KARAOKÊ: Desfile e homenagens marcam cerimônia de abertura

Já bastante tradicional, o desfile das 28 Regionais filiadas à Abrac (Associação Brasileira de Canção), entidade promotora do evento, marcou a cerimônia de abertura do 32º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho na Associação Cultural Suzanense (Bunkyo) pela UCK União Central de Karaokê). Destaque também para a homenagem à nova geração e aos cantores veteranos, que emocionou a plateia e contagiou também os membros da Comissão Organizadora, que este ano teve à frente Katsutoshi Kuratome, do lado da Abrac, e Mario Sakamoto, do lado da Realizadora, a UCK.

 

Cerimônia de abertura com o desfile das Regionais e homenagens às novas gerações e à velha guarda. Foto: Jiro Mochizuki

 

Além deles, estiveram presentes à cerimônia de abertura a presidente da Abrac, Akemi Nishimori; o presidente da UCK, Akira Ikawa; o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o secretário municipal de Esportes, Arnaldo Marin Júnior; o deputado estadual Marcos Damasio; o vereador de São Paulo, George Hato; o presidente da UPK (União Paulista de Karaokê), Elzo Sigueta, e o presidente dos Jurados, Tadao Ebihara, entre outros.

 

Nova geração também foi homenageada: futuro garantido. Foto: Jiro Mochizuki

 

Em seu discurso, Kuratome lembrou que participa do Brasileirão desde 1990, mas ainda se emociona todos os anos. Destacou que o evento era uma “singela forma de homenagear os nossos antepassados, que ajudaram a construir este país com muito sacrifício, suor e lágrimas”, e também em gratidão ao Brasil, que acolheu os imigrantes japoneses “de braços abertos”.

 

Katsutoshi Kuratome. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Não podemos parar nunca de realizar este tipo de evento, que hoje é uma realidade porque ninguém se sobressai. Todos nós somos responsáveis pelo seu sucesso”, disse Kuratome, explicando que “o canto é apenas um dos meios para preservar e transmitir a cultura de nossos ancestrais”.

 

Mario Sakamoto. Foto: Jiro Mochizuki

 

Coordenador pelo lado da UCK, Mario Sakamoto disse que estava emocionado “não pela magnitude do evento, mas pela forma como foi planejado, preparado e realizado”. “O momento atual do país não permite grandes extravagâncias, então optamos por proporcionar um concurso simples, porém, grande em sua essência”.

Já George Hato comunicou que o pai, o deputado estadual Jooji Hato, foi vítima de um AVC há dois meses e há 30 dias encontrava-se na UTI. “Ele está se recuperando e esta semana já deve ir para casa para continuar sua recuperação. E a música está ajudando para que ele volte o mais breve possível porque a música traz paz, alegria e saúde”, disse o vereador.

 

George Hato. Foto: Jiro Mochizuki

 

Ao Jornal Nippak, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi destacou a importância do evento para o município. “Suzano conta com uma grande população de nipo-brasileiros porque nós acreditamos na preservação e na influência da cultura japonesa, seja ela através do esporte, seja através da religião, mas principalmente da cultura e da educação na cidade. Suzano é cidade irmã de Komatsu e é uma grande honra receber um evento desta magnitude na nossa região”, afirmou.

 

Rodrigo Ashiuchi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Presidente da Abrac, Akemi Nishimori ressaltou que o Brasileirão era uma forma de agradecer “aos pineiros e as pessoas que nos antecederam, que tiveram sonhos e formataram o concurso”. “Através deles que a nossa cultura, o nosso costume a as nossas raízes estão sendo preservadas. E dentro do Karaokê, alegremente através da música, nós estamos preservando e transmitindo essa cultura. Então, aos nosso pioneiros, os nossos eternos agradecimentos”, destacou Akemi, acrescentando que o evento também era uma “mensagem de esperança através das crianças e dos jovens para que a gente consiga passar para eles tudo que nós recebemos dos nossos antepassados”.

 

Akemi Nishimori. Foto: Jiro Mochizuki

 

Maestria – Por fim, Akemi lembrou que este ano a comunidade celebra os 109 anos da imigração japonesa no Brasil, “um marco importante”, e elogiou a Equipe Geral de Trabalho da Abrac e a Comissão Organizadora da Realizadora. “Sei que se ano foi muito difícil. O Brasil está passando por momentos delicados, e mesmo Suzano recebendo a missão de organizar o evento em fevereiro, superou todos os obstáculos com garra e união de todas as Regionais e ajuda de todos, inclusive dos próprios cantores. Trinta e duas edições não são um nem dois anos. Então, precisávamos realizar esse Brasileirão com toda maestria para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho”, destacou a presidente da Abrac, antecipando que a entidade pretende comemorar os 110 Anos “com toda festa que a data merece”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

    Related Post

    BEISEBOL: Nippon Blue Jays é campeão da Taça Brasi... O Nippon Blue Jays sagrou-se campeão da 21ª Taça Brasil de Beisebol – Categoria Adulto de 2014 ao derrotar, na final, a equipe do Gecebs por 4 a 3 em ...
    BRASIL-JAPÃO: USP e Keio realizam evento com expos... A Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e o Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão (IDCBJ), em parceria com o Japan Brazil Law & Culture Instit...
    LAZER: ‘1º ARRAIÁ DO ALLEGRO’ SERÁ NESTE SÁBADO NO... Acontece neste sábado, 8, das 17 às 22 horas, no Salão de Eventos do Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o 1º Arraiá do Allegro...
    KAJIMAYA: Toyo Hanashiro comemora 97 anos em São P... O Japão lidera a lista dos países com maior expectativa de vida no mundo. Em Okinawa, arquipélago localizado ao extremo sul do Japão, é comum encontra...

    One Comment

    1. Aldo !! Q reportagem . A ABRAC, em nome de nossos diretores , regionais e de todos cantores, agradecemos a atenção e o carinho na cobertura de todo o Brasileirão .
      O nosso objetivo, é preservar a nossa rica cultura alegremente atraves da música aos nossos Descendentes,
      É dar oportunidade para os nossos cantores expressarem seus talentos . É assegurar o intercâmbio cultural e de amizade entre os participantes !
      Mas todo o nosso esforço seria como um grão de areia sem a cobertura da imprensa que sao peças fundamentals para q de fato se torne visto e difundido! Muito muito obrigada !! Parabéns !!! E sucessos !!!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *