KARAOKÊ: Cosmos Gakudan, de Mogi das Cruzes, completa 70 anos

Não há registro da data exata de fundação da banda e também fotos da época, mas não há dúvidas de que ocorreu em 1948, em Mogi das Cruzes, por Masahiro Maruyama, Fudjyo Luiz Antônio Mori e Saburo Hirota, com o nome de Miyojo Band. Cosmos Gakudan passou a vigorar a partir de 1953.

 

Momento de celebração

 

Não tiveram muitos presidentes devido à condição inicial de banda, razão de o maestro Saburo Hirota, que foi o primeiro, ter ficado nessa condição até 1994. Em seguida, transformando-se em associação, o sucederam Massao Yamamoto (1995 a 2000), seguido de Cecílio Torihara (2001 a 2013) e do atual, Sueo Maekawa.

 

Vista do palco

 

Realizaram diversos nodojiman (concursos de músicas) e sempre participaram dos grandes festivais locais como Akimatsuri e Furusato Matsuri mas bem como de fora de Mogi, como o Zenpaku organizado pelo Onkyo, em São Paulo, todos os anos.

 

As meninas da coreografia de Midori Sato. Foto: Shigue Ozono

 

“Começamos a realizar o kouhaku em 1989, porém, devido a interrupções, só agora chegamos à 18ª edição, mas com prestígio porque contamos com cantores até de São Paulo, Ribeirão Pires, São Caetano, etc… Desde 1988 realizamos também concursos de karaokês, interrompidos em 2015, mas o retomaremos brevemente”, esclareceu o presidente Maekawa, lembrando, orgulhoso, que a cantora Márcia, hoje radicada no Japão, “fez parte da banda e foi aluna do Hirota-san”.

 

Contagem Equipe Masculina: Foto: Shigue Ozono

 

Fundadores Antonio Mori e Saburo Hirota (1993)

Equipe branca – Este 18º Shinnen Kouhaku foi realizado no auditório do Bunkyo de Mogi das Cruzes, no dia 20 de janeiro, capitaneados por Cláudio Yoshida e Mariko Ogawa, com participação de 54 pares de cantores, com a equipe branca (masculina) sendo a vencedora pelo placar de 29 a 27, veredito dado pelo júri formado por Toru Ogawa, Alice Torihara, Isabel Sakamoto, Kuniko Yoshida, Mário Nishimura, Sadako Ikawa, Shiguemi Yoshida e Shodi Hirano.

Houve também um show com cinco crianças e seis adultos, estes, homenageando associados que contribuíram em muito à associação, como Cecílio Torihara, Saburo Hirota e Shoji Kiyokawa.

No momento da confraternização, além da celebração do 70º aniversário, cantaram o hino do Cosmos Gakudan, de autoria de Cecílio Torihara e arranjo de Kiyomi Kodama.

 

 

A Cosmos Gakudan é composta por, Tadashi Watanabe (líder, guitarra), Eduardo Suguimura (contrabaixo), Kendi Ikeda (bateria), Kiyomi Kodama (teclado), Massao Yamamoto (sax alto), Sérgio Kuwahara (teclado) e Shoiti Teraoka (guitarra).

 

Confraternização. Foto: Shigue Ozono

 

 

previous arrow
next arrow
Sueo Maekawa
ArrowArrow
Slider

 

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nipak)

 

SILVIO SANO

SILVIO SANO

é arquiteto, jornalista e escritor.

E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
SILVIO SANO

Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)

     

     

    Related Post

    BIENAL: Fundação Japão participa da 22ª Bienal Int...   A Fundação Japão, em parceria com a PACE (Publishers Association for Cultural Exchange) estará presente na 22º edição da Bienal Internaciona...
    CURIOSIDADE: No Japão, a arte em café em 3D   No país onde o chá verde é a bebida quente favorita, a arte 3D em café vem conquistando corações a cada xícara. Inspirados em ilustrações...
    MOGI DAS CRUZES: Juliano recebe secretário da Pess... Políticas públicas voltadas à acessibilidade são tema do encontro entre Cid Torquato e prefeito em exercício que também abordou ações para adequar ent...
    PIEDADE: 17ª FESTA DO ‘KAKI FUYU’ COMEÇA NESTA SEX... A Prefeitura Municipal de Piedade, por meio da Comissão Municipal de Festas, preparou uma programação recheada de espetáculos, que ocorrerão ao longo ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.