KARAOKÊ: Susana Sano é bicampeã do Concurso Internacional da Abrac

A cantora lírica Susana Sano, com a música “nessun dorma” foi a vencedora do Grand Prix do 3º Concurso Brasileiro da Canção Internacional, promovido pela Abrac – Associação Brasileira de Canção, no último dia 13, na sede social da Acrec – Associação Cultural Recreativa e Esportiva do Carrão. Visivelmente emocionada, ela recebeu os cumprimentos de amigos presentes e levou para casa o prêmio de mil reais, uma passagem aérea para represenar o Brasil, em julho de 2017, no 19º Copani – Panamericam Nikkey Convention, em Lima (Peru).

 

Susana Sano é bicampeã do 3º Concurso Brasileiro da Canção Internacional. Foto: Celia Kataoka

Susana Sano é bicampeã do 3º Concurso Brasileiro da Canção Internacional. Foto: Celia Kataoka

 

Angelaisa Toyota venceu o prêmio  juri popular recebendo 500,00 e irá participar do Nordestão 2017, em Juazeiro do Norte.

“O canto lírico tem o dom de nos emocionar e procuro fazer isso nas minhas interpretações”, disse Susana  apaixonada pelas músicas de Sarah Brigtman, Andrea Bocelli, Maria Callas, Josh Groban e Katherine Jenkim. Canta desde os 16 anos, com apoio dos familiares. O irmão mandava CDs do Japão e a batyan ajudava nas letras. A professora Jane Ashihara de Maringá (PR) foi a primeira professora de canto,  mas os professores Geisa Lins (RS), Dora Urban (PR) e Francisco Campos (SP) em masterclasses foram muito importante na carreira musical de Susana.

 

A campeã Susana Sano e Pedro Mizutani, coordenador geral do concurso. Foto: Celia Kataoka

A campeã Susana Sano e Pedro Mizutani, coordenador geral do concurso. Foto: Celia Kataoka

 

“Devo muito a eles”, disse. “Estudo masterclasses de canto lírico, técnica vocal, interpretação e coral”. Ela aprecia aprecia outros gêneros como Pop, MPB. Rock, metal, J pop, enka e new enka, além da erudita”. Na premiação  a emoção ´foi demais”, disse.  “Todos já são vencedores pelo fato de arriscar, subir no palco e cantar na frente de muitas pessoas e ser avaliado, acredite sempre, se prepare, cante a música que gosta e seja humilde, respeitando todos os cantores”, disse Susana. “Graças a Deus, tenho pessoas  maravilhosas que me apoiam  e eu só tenho a agradecer”.

 

Carlos Nakagawa, Célia Kataoka (Nippak) e Yukie Kakinoki. Foto: Celia Kataoka

Carlos Nakagawa, Célia Kataoka (Nippak) e Yukie Kakinoki. Foto: Celia Kataoka

 

Grand Prix – Com participação de 141 cantores, o Concurso teve grandes revelações. As interpretações foram em inglês, português, espanhol, italiano e coreano. Participaram do Grand Prix Carolina Naemi Takahashi – Noroeste (PR), Karina Shimizu e Marcos Shimano -Mogiana (SP), Hiseko Yoshiara – Norte (PR), Susana Sano – Noroeste (PR) e Angelaisa Toyota – Centro Oeste (SP).

 

Célia, Margarida, Akemi Nishimori, Mary e Yoko. Foto: Celia Kataoka

Célia, Margarida, Akemi Nishimori, Mary e Yoko. Foto: Celia Kataoka

 

As crianças não participaram do Grand Prix, mas deram um show de interpretação. Na categoria mirim a vencedora foi Melisssa Uehara (Higashi SP) e no Infantil  foi Aya Missawa do Noroeste (PR). O juri popular foi formado por patrocinadores e imprensa especializada. Katsuyoshi Yamamoto da “Alunawa Metais”, Heiji Fukuda da” I9 Destinos”, Pedro Carrasco da “Nova Operadora”, Celso Nakagawa da” Imvros Logística”, Célia Kataoka do “Jornal Nippak” e Yukie Kakinoki, do “grupo Bandeirantes”.

 

Angelaisa Toyota vencedora do juri popular. Foto: Celia Kataoka

Angelaisa Toyota vencedora do juri popular. Foto: Celia Kataoka

 

Organização – Com promoção da Abrac, presidida por Akemi Nishimori, a coordenação geral do Concurso pela Abrac  foi  de Pedro Mizutani, vice presidente  da Abrac e de Sergio Teruya, coordenador da Comissão Realizadora Regional Higashi (SP). Com coordenação de Haruo Nagahama, o concurso contou com o apoio de Angelaisa Toyota, Yoshiaki Shinde e  Tereza Kato, entre outros.

 

Participantes do Grand Prix. Foto: Celia Kataoka

Participantes do Grand Prix. Foto: Celia Kataoka

 

Com coordenação  da equipe de jurados de Katsuyuki Sano, Ricardo Origassa foi o presidente da comissão de jurados e como vice, Tadao Ebihara. Os Jurados de letras foram Pedro de Oliveira e Celso Nakagawa. “Agradeço  e parabenizo  a todos os patrocinadores, cantores, jurados, comissão organizadora pela realização deste evento e que se perpetue para continuar mostrando que o talento dos canatores da família ABRAC e a cultura da música é universal”, disse Pedro Mizutani.

 

Augusto Katao,aquico Miyamura, Mary Hassunuma, Eunice e Pedro Mizutani, Yuji Uehara, Alexandre Hayafuji e Tereza Kato. Foto: Celia Kataoka

Augusto Katao,aquico Miyamura, Mary Hassunuma, Eunice e Pedro Mizutani, Yuji Uehara, Alexandre Hayafuji e Tereza Kato. Foto: Celia Kataoka

 

A grande patrocinadora  que cedeu as passagens foi a i9 Destinos e a Nova Operadora. Já os patrocinadores Masters foram Bradesco, Union Bay, Jeanswear e Bertioga Fishing Team. “Foi uma satisfação enorme contar com pessoas dedicadas e comprometidas”, disse Sergio Teruya. “Meu sentimento é de gratidão a Akemi Nishimori, Pedro Mizutani e Tereza Kato que acreditaram no meu trabalho, além da minha esposa Cintia Yuca que esteve sempre ao meu lado, já que  passei momentos difíceis após a cirurgia.  Voltei na ativa faz 30 dias e a  Cintia foi fundamental para que este evento acontecesse.”

(Celia Kataoka, especial para o Jornal Nippak)

 

 

 

Related Post

SOCIAL: A Fujima Cia de Dança Kabuki apresentou em...   Dança – A Fujima Cia de Dança Kabuki apresentou em três partes: Básico, Avançado e Profissional, a performance dos alunos, no Grande Auditór...
VISTO PARA YONSEI: Para Walter Ihoshi, visita de M... Parlamentar mais atuante do lado brasileiro quando o assunto refere-se à concessão de visto de longa permanência para os yonseis – descendentes de qua...
LINS: Exposição de obras de Manabu Mabe em Lins   Dan Mabe dá o acabamento no painel (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)     A abertura será no dia 15 de janeiro e estenderá até...
INTERCÂMBIO: Paraná vai ampliar cooperação com Toy... O município de Toyohashi, no Japão, quer ampliar a parceria com o Paraná na área da educação, iniciada em 2008, e estender a cooperação para outras ár...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *