KARATÊ: Akira Saito traz participação brasileira no Campeonato Pan-Americano do Chile

O karateca e colaborador do Jornal Nippak, sensei Akira Saito retornou recentemente do Chile, onde foram realizados o Campeonato Pan-Americano de Karate-do Goju-kai e Seminário Internacional com o Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi 8 Dan, autoridade máxima do Karate-do Goju-kai no mundo. Aqui, ele relata como foi sua participação na competição.

 

O Brasil dominou as disputas onde tinha representantes do país. Foto: Arquivo Pessoal

O Brasil dominou as disputas onde tinha representantes do país. Foto: Arquivo Pessoal

 

Embarquei no dia 11 e fiquei hospedado em um apart hotel, próximo à estação Universidade do Chile, o que recomendo a todos que querem se hospedar e não querem gastar muito. Dia 13 pela manhã já tivemos o treinamento técnico para todos que possuem o título de “Shihan” e estiveram presentes praticantes da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Na parte da tarde houve o exame de graduação para os pleiteantes a Faixa Preta Shodan, 2º, 3º, 4º e 5º Dan e a noite o jantar de recepção com todos os representantes oficiais dos países.

Dia 14 foram iniciadas as competições, na parte da manhã pelas categorias de Kata e a tarde Bunkai-Kata-Kumite.

 

Akira com seus alunos do Shizuoka. Foto: Arquivo Pessoal

Akira com seus alunos do Shizuoka. Foto: Arquivo Pessoal

 

O Brasil não contou com muitas categorias de crianças, devido à crise do nosso país, mas as poucas que havia brasileiros tinha medalha. No adulto, a competição ficou mais acirrada e o Brasil pode pontuar mais. No Kata acima de 5º Dan fui Campeão e na categoria Bunkai que faço dupla com meu irmão Horácio Saito, que ficou com a terceira colocação no Kata Senior 3º e 4º Dan, fomos campeões, passando pelas equipes dos Estados Unidos, Chile e na final por outra equipe do Brasil, completando mais um estágio para nossa preparação para o Mundial do próximo ano no Canadá, onde iremos em busca do inédito bicampeonato.

Dia 15 iniciaram-se as competições de Kumite (luta) e o Brasil, praticamente dominou as categorias onde haviam seus atletas. Meus alunos Jean Monné Medrado e Jacqueline Monné Medrado foram campeões em suas respectivas categorias de peso e também nas categorias por equipes. Fui campeão na categoria 40 a 45 anos Faixa Preta, fazendo a final com um atleta do Uruguai. Nosso aluno, o Sensei Anderson Nascimento atuou no campeonato como árbitro oficial, demonstrando uma grande atuação, obteve reconhecimento e elogios da comissão, o que praticamente lhe garante uma vaga para compor o quadro de arbitragem para o Mundial do ano que vem no Canadá. Na contagem geral ficamos em segundo lugar, perdendo para o Chile, pois em muitas categorias não pontuamos por não ter atletas brasileiros, e como a contagem estava sendo feita por pontos e não por medalhas de ouro. Mas mesmo não sendo campeões gerais, foi um grande resultado.

 

No seminário técnico com o mestre Yamaguchi. Foto: Arquivo Pessoal

No seminário técnico com o mestre Yamaguchi. Foto: Arquivo Pessoal

 

Parabéns também ao Representante Oficial da IKGA no Brasil, Renshi-Shihan Luiz Kotsubo, que não mede esforços para continuar este grande legado do Karate Brasileiro, demonstrando grande comprometimento, companheirismo e a figura de um exemplar líder de país.

Dias 16 e 17 foram os dias de Seminário Técnico com o Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi e seu auxiliar Renshi-Shihan Wakasugi Hideki, onde foram explanadas as mais variadas e refinadas técnicas do estilo, dividindo-as didaticamente para crianças, adultos e não faixas pretas com faixas pretas. Um seminário completo, exigente, mas também divertido, onde praticantes, acima de tudo prezam pelos bons costumes, pela amizade e pelo conceito de família. Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi é uma pessoa exemplar, que com seus setenta e quatro anos, demonstra uma jovialidade impressionante, sempre cativante e atencioso com todas as pessoas, principalmente com as crianças e sempre eleva o Seminário a um patamar altíssimo, já que as técnicas são todas demonstradas na prática por ele mesmo, deixando muitos jovens boquiabertos.

 

A delegação brasileira que participou da competição no Chile. Foto: Arquivo Pessoal

A delegação brasileira que participou da competição no Chile. Foto: Arquivo Pessoal

 

Chorrillana – Para finalizar esta experiência no Chile, vale ressaltar que estava muito frio, com uma média de 5º todas as manhãs e na região de Pirque, onde aconteceu o campeonato e Seminário, parecia ainda mais frio. Vale a pena passear pelas ruas de Santiago e conhecer sua cultura, arquitetura e sua arte, um país que se preocupa com educação e os bons costumes (aqueles de casa) e que mantém os conceitos de família e de patriotismo. Com o feriado do dia 18 (dia da Independência) próximo ao nosso que foi comemorado no dia 07, fica nítida as diferenças entre os dois países. Lá todas as ruas, lojas, casas, carros, enfeitados com a bandeira do Chile, numa demonstração clara do orgulho de seu país, que ficou ainda mais evidente quando fomos ao Sayonara Party em um famoso restaurante (Los Buenos Muchachos) que em determinada hora da noite, parou-se o show, pararam todos de comer e levantaram-se para cantar o Hino Nacional do Chile, de forma entusiástica e orgulhosa.  Uma triste diferença, já que aqui convenientemente as pessoas confundem e associam PAÍS com Governo.

Finalizei minha estada no Chile no dia 18, passeando e comendo aos redores do bairro Baquedano, que vale a pena todos conhecerem, por sua jovialidade, variedade e beleza. Vale a pena experimentar a Chorrillana, carne assada com batatas fritas e ovo. O transporte público é muito bom e as linhas de metrô muito funcionais.

 

De volta ao Brasil, de volta ao trabalho!!!!!

 

GANBARIMASHOU!!!!!

 

 

AKIRA SAITO

AKIRA SAITO

Renshi-Shihan (Mestre) 5 Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares: akira.karate@gmail.com
whatsapp – (11) 98462-6797
AKIRA SAITO

Últimos posts por AKIRA SAITO (exibir todos)

     

    Related Post

    TÊNIS DE MESA: LIGAS DE ATLETAS “NÃO FEDERADOS” AG... Em tempos de crise no Brasil, poucas áreas têm o privilégio de aferirem um crescimento significativo, muito mais tratando-se de modalidades esportivas...
    TÊNIS DE MESA: Medicina Taubaté mantém média de 60... No último domingo, 12 de abril, foi realizada a terceira etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa, organizada pelo Departamento de Tênis de Mesa...
    TÊNIS DE MESA: Brasileiros participam de estágio n... Desde 1987 mesa-tenistas brasileiros iniciaram um intercâmbio com a empresa Butterfly no Japão.   A partir da esquerda: Jessica, Afonso, E...
    PRÊMIO PAULISTA: Vereador Aurélio Nomura destaca e...   Vereador Aurélio Nomura é um importante parceiro do Prêmio Paulista de Esportes (foto: Jiro Mochizuki) Praticar esporte amador no Brasil...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *