KARATÊ: 2º Enbukai de Okinawa reunirá escolas tradicionais de karatê

Com o objetivo de celebrar o Dia do Okinawa Karatê-Do, comemorado no dia 25 de outubro, acontece no próximo dia 22, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a segunda edição do Enbukai de Okinawa – Karatê-Do e Kobudô. Com realização da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil, o Enbukai conta com apoio dos jornais Nikkey Shimbun, Nippak e Utiná Press, Interban e Federação Paulista de Karatê.

 

2ª edição do Enbukai de Okinawa reunirá escolas
tradicionais de karatê no próximo dia 22 em São Paulo. Foto: Aldo Shiguti

 

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Flávio Vicente de Souza, o evento reunirá mais de 250 atletas de nove escolas tradicionais: Associação Okinawa Goju-Ryu Karatê-Do Bujitsu Kyoukai (professor Yasunori Yonamine); Okinawa Karatê-Do Goju-Ryu Shobukan (professor Morihiro Yamauchi), Shorin-Ryu Seitokan Karatê-Do e Kobudô (professor Walter Martins de Menezes); Karatê Okinawa Gojuryu Seibu-Kan do Brasil (professor Morimasa Yamauchi); União Ken In Kan Goju Ryu de Karatê (professor Pedro Hidekasu Oshiro); Okinawa Shorin-Ryu Karatê-Do Kobudô Shobun-Kan do Brasil (professor Mário Nakati); Goju Ryu Karatê-Do Seigokan do Brasil (professor Roberto Takeshi Fukuchi); Okinawa Shorin-Ryu Karatê-Do Jyureikan e Kobudô Jinbukai do Brasil (professor Flávio Vicente de Souza) e a Okinawa Shorin-Ryu Karatê-Do Shido-Kan do Brasil (professor Marcelo Yonamine), além da participação especial da Seitokan Shorin-Ryu, da Argentina.

 

Flávio Vicente de Souza (presidente da Comissão Organizadora): “Verdadeiro karatê de Okinawa”. Foto: Aldo Shiguti

 

7º Dan Karatê e 5º Dan Kobudo, Flávio Vicente de Souza explica que a tradução para Enbukai é apresentação de artes marciais. No Brasil, as apresentações são feitas no palco e intercalará apresentações culturais da província de Okinawa, como danças típicas com o sensei Satoru Saito, do Saito Satoru Ryubu Dojo, e de taiko (tambores japoneses) com o grupo Requios Gueinou Doukoukai, da sensei Hatuse Omine.

 

Apresentação na Associação Okinawa Kenjin do Brasil terá taiko. Foto: Aldo Shiguti

 

“A ideia é mostrar para o público em geral as técnicas do Karatê-Do e Kobudô de Okinawa, englobando desde as técnicas tradicionais até as mais modernas”, conta Flávio, lembrando que o Dia do Okinawa Karatê-Do é comemorado mundialmente e no Estado de São Paulo foi instituído em 29 de novembro de 2013 pela Lei número 15.239 de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB).

 

apresentação de dança típica de Okinawa com Satoru Saito. Foto: Facebook/Flavio Vicente

 

Tradição – “Além de comemorar o Karatê no Hi, queremos mostrar que, mesmo nos dias atuais temos que  nos preocupar em manter a tradição e técnicas originais do Karatê-Do e Kobudô, arte marcial considerada patrimônio da ilha de Okinawa”, diz Flávio, explicando que a primeira edição do evento foi realizada em 2015.

 

apresentação de dança típica de Okinawa com Satoru Saito. Foto: Facebook Flavio Vicente

 

“Trata-se de um evento diferente de um campeonato. O objetivo é mostrar a essência do karatê e o que esta marcial envolve”, diz o mestre, que comemorou, “com ressalvas”, a entrada do karatê nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. “Temos que ver se isso não desvirtuará o verdadeiro karatê”, pondera Flávio.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    2º Enbukai de Okinawa – Karatê-Do e Kobudô

    Quando: Dia 22 de outubro, a partir das 14 horas

    Onde: Associação Okinawa Kenjin do Brasil (Rua Dr. Tomás de Lima, 72, bairro da Liberdade)

    Informações pelos telefones: 11/3106-8823 (AOKB) e 11/99604-7640 (sensei Flávio) ou pelo site: www.okinawa.org.br

    Convite: R$ 15,00

    Related Post

    SÃO CARLOS: 6° MATSURI ATRAI VISITANTES DE TODA R...   A festa da Colônia Japonesa atraiu visitantes de toda região   O prefeito Paulo Altomani, acompanhado pela primeira-dama e presidente...
    “NÓS, ENTRE LAÇOS”: GRUPO ESCOTEIRO CARAMURU REALI... Como acontece todos os anos, o Grupo Escoteiro Caramuru realiza neste domingo, 24, a partir das 10 horas, em sua sede, no bairro da Aclimação (zona Su...
    MÚSICA: Horiuchi Takao se diz “ansioso” em cantar ... Em sua primeira apresentação em solo brasileiro, o cantor japonês de estilo enka demonstra ansiedade. Os shows acontecem neste sábado (25) e domin...
    ESPETÁCULO: Núcleo Hana se inspira em butô e levan...   Como tudo se passa entre devires e subjetivações, é o teatro que penetra a dança e a dança, o teatro, de tal modo que as sequências mais nit...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *