Não há registro da data exata de fundação da banda e também fotos da época, mas não há dúvidas de que ocorreu em 1948, em Mogi das Cruzes, por Masahiro Maruyama, Fudjyo Luiz Antônio Mori e Saburo Hirota, com o nome de Miyojo Band. Cosmos Gakudan passou a vigorar a partir de 1953.

Momento de celebração
Não tiveram muitos presidentes devido à condição inicial de banda, razão de o maestro Saburo Hirota, que foi o primeiro, ter ficado nessa condição até 1994. Em seguida, transformando-se em associação, o sucederam Massao Yamamoto (1995 a 2000), seguido de Cecílio Torihara (2001 a 2013) e do atual, Sueo Maekawa.

Vista do palco
Realizaram diversos nodojiman (concursos de músicas) e sempre participaram dos grandes festivais locais como Akimatsuri e Furusato Matsuri mas bem como de fora de Mogi, como o Zenpaku organizado pelo Onkyo, em São Paulo, todos os anos.

As meninas da coreografia de Midori Sato. Foto: Shigue Ozono
“Começamos a realizar o kouhaku em 1989, porém, devido a interrupções, só agora chegamos à 18ª edição, mas com prestígio porque contamos com cantores até de São Paulo, Ribeirão Pires, São Caetano, etc… Desde 1988 realizamos também concursos de karaokês, interrompidos em 2015, mas o retomaremos brevemente”, esclareceu o presidente Maekawa, lembrando, orgulhoso, que a cantora Márcia, hoje radicada no Japão, “fez parte da banda e foi aluna do Hirota-san”.

Contagem Equipe Masculina: Foto: Shigue Ozono

Fundadores Antonio Mori e Saburo Hirota (1993)
Equipe branca – Este 18º Shinnen Kouhaku foi realizado no auditório do Bunkyo de Mogi das Cruzes, no dia 20 de janeiro, capitaneados por Cláudio Yoshida e Mariko Ogawa, com participação de 54 pares de cantores, com a equipe branca (masculina) sendo a vencedora pelo placar de 29 a 27, veredito dado pelo júri formado por Toru Ogawa, Alice Torihara, Isabel Sakamoto, Kuniko Yoshida, Mário Nishimura, Sadako Ikawa, Shiguemi Yoshida e Shodi Hirano.
Houve também um show com cinco crianças e seis adultos, estes, homenageando associados que contribuíram em muito à associação, como Cecílio Torihara, Saburo Hirota e Shoji Kiyokawa.
No momento da confraternização, além da celebração do 70º aniversário, cantaram o hino do Cosmos Gakudan, de autoria de Cecílio Torihara e arranjo de Kiyomi Kodama.
A Cosmos Gakudan é composta por, Tadashi Watanabe (líder, guitarra), Eduardo Suguimura (contrabaixo), Kendi Ikeda (bateria), Kiyomi Kodama (teclado), Massao Yamamoto (sax alto), Sérgio Kuwahara (teclado) e Shoiti Teraoka (guitarra).

Confraternização. Foto: Shigue Ozono
(Silvio Sano, especial para o Jornal Nipak)
SILVIO SANO
E-mail: silvio.sano@yahoo.com
www.nikkeypedia.org.br/index.php/Silvio_Sano
Últimos posts por SILVIO SANO (exibir todos)