anos. “Como a maioria dos atuais frequentadores já são pais ou até avós, uma das sugestões que dou é para que levem suas crianças em suas aulas de karaokês para estimulá-las. A outra é para que visitem nihongakkos (escolas japonesas) onde elas já estão aprendendo a língua e até tem aulas de cantos, com músicas japonesas”, explicou até com ênfase. “Poderia até levar um laptop para lhes mostrar crianças cantando nos palcos a fim de as incentivarem porque se a iniciativa for delas, não há como os pais não as atenderem”, finalizou.

Pouco antes da premiação final, o público ainda foi brindado com a excelente apresentação daquele que seria o único candidato da categoria Star, Kunihiro Tanahara, campeão do Grand Prix do Paulistão 2012, que acabou sendo transformada em show.

 

 

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nippak)

 

============================================================================

 

Resultados do 15º Kawabata Karaokê Taikai (27/10/2013)

 

A-7: Emiko Todo

A-6: Yukimori Tamashiro

B-5: Taichi Yamada

A-5: Yoneko Yogi

ESP-7: Hayako Kumasaka

ESP-6:  Tuneto Iwashita

ESP-5: Paulo Hirano

SHINJIN-2-1: Júlia Akiyama

EXT-7 G.1: Yutaka Issaka

EXT-7 G.2: Shin Ei Kawakami

S.EXT-7: Shoei Ogawa

DOYO-B: Gabrielle Ito

DOYO-A: Kenzo Takahashi

TIBIKO-B: Miwa Tamashiro

EXT-6 G.1: Issao Nagahama

EXT-6 G.2: Takayoshi Miyawaki

EXT-5 G.1: Nobuko Koyanagui

EXT-5 G.2: Tei iti Yassuda

S.EXT-6: Kazue Sakakibara

S.EXT-5: Shizuo Okuda

B-4: Sumiko Yokota

B-3-2: Suze Kinjo

B-1: Camila Takahara

A-4: Minoru Yasuda

A-3: Paulo Abe

A-1: Naomi Takahashi

ESP-4 G.1: Namiko Kobayashi

ESP-4 G.2: Rosa Matsubara

ESP-3: Miyuki Sato

EXT-4 G.1: Junko Takeya

EXT-4 G.2: Lauro Kimura

EXT-3: Takako Shinozaki

S.EXT-4: Carlos Miyamoto

S.EXT-3: Sérgio Tanigawa

ESP-2: Célio Shiguematsu

EXT-2: Humberto Hideshima

S.EXT-2: Kazue Fujii

ESP-1: Yuri Kinjo

EXT-1: Felipe Ikeda

 

====================================================================================

 

 

 

Silvio Sano

é arquiteto e escritor. E-mail: silviossam@gmail.com

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Tags:

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *