KENDÔ: Convênio entre a Jica e a Universidade de Kokushikan traz jovens universitários ao Brasil

Os praticantes de kendô do Brasil estão tendo uma oportunidade rara de poder treinarem com alunos da Universidade de Kokushikan. O objetivo é demonstrar a forma como os treinamentos de Kendô são realizados no Japão. O grupo, que desembarcou em território brasileiro no dia 15 de fevereiro, é formado por 13 atletas, sendo 9 homens e 4 mulheres. Com média de de idade de 22 anos, a delegação ficará no Brasil até o dia 21 de março.

Nesse período, devem percorrer várias academias filiadas à Confederação Brasileira de Kendô (CBK) e treinar com atletas da seleção brasileira.

 

Kendô brasileiro recebe jovens universitários japoneses da tradicional Universidade Kokushikan. Foto: Aldo Shiguti

 

Em São Paulo, estão programadas visitas aos dojos do Saga, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Mie Kendo, Kagawa e Rudge Ramos. No último dia 24, eles se dividiram em três grupos para treinos em Brasília, Londrina e Cuiabá. Eles retornaram  para a capital paulista em plena segunda-feira (27) de carnaval.  Nesta sexta-feira (3 de março) os jovens embarcam para a Cidade Maravilhosa, onde ficam até o dia 6.

Nos dias 11 e 12 de março (sábado e domingo), o grupo estará em Suzano (SP), onde acontece o 35º Campeonato Brasileiro de Kendo para as Categorias Mirim, Infanto-Juvenil e Aspirantes, no Ginásio Paulo Portela. No dia 16, será a a vez de João Pessoa, Porto Alegre, Belém e Curitibanos (SC) receberem representantes da delegação japonesa, que serão divididos em quatro times.

 

Jovens japoneses recebem instruções sobre estadia no Brasil. Foto: Aldo Shiguti

 

Convênio – A visita faz parte de um convênio entre a Jica (Japan International Cooperation Agency – Agência de Cooperação Internacional do Japão) e a Universidade de Kokushikan. De acordo com a coordenadora de Programa de Voluntários da Jica São Paulo, Naomi Nakano, o objetivo é divulgar mais a cultura japonesa através da prática de atividades, como o kendô, fortalecendo assim o elo de amizade e compreensão entre os países. Segundo ela, o programa recebeu inscrições de cerca de 30 interessados em vir para o Brasil. Os 13 selecionados passaram pela avaliação da instituição de ensino.

Para o chefe da delegação e professor assistente da Kokushikan, Sho Hirabayashi, 4º dan, o interesse dos universitários pelo Brasil tem explicação.

O motivo, conforme destaca, é especial. “Este ano, a Universidade Kokushikan completa 100 anos de fundação e, ao longo de sua existência, sempre manteve boas relações com o Brasil”, afirma. Além disso, conta, existe a curiosidade natural dos alunos em viajarem para o exterior e o Brasil é um país que sempre vai chamara atenção”, disse Hirabayashi, acrescentando que a Universidade Kokushikan é muito conhecida mundo afora pela prática do esporte amador em geral, principalmente o kendô, karatê e o judô. “Inclusive, o técnico da seleção japonesa de judô que veio ao Brasil para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, era da Kokushikan”, disse Hirabayashi, explicando ainda que, além de formar instrutores, a instituição também é famosa por revelar atletas para o kendô japonês.

“A Universidade Kokushikan mantém programas como este em  outros países e, da mesma forma, também estamos de portas abertas para receber alunos do exterior, inclusive do Brasil”, comentou.

Presidente da CBK, Tadao Ebihara destacou a importância da vinda dos jovens universitários japoneses. “É a primeira vez que estamos participando de um programa de intercâmbio como este da Jica. Apesar de jovens, eles já possuem uma técnia refinada e os brasileiros podem aprender muito para melhorar o nivel do nosso kendô”, explicou Ebihara, afirmando que a visita também serve de motivação para as crianças treinarem com atletas cujo país é o berço do esporte.

 

 

Universitários da Kokushikan estão no Brasil como parte de um convênio com a Jica. Foto:
Aldo Shiguti

 

Evolução – “Sem dúvida nenhuma contribuirá e muito para a expansão do kendô no Brasil já que, fora, São Paulo, outras regiões costumam ser carentes em termos de instrutores. Então, esses treinos acabam contribuindo para difundir o kendô”, conta o dirigente, acrescentando que o Brfasil está entre as principais forças do esporte no mundo. “No último Mundial, em 2015, em Tóquio, a equipe feminina ficou em terceiro lugar. Já no masculino, tivemos azar de pegar o Japão logo de cara”, conta Ebihara, lembrando que até hoje o Brasil já conseguiu três vice-campeonatos Mundiais. “Evoluísmo bastante, mas outros países como Itália e Hungria também evoluíram. Então, prescisamos estar em constante renovação”, explicou Ebihara, antecipando que o próximo Campeonato Mundial, em 2018, será na Coreia do Sul. “Nossa expectativa é ficar pelos entre os três primeiros”, afirma.

 

Participantes –  Além do chefe das delegação, Sho Hirabayashi, estão no Brasil: Yuki Sekiguchi, Kohei Shoji, Hayato Shibata, Kota Aauchi, Taisetsu Tanaka, Taishi Tanaka, Ryoga Nakamura, Yuta Hayashi, Miku Kowada, Chikako Saito, Asako Yagi e Mei Kanazawa.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Curtas     Calça Wind Capri Feminina MTK Confeccionado com um tecido inteligente e de alta performance (microfilamentos de poliami...
    MALLET GOLF: Nippon Country Club Inaugura a sede d...   No próximo dia 10 de novembro, o Nippon Country Club estará inaugurando a sede do Departamento de Mallet Golf, em Arujá no interior paulista...
    BEISEBOL: V Taça de Clube Campeões de Beisebol ...   Realizado nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Treinamento Yakult em Ibiuna-SP, a V Taça de Clube Campeões de Beisebol "João Nakaie" I...
    KENKO TAISSO: KENKO TAISSO DO BRASIL PARTICIPA DO ... Com o objetivo de divulgar a cultura e as tradições japonesas no Nordeste, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, em parceria com o Escritório...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *