KARAOKÊ: UCE São Paulo Norte inova no 41º Festival Doyo/Tibikko/Juvenil

Realizado no dia 21 de outubro, na Associação Okinawa da Casa Verde, a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte (UCESPN) apresentou em sua 41ª edição do Festival Doyo/Tibikko/Juvenil, pela primeira vez, a categoria Otoná Doyô. Trata-se de adultos cantando músicas infantis vestidos a caráter.

 

Abertura Oficial com Luiz Uehara, presidente da Associação Okinawa Casa Verde. Foto: Silvio Sano

 

José Kanashiro, presidente UCE São Paulo Norte. Foto: Silvio Sano

 

O evento foi criado, na origem, direcionado apenas aos alunos de língua japonesa das associações da região norte a fim de estimulá-los, nesse estudo, pelo canto e oratória, e bem como uma oportunidade aos pais para acompanharem o desenvolvimento dos filhos.

 

Foto: Silvio Sano

 

Foto: Silvio Sano

 

Foto: Silvio Sano

 

Depois de quarenta anos, com as adesões rareando ano a ano e correndo o risco de até se acabar, resolveram trazer essa novidade. “Se bem que não acabaria neste ano porque nosso presidente de honra, Shimura-san, pediu com veemência para que o realizássemos mesmo com apenas uma criança inscrita”, justificou José Kanashiro, atual presidente da SP Norte. “Com um pedido desse, com todos se mobilizando para sua realização, surgiu a sugestão da Leni para inserção dessa categoria no mesmo. Resultado: 49 crianças e jovens inscritos, 27 adultos e público recorde”, concluiu satisfeito.

 

Foto: Silvio Sano

 

Foto: Silvio Sano

 

“Com a sugestão aprovada, começamos a correr atrás de amigos cantores que topassem a brincadeira e ficamos surpresos porque até alguns de longe aceitaram o convite pela causa do estímulo às crianças ao estudo da língua japonesa”, contou Leni Yamashita, diretora do departamento de karaokê da Acesa (Associação Cultural e Esportiva Santana).

 

Foto: Silvio Sano

 

Foto: Silvio Sano

 

Apesar do sistema competitivo de concurso, inclusive com jurados de gabarito (Satiko Ono, Kiyomi Kanashiro, Tamie Aoyagui e Yolanda Matsumoto), como o objetivo era o de atrair a participação plena, os alunos foram liberados a cantarem como preferissem, inclusive, com letras nas mãos ou por simples dublagem.

 

Foto: Silvio Sano

 

Foto: Silvio Sano

 

Para finalizar, diferentemente dos anos anteriores, o intervalo entre a apresentação do último aluno e premiações foi ocupado pela categoria Otoná Doyô, que foi do agrado geral porque algumas crianças também subiram ao palco durante as apresentações dos adultos-crianças tornando-as mais animadas.

 

Foto: Silvio Sano

 

Foto: Silvio Sano

 

“Há muitos anos sou jurada deste evento, mas pela primeira vez participei dessa categoria. E sabe que adorei? Muito animado e divertido. Quero participar novamente no do ano que vem”, afirmou com largo sorriso, Satiko Ono, presidente do júri e professora de karaokê.

 

Juradas: Yolanda Matsumoto, Tamie Aoyagui, Kiyomi Kanashiro e Satiko Ono. Foto: Silvio Sano

 

Comissão. Foto: Silvio Sano

 

Assim, com esse espírito de confraternização, o evento foi encerrado pela forma tradicional japonesa do motiyori integrando, alunos, pais, simpatizantes, convidados cantores e comissão organizadora.

 

Recepção CD. Foto: Silvio Sano

 

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nippak)

Related Post

BEISEBOL: Pereira Barreto é campeão do 31º Campeon... A categoria infantil de Pereira Barreto conquistou o título do 31º Campeonato Brasileiro de Beisebol ao derrotar, na final, a equipe de Maringá pelo p...
COMUNIDADE: Mikihisa Motohashi assume o Kenren e e...   Mikihisa Motohashi, o novo presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) – a Assembleia Geral que elegeu...
COMUNIDADE: To-Sa Matsuri chega à sexta edição ‘so... Buscando se consolidar entre os grandes eventos da comunidade nipo-brasileira, o To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão – chega a sua sexta ...
11º FESTIVAL DO JAPÃO DE CAMPINAS/SP Onde: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas (Rua Camargo Paes 118, Jd. Guanabara, Campinas/SP) Dias 13 e 14/06/2015 Horário: 10h às 20h...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *