KIBÔ-NO-IÊ: 37ª edição da Festa do Verde confirma expectativas dos organizadores

Realizado pela Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê” nos dias 26 e 27, em sua sede, em Itaquaquecetuba (SP), a 37ª edição da Festa do Verde confirmou as expectativas dos organizadores. A previsão inicial era receber um público estimado em cerca de 15 mil visitantes nos dois dias de programação. “No sábado o público foi apenas razoável, mas o domingo acabou compensando”, conta o presidente da Kibô-no-Iê, Nivaldo Odo. Ele atribui a boa presença de público, mesmo com um fim de semana prejudicado pela chuva de sábado, à área coberta. “Foram 7 mil metros de cobertura, mais os galpões, o que totalizam cerca de 10 mil metros cobertos, além da área asfaltada. São melhorias que trazem conforto para os visitantes”, conta Odo.

No domingo, dia em que a reportagem do Jornal Nippak esteve presente à festa, o público pôde conferir apresentações como as do cantor Joe Hirata e do grupo de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko, além de usufruir de atrações como a feirinha, praça de alimentação, setor de bazaristas e diversas prestações de serviços.

 

 

Abertura – Também no domingo aconteceu a cerimônia de abertura com as presenças do cônsul Takayuki Naganuma; do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP); do deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e do vereador Ushitaro Kamia (PSD), além do presidente do Nippon Country Club, Valter Sassaki; da presidente da JCI Brasil-Japão, Camila Mitrowic Stuck, e do assessor parlamentar Rafael Jun Mabe (representando o deputado federal William Woo) e da diretoria da Kibô-no-Iê, representada pelo presidente, Nivaldo Odo, e pelo coordenador da festa, Fabio Kohatsu.

Em seu discurso, Nivaldo Odo disse que não teve a felicidade de conhecer a fundadora da entidade, Koko Ichikawa, mas explicou que seu espírito se faz presente “na força, solidariedade e no legado que ela nos deixou”. “É nossa missão amparar com respeito e dignidade as pessoas com deficiência intelectual, oferecendo-lhes condições de desenvolvimento, bem-estar e apoio aos seus familiares para o convívio com a sociedade”, destacou Odo, lembrando que a entidade abriga hoje 70 residentes, entre 35 e 80 anos.

Já o deputado Walter Ihoshi parabenizou os organizadores e frisou que o momento é de união” para que “juntos possamos superar essa crise”. “Todos os que aqui vem prestigiar essa festa estão imbuídos desse legado deixado pela fundadora Koko Ichikawa, que é o de ajudar o próximo. E nós, políticos, nos sentimos honrados em poder ajudar de alguma forma”, destacou Ihoshi.

Após a cerimônia, quem apareceu foi o cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae, que participou animadamente do tradicional Moti Tsuki.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Associação Nipo-Brasileira de Roraima ... A Associação Nipo-Brasileira de Roraima (Anir), organização que tem como parceira a Prefeitura de Boa Vista, inaugurou no último dia 27 o seu Centro C...
    JACAREÍ: 20º Paulistão reúne a ‘nata’ da música ja...   Nesta sexta, sábado e domingo (7, 8 e 9), a cidade de Jacareí (distante cerca de 90 km de São Paulo), será a capital nacional da música japo...
    HIROSHIMA E NAGASAKI: Lançamento de livro terá pal... Acontece neste sábado (28), das 15 às 18hs, na Livraria da Vila, o lançamento do livro “Hiroshima e Nagasaki: testemunho, inscrição e memória das catá...
    CAMPINAS: ‘Noite Solidária’ reúne cerca de 300 pes...   presidente do Kodomo no Sono, José Taniguti e o professor Renato Chibana   Isadora Kataoka no piano Foi uma noite do bem. As...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *