KARAOKÊ: VITÓRIA FEMININA DE FORMA SENSACIONAL NO KOUHAKU FRIENDS 2013

 

Apresentadores de todas as 16 edições anteriores do Kouhaku Friends (foto: Silvio Sano)

 

Assim, a maioria dos entrevistados pela reportagem expuseram seus pontos de vistas em relação ao 17º Grand Kouhaku do Grupo The Friends, realizado dia 15, no auditório do Bunkyo. “É sensacional cantar acompanhada de banda tão excepcional como essa e ainda assistir aos demais cantores, num evento também sensacional”, afirmou a cantora Hisseko Yoshihara e complementando que, por isso, com muita satisfação, vem todos os anos participar da disputa. “Sou da mesma opinião, por isso também faço questão de vir participar. É compensador”, reforçou Maliko Nagao, ao lado, que veio de Londrina e também contribuiu para a vitória da equipe feminina.

 

Equipe Feminina (foto: Silvio Sano)

 

Mesmo sem ter cantado, convidada da plateia para compor o grupo de jurados em alguns blocos, Helena Honda também achou o evento sensacional e afirmou ter valido a pena ter vindo devido ao alto nível dos cantores. “Ser jurada, então. Parece simples, por se tratar de simples escolha entre homem e mulher, mas é de grande responsabilidade porque um voto pode mudar o resultado mesmo com vários jurados”, afirmou.

 

Isadora Kataoka (foto: Silvio Sano)

 

Sanemas Satakakaki (foto: Silvio Sano)

 

Bruno Maesaka (foto: Silvio Sano)

 

 

“Foi uma experiência sensacional, esta, da incumbência de votar, mas foi também a impressão que tivemos do Kouhaku”, afirmou com muito entusiasmo a gerente financeiro da Kawasaki Motors do Brasil, Sônia Harue Ando, uma das convidadas a compor o júri, ao lado do marido Almir Borges de Campos que também gostou de sua primeira experiência. “Gostamos tanto que, você viu, participamos de todos os blocos e até toparemos voltar se formos convidados novamente”, já deixando seu recado à comissão.

 

Toshio Yamao (foto: Silvio Sano)

 

Apresentação Kendô (foto: Silvio Sano)

 

Kimio Suzuki – Ai se eu te pego (foto: Silvio Sano)

 

“Ainda bem que tivemos essa compensação por parte do público e até dos protagonistas porque, devido a uma série de contratempos, antes e mesmo durante o evento, chegamos a ficar preocupados quanto à realização do mesmo”, afirmou aliviado o presidente do Grupo The Friends, prof. Tadao Ebihara. “E gostaria de pedir minhas desculpas, publicamente, além de agradecer encarecidamente ao deputado federal Junji Abe pelo esforço desmedido para obter a emenda parlamentar ao nosso evento, que só não foi liberada a tempo por nossa falha. E como estávamos atrasados na programação, antecipamos a abertura oficial e para não comprometer mais o público, pedi para cortarem meu discurso. Só que, com isso, acabei deixando de agradecer ao deputado diretamente”, finalizou, considerando a possibilidade de no próximo contar com menos cantores para um evento mais curto a fim de não mais ser tão desgastante a todos e não terminar tão tarde como no deste ano.

 

Kitagawa, Carmem, Ikawa (foto: Silvio Sano)

 

Mitsuo Akiyama (foto: Silvio Sano)

 

Midori Tanabe (foto: Silvio Sano)

 

A cada intervalo entre blocos houve apresentações de danças típicas, taiko, kendo, além da participação especial do kodomonokai de São Carlos, mas prevaleceram as que envolviam o público estimulando-o a também participar, como os do Hanagasa Ondo e Shirarama Ondo, trazidos por Hirofumi Ikezaki, presidente da ACAL. Na abertura oficial, o ex-ministro do Turismo Caio Luiz de Carvalho, agora no grupo Bandeirantes e que foi jurado no primeiro bloco, mostrou seu vínculo com a cultura japonesa cantando, de surpresa, parte de uma música japonesa tendo, ao lado, a apresentadora da Band News, Giseelle Ishida, segurando-lhe o Ipad de onde “colava” a letra para cantar. A instituição contemplada deste ano foi a Ikoi no Sono (Assistência Social Dom José Gaspar), na pessoa de seu presidente, Reimei Yoshioka.

 

Pedro Mizutani (foto: Silvio Sano)

 

Okinawa Taiko (foto: Silvio Sano)

 

Carmen Fujita (foto: Silvio Sano)

 

Sergio Tanigawa (foto: Silvio Sano)

 

Apesar da vitória feminina, o resultado foi apertado, compreensível pela qualidade dos protagonistas, de ambos os lados, o que justifica só agora o desempate a favor delas após dezessete edições, criando já uma saudável rivalidade. “O do ano que vem será nosso!”, bradou Sakae Kamia, cantor e capitão da equipe masculina. “Hum! Pois, venham!”, respondeu Satiko Ono, cantora, professora e capitã feminina.

 

Sayuri Miyamoto (foto: Silvio Sano)

 

Seiti Takeda (foto: Silvio Sano)

 

Akemi Okamoto – Não deixe o Samba morrer (foto: Silvio Sano)

 

Devolução do troféu conquistado pela equipe masculina no ano passado ao presidente do júri Katsuyuki Sano (foto: Silvio Sano)

 

Caio Luiz de Carvalho (foto: Silvio Sano)

 

Giselle e Caio (foto: Silvio Sano)

 

Hanagasaondo ACAL (foto: Silvio Sano)

 

Ruriko Kimura – Gombô 2 (foto: Silvio Sano)

 

Luiza Furuiti (foto: Silvio Sano)

 

Rick Akio (foto: Silvio Sano)

 

Apresentação de 100 dançarinas do Grupo Rizumu Kenkô Taissô, da ACAL (foto: Silvio Sano

 

Apresentação de 100 dançarinas do Grupo Rizumu Kenkô Taissô, da ACAL (foto: Silvio Sano)

 

 

 

 

Silvio Sano

é arquiteto e escritor. E-mail: silviossam@gmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ARTES: Alice Midori Imai realiza a 12ª edição da E...   A artesã Alice Midori Imai e seus 28 alunos promovem neste fim de semana (10 e 11), das 10h às 18h, a 12ª edição da Exposição de Oshibana-e,...
BAIRRO ORIENTAL: 39ª edição do Tanabata Matsuri r... “Foi um dos melhores festivais dos últimos anos”. A frase, dita pelo presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ie...
COMUNIDADE: Nikkey Matsuri celebra 10 anos em novo... Considerado um dos principais eventos da comunidade nipo-brasileira na capital paulista, o Nikkey Matsuri comemora seu 10º aniversário em 2015. E a da...
MARINGÁ: 26º Festival Nipo-Brasileiro prossegue ne... Em sua 26ª edição, prossegue até o próximo domingo (13) – a programação artística termina sábado – , na Acema – Associação Cultural e Esportiva de Mar...

One Comment

  1. graaaande e belíssima cobertura do evento Silvio san.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *