KARAOKÊ: Próxima parada: Brasileirão da ABRAC, em Campinas!

 

Em virtude do 29º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa que ocorrerá em Campinas, nos dias 25, 26 e 27 de julho, as regionais de todo o Brasil já começaram a realizar suas respectivas seletivas. No domingo (30/03) foi realizada a correspondente às da Capital (SP) e ABCD Baixada Santista. Devido à proximidade, a menos de 100 km, o número de candidatos extrapolou.

 

Seletiva: Gabriel Kokuba – Doyo B (foto: Silvio Sano)

 

Seletiva: Leandro Kuratome – Doyo A (foto: Silvio Sano)

 

Seletiva: Livia Nishiyama – Doyo D (foto: Silvio Sano)

 

De início, o número de inscritos previamente eram 355, já considerado grande, mas com a aceitação do “tobi iri” (inscrição no dia), já tradicional, o número saltou para mais de 400! Tendo começado às 8h15 e mesmo com os candidatos cantando apenas uma estrofe, a seletiva acabou se encerrando pouco depois das 21h30!

 

Seletiva: Nicole Saito – Doyo D (foto: Silvio Sano)

 

Selevita: Marcia Furuyama – Veterano A (foto: Silvio Sano)

 

 

Seletiva: Miyuki Morikawa – Adulto B (foto: Silvio Sano)

 

Seletiva: Yoshinobu Kiyohara – Adulto B (foto: Silvio Sano)

 

O clima era de festa e também de expectativa, durante, porque ser selecionado ao grande evento é o desejo de muitos deles. Depois, de frustração aos que não obtiveram as vagas, de muita alegria aos que as conquistaram e até de surpresa. Como foi o caso de Masayuki Yamaguti, da categoria Veterano D1, morador de Santos e que vem todas as semanas a São Paulo para participar dos taikais normais. “Será minha primeira vez e vou participar apenas porque gosto já que não terei chances diante de tantos candidatos fortes”, afirmou um dia antes, em seu restaurante Nagasaki Ya, em Santos. “Verdade mesmo?! Não acredito! Obrigado, sensei”, respondeu, pelo telefone, ao receber a notícia de seu professor, Kozo Kawabata, ainda a caminho de casa, porque saiu antes de saber o resultado. “Agora, terá de ir de Santos a Campinas”, completou Kawabata, também feliz pela conquista do aluno.

 

Seletiva: Masayuki Yamaguti – Veterano D1 (foto: Silvio Sano)

 

Seletiva: Jurados (foto: Silvio Sano)

 

Seletiva: Prof Ebihara, Prof. Ohira e Prof. Kamada (foto: Silvio Sano)

 

 

Seminário de Jurados conjunto ABRAC/ UPK

Aproveitando a realização do evento, a entidade organizadora do Brasileirão, ABRAC, em conjunto com a paulista UPK, realizaram no dia anterior, 29/03, sábado, um seminário aberto aos jurados tradicionais, mas também a interessados, no que foram bem atendidos lotando o auditório da associação Shizuoka. Mais de cinquenta pessoas marcaram presença, inclusive, e logicamente, vindos também de outras cidades e estados.

 

Seminário: Humberto Hideshima (foto: Silvio Sano)

 

Seminário: prof. Tadao Ebihara (foto: Silvio Sano)

 

O objetivo do mesmo, basicamente, é buscar uniformizar ao máximo as formas de julgamento praticadas pelos mesmos, além de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões, tais como pedidos para reformulação dos critérios de pontuação partindo dos cantores “porque, devido à margem pequena entre a nota máxima e mínima adotada atualmente, não se conformam em ver vários cantores com mesmas notas e, no fim, serem classificados segundo a ordem de inscrições”, conforme a profª Tereza Kato relatou ter ouvido. “Por isso reivindicam margem maior a fim de neutralizar essas diferenças ou, ao menos, minimizá-las”, completou.

 

Seminário: Público e Jurados (foto: Silvio Sano)

 

 

LISTA DE CLASSIFICADOS

 

 

 

 

 

 

Silvio Sano

é arquiteto e escritor. E-mail: silviossam@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ELEIÇÕES 2012: Em jantar de apoio a Victor Kobayas...   Amigos e simpatizantes de Victor Kobayashi realizaram no dia 12 de setembro (quarta), no Hotel Matsubara, no bairro do Paraíso (zona Sul), j...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
ARTES: Instituto Tomie Ohtake apresenta terceira e...   No mês em que a artista completa 100 anos (21 de novembro), o Instituto Tomie Ohtake inaugura nesta sexta-feira (22), a terceira exposição e...
CIDADES – (MOGI DAS CRUZES) 27º Akimatsuri ... O Akimatsuri (Festa de Outono), tradicional festa da comunidade nikkei em Mogi das Cruzes, chega a sua 27ª edição. Este ano, o evento será realizado n...

One Comment

  1. PARABÉNS, meu querido Silvio San

    Fico por dentro das noticias dos karaokes, lendo sua coluna. Sempre com fotos e os textos muito bem elaborados, que é a sua marca registrada.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *