KOBUDÔ: 11º Torneio Brasileiro Individual será neste sábado em SP

Os praticantes e aficcionados por artes marciais, em especial à tradição guerreira dos samurais, podem agendar. O Sesc-Consolação, na capital paulista sedia neste sábado (21), das 10 às 17h30, o 11º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo, competição organizada pela Confederação Brasileira de Kobudo e Institudo Cultural Niten e que deve reunir entre 150 e 200 competidores de várias localidades do país.

O Kobudo é formado por uma grande quantidade de estilos (em japonês ryu), que ensinam

as técnicas das diversas armas utilizadas pelos samurais, como por exemplo, o kenjutsu (técnicas com espada), jojutsu (técnica com bastão), naginatajutsu (alabarda), entrem muitos outros.

Para ser considerado como Kobudo, um estilo precisa ter sido fundado antes de 1868, o ano da restauração Meiji no Japão, que marcou o fim dos samurais como classe social.

São estilos que possuem até 700 anos de história. Suas técnicas e ensinamentos filosóficos são passados da mesma maneira por gerações e gerações de mestres e discípulos. Alguns dos maiores guerreiros da história do Japão, como Miyamoto Musashi, Tsukahara Bukuden e Yagyu Muneyoshi dentre outros, fundaram estilos que existem até nossos dias, preservando o pensamento e técnicas destes samurais. No Brasil, estes estilos são ensinados no Instituto Cultural Niten, fundado pelo duas vezes pentacampeão brasileiro de kendô e médico esportivo, Jorge Kishikawa.

 

Victor Fugita - atual campeão de Kokudô (arquivo pessoal)

Emoção – De acordo com os organizadores, o objetivo do é celebrar a união dos praticantes do legado dos samurais, com disputas separadas por idade, estilos e categorias, como o kenjutsu, com praticantes utilizando os diverso kamaes (posturas de luta); jojutsu, onde a competição é feita através da apresentação de katas (sequência de movimentos pré determinadas que representam os estilos) e iaijutsu, em que a competição também é feita pela apresentação de katas, mas com o diferencial que os graduados fazem tameshigueri (cortar peças de tatami utilizando um shinken – espada com corte).

No Torneio Individual também é disputado o Troféu Kobudo, que é dado ao competidor que ganhar o maior número de medalhas nas diversas categorias. Victor Fugita, atual campeão de kobudo, treinou com muito empenho no ano de 2011 e é um dos favoritos ao bicampeonato.

Segundo Kishikawa, os torneios individuais acontecem uma vez ao ano, sendo o principal foco o aprimoramento técnico e espiritual. “Podemos esperar lutas  acirradas e combates emocionantes”, conta.

 

Serviço

11º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô

Quando: Dia 21 (sábado), das 10 às 17h30

Onde: Sesc Consolação (Rua: Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque)

Informações pelos telefones: 11/5539-3587 (9h às 19h em dias úteis) ou 11/9734-6497 (19h às 23h e sábados)

Entrada Franca

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LONDRINA: Londrina e Nishinomiya fortalecem laços ... Depois de 37 anos de irmandade e intercâmbio cultural, as cidades de Nishinomiya e Londrina (PR) deram o primeiro passo para parcerias comerciais. Coo...
BASTOS: Lingüiçaria Sakaguchi em Bastos cria lingü...   Quem disse que Bastos é só a cidade do ovo? Está enganado. O casal bastense nikkeis, Marcia Akemi Sakaguchi e Getúlio Manoru Hayata usaram a...
SÃO PAULO: LEI QUE DETERMINA FECHAMENTO DE BARES A... Sancionada na gestão do prefeito Celso Pitta, a Lei nº 12.879 que dispõe sobre o horário de funcionamento dos bares na cidade de São Paulo completa 18...
COMUNIDADE: Santa Cruz homenageia Seigo Tsuzuki, e... O Hospital Santa Cruz realizou, no último dia 25, cerimônia em homenagem ao médico e ex-ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki. Na ocasião, foi descerrada u...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *