KENJINKAIS: Associação Cultural Ehime celebra 60 anos de fundação

 

A Associação Cultural Ehime Kenjin do Brasil realizou no último dia 10, nas dependências da Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), seu 60º aniversário de fundação. Destaque para a presença de uma comitiva da província de Ehime formada por 35 pessoas, entre elas o governador Tokihiro Nakamura, o presidente da Assembleia Legislativa Takeda Soichi, e o presidente da Associação de Relações Exteriores da Província de Ehime, Yoshizkau Inoue.

 

Associação Cultural Ehime celebra 60 anos de fundação. (foto: Jiro Mochizuki)

 

Do lado brasileiro, estiveram presentes o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), o deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), além do cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima. Na ocasião, houve trocas de presentes entre a associação e a comitiva japonesa, além de homenagens. A festa foi encerrada com a participação de passistas e ritmistas da Escola de Samba paulistana Águia de Ouro, parceira do Instituto Paulo Kobayashi (IPK).

 

O governador Tokihiro Nakamura com passistas da Aguia de Ouro (foto: Jiro Mochizuki)

 

Em seu discurso, o governador parabenizou a Associação Cultural Ehime Kenjin do Brail pela data e lembrou que, particularmente, já participou de eventos comemorativos da entidade em outras duas ocasiões, como prefeito do município de Matsuyama. Além disso, Tokihiro Nakamura destacou que, “no passado, meu pai já residiu no Brasil”. “Por isso, apesar de estarmos localizados do lado oposto do planeta, sinto muita proximidade e considero este país de extrema importância”, explicou o governador, acrescentando que, “pra o futuro, espero e solicito a todos que continue sendo a ponte que liga o Brasil à província de Ehime, fortalecendo e intensificando ainda mais o intercâmbio e o elo de ligação”.

 

Em seu discurso, o governador parabenizou a Associação Cultural Ehime Kenjin do Brail pela data. (foto: Jiro Mochizuki)

 

Representando a Assembleia Legislativa da Província de Ehime, o deputado Takeda Shoichi lembrou saga dos pioneiros que, “em meio às dificuldades indescritíveis, nesta terra desconhecida, construíram uma sólida posição na sociedade brasileira, contribuindo para o progresso do Brasil”.

 

(foto: Jiro Mochizuki)

 

“Isto nos enche de orgulho de ter nascido na província de Ehime e, por este motivo, gostaria de registrar meu respeito, agradecimento e reverência às realizações dos nossos antecessores”, disse Shoichi, que destacou o poeta de haiku, Massaoka Shiki, nascido em Ehime. “Ele escreveu: ‘Ornar Terra Natal com a Flor do Coração’, que fala sobre o sentimento de saudade da longínqua terra natal. Digo isso porque creio que os desbravadores, em meio às dificuldades, certamente tinham lembranças da província e servia de ente motivador para suportar os difíceis momentos que passaram”.

 

(foto: Jiro Mochizuki)

 

“No entanto, com a globalização da sociedade, da economia, da cultura e do intercâmbio das novas gerações, nas pesquisas e nos estágios, nos dá forte sensação que a distância entre as duas nações está cada vez menor”, explicou Shoichi, afirmando que a Assembléia Legislativa de Ehime “continuará apoiando o programa de intercâmbio entre Brasil e Ehime”.

 

(Foto: Jiro Mochizuki)

 

Já o presidente da Associação de Relações Exteriores da Província de Ehime, Yoshikazu Inoue, lembrou que estava retornando ao Brasil após cinco anos, “desta vez para participar do ‘Jubileu de Kanreki’ da Associação Cultural Ehime Kenjin do Brasil”.

 

(Foto: Jiro Mochizuki)

 

“Neste ano em que completa 30 anos de fundação, a Associação de Relações Exteriores da Província de Ehime tem servido de pilar de sustentação nas atividades de intercâmbio com a Associação Cultural Ehime Kenjin do Brasil. O intercâmbio com descendentes e jovens estagiários é um programa muito especial, pois, somam-se 52 participantes até a data de hoje, demonstrando com isto, forte elo que une o Brasil e a Província de Ehime – vence e atravessa que o mar que os separam, motivo pelo qual sinto grande orgulho e alegria”.

 

(foto: Jiro Mochizuki)

 

 

Caminho de Shikoku – O cônsul Fukushima também destacou o programa de bolsas de estudo mantido pelo kenjinkai e observou que a província de Ehime também é bastante famosa pela produção de lyokan, uma tangerina típica da região, por abrigar as águas termais mais antigas do Japão,em Matsuyama, e também por fazer parte do “Caminho de Shikoku”, percurso de1200 quilômetrosmuito famoso entre os peregrinos do mundo todo, como o brasileiro Paulo Kaneko, que acabou lançando um livro de sua aventura.

O deputado estadual Jooji Hato lembrou que seu pai, Kaoru, é natural de Ehime, província que aliás, os dois tiveram oportunidade de visitar em 2004 em companhia do irmão Mario Hato, então deputado federal. “Para mim foi um sonho receber a comitiva na maior Casa Legislativa do país”, disse Hato.

Já o deputado federal Junji Abe disse que o Brasil e Ehime “possuem condições climáticas parecidas” e afirmou que, “apesar de estarmos vivendo num mundo globalizado, o calor da amizade entre Ehime e Brasil é de fundamental importância”.

 

 O presidente da Associação Cultural Ehime Kenjin do Brasil, Sadae Nishimura, disse que estava muito feliz, “pois todos os imigrantes sofreram muito para construir essa história”. (foto: Jiro Mochizuki)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, o presidente da Associação Cultural Ehime Kenjin do Brasil, Sadae Nishimura, disse que estava muito feliz, “pois todos os imigrantes sofreram muito para construir essa história”. “Agora, resta às novas gerações dar continuidade ao trabalho iniciado pelos mais velhos”, afirmou Nishimura.

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

OAB/SP: Novo presidente da OAB/SP prioriza a impla...   Novo Presidente da Ordem dos Advogados de São Paulo. Marcos Costa (foto: Luci Judice Yizima) O paulistano, Marcos da Costa, aos 48 anos,...
KENKO TAISSO: KENKO TAISSO DO BRASIL PARTICIPA DO ... Com o objetivo de divulgar a cultura e as tradições japonesas no Nordeste, a Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, em parceria com o Escritório...
BENEFICENTE: 13º Jantar Show das 4 Entidades acont... Como acontece anualmente desde 2004, quatro entidades assistenciais nipo-brasileiras – Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-no-Iê, Assistênc...
BONENKAI: Confraternização da São Paulo Norte reún... A UCESPN – União Cultural e Esportiva São Paulo Norte realizou, no último dia 5, o 52º “Bonenkai”, confraternização de final de ano das entidades nikk...

One Comment

  1. Bom Dia !…..Ehime Kenjinkai Brasil.

    Resido no Japan e sou associada no Ehime Kenjinkai. Pergunto : E possivel traduzir a Belissima e Emocionante materia dos sessenta anos do Ehime Kenjinkai no Brasil ? Nossa que Emocao!….
    O Pessoal aqui no Japan quer muito somente essa Materia traduzido em japones…..Estamos no agurdo com muita Expectativa …..

    Muita Gratidao desde ja

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *