KARATÊ: Filho de ‘Jackie Chan do Pará’, Bruno Mineshita conquista título mundial

 

Bruno Kenji Hosoda Mineshita conquistou um título importante para o karatê brasileiro. A façanha foi obtida em julho deste ano, durante o 5º Campeonato Mundial Wuko de Karatê, realizado em Teresina (PI) . Realizada pela Confederação Brasileira de Karatê Budô (CBKB) e Organização da World Union of Karatê-do Organizations (Wuko), a competição contou com a participação de atletas de países como Argentina, África do Sul, Itália e Brasil.

 

Larissa e o irmão, Bruno Mineshita (foto: Arquivo Pessoal)

 

Em sua primeira participação em Mundiais, Bruno, de 15 anos, foi campeão em Kumite categoria Cadets (de 15 a 17 anos, faixa preta, acima de 65 kg); vice em equipe de Kumite e bronze em Kata. Sua irmã, Larissa Natsumi, de 16 anos, ficou em segndo em Kumite.

A conquista rendeu um convite para desfilar em carro aberto pelas ruas de Concórdia do Pará (PA), onde mora. Avesso à badalação, recusou. Pediu apenas para anunciar em uma rádio local.

Faixa preta 2º dan, feito raro para sua idade, Bruno disse que a conquista representa mais um degrau desde que começou a praticar karatê, com apenas sete anos de idade.

Bruno e sua irmã começaram a praticar karatê para que seu pai, o mestre de karatê Roberto Koshi Mineshita, voltasse aos tatamis.

Koshi Mineshita, o “Jackie Chan do Pará” – devido sua semelhança com o ator – já teve sua saga contada no Jornal Nippak. Engenheiro agrônomo, Koshi Mineshita havia decidido interromper sua trajetória no karatê – era praticante do estilo antes de conhecer o Gensei-Ryu – para se dedicar as suas atividades.

Voltou atendendo os pedidos da família e descobriu nas artes marciais um caminho para ajudar crianças carentes em Concórdia do Pará (distante cerca de 150 km da capital Belém e 64 km de Tomé Açu).

Hoje, Koshi Mineshita mantém uma academia, que conta atualmente com cerca de 60 alunos. Além disso, coordena o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ação desenvolvida pelo Governo Federal visando a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil. Em Concórdia do Pará, com cerca de 30 mil habitantes, é desenvolvido paralelamente ao projeto Curumim, mantido pela Prefeitura local.

“No início, não tínhamos interesse em competir. Era só brincadeira, mas à medida que fomos nos dedicando e nos envolvendo cada vez mais, comecei a levar a coisa a sério. Tanto que, por causa do karatê, decidi voltar a estudar e me formei em Educação Física”, lembra Koshi Mineshita, que no feriado de 7 de Setembro esteve em Taboão da Serra (SP) com seis alunos de sua academia – incluindo seus dois filhos – para disputar o 5º Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo e Educacional organizado pela Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê (CEEBK).

 

Koshi Mineshita com aos atletas de sua academia de Concordia do Pará (foto: Arquivo Pessoal)

 

Desafios – Hoje, Bruno Kenji Hosoda Mineshita agradece, mas prefere seguir uma carreira diferente da do pai. Cursando atualmente o 2º ano do Ensino Médio, seu sonho é se tornar um médico e descobrir a cura para a doença que aflige sua mãe, o lupus, uma doença autoimune rara, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. O pai sabe que é um caminho natural. “Depois da faixa marrom os praticantes tem que priorizar os estudos. E o destino mais comum é a capital”, conta.

Enquanto isso, pretende vencer novos desafios no karatê. “Meus dois objetivos iniciais já foram alcançados, que era conseguir a faixa preta e ser campeão mundial. Agora, o próximo passo é conseguir um título mundial fora do país”, revela. E, dependendo dos patrocinadores, a meta pode ser alcançada em breve. Em 2013, p Japão sediará uma competição no estilo Gensei-ryu.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: Inauguração do “Canal do Sertão” no munic...   Inauguração – Em 12 de março foi inaugurado o “Canal do Sertão” no município de Água Branca, no estado de Alagoas. A cerimônia de abertura c...
Hélio Nishimoto realiza Encontro de Prestação de C... CIDADES/SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Hélio Nishimoto realiza Encontro de Prestação de Contas do 1° Ano de Mandato Cerca de 400 pessoas acompanharam a Prestaçã...
SOFTBOL: Marília é campeã da 15ª Taça Brasil de So... A categoria Sub 15 do Nikkey Clube de Marília sagrou-se campeã da 15ª Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes, competição realizada simultaneament...
COMUNIDADE: Acal homenageia vereadores nikkeis ele...   Se ainda pairava alguma dúvida sobre o número de representantes da comunidade nipo-brasileira na Câmara Municipal de São Paulo na próxima le...

2 Comments

  1. nossa vcs sao de + gosto muito de arte vcs sao artistas todos vcs sao muito inportante vcs estão de parabens ok bjs e assi;m de belem pará

  2. ma de belem para says:

    roberto a sua academia e muito linda vc tem bom gosto e seus filhos tanbem ok
    a larissa e muito linda e bruno tanbem. vcs sao muito especias bjs no coracao de todos

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *