KYODO MATSURI: Amanda Kimie Lamera Higa é a nova Miss Ryuso

Ponto alto do 30º Kyodo Matsuri, realizado pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), em Diadema (SP), o concurso Miss Ryuso consagrou a beleza e simpatia da representante da Associação Okinawa de Santa Clara, Amanda Kimie Lamera Higa. Foram eleitas também a 1ª Princesa, Michelle Akamine, da Associação Okinawa de São Mateus; 2ª Princesa, Raphaela Russi Arashiro, da Associação Okinawa do Ipiranga; e a Miss Simpatia, Claudia Namie Hatano Kanashiro, da Associação Okinawa da Penha.

 

Amanda Kimie Lamera Higa é a nova Miss Ryuso. Foto: Daniel Ramos

 

 

A coroa foi passada para a Amanda Higa por Gina Lie Kuniyoshi, a primeira vencedora do Miss Ryuso (1988), que substituiu a vencedora do ano passado, a jornalista Cláudia Nakazato, que encontra-se no Japão.

 

Amanda Kimie Lamera Higa com a família. Foto: Daniel Ramos

 

Como prêmio, Amanda ganhou uma passagem de ida e volta para Okinawa, com seis dias de hospedagem e direito de participar no tradicional Festival de Naha. A 1ª Princesa, Michelle Akamine, ganhou um Smartphone; a 2ª Princesa, Raphaela Arashiro um tablet e a Miss Simpatia, Claudia Kanashiro, levou uma TV. A torcida mais animada também levou um prêmio.

 

Concurso deste ano contou com a participação de 20 candidatas. Foto: Daniel Ramos

 

Considerado um dos principais eventos da comunidade okinawana, o Kyodo Matsuri deste ano foi coordenado por Milton Sadao Uehara. Ele agradeceu a todos os patrocinadores e a Prefeitura de Diadema que, “apesar das incertezas políticas e econômicas” que o país atravessa, não mediram esforços para que o evento deste ano se tornasse realidade.

 

O presidente da AOKB e CCOB, Eiki Shimabukuro. Foto: Jiro Mochizuki

 

Já o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, reverenciou os precursores que há 30 anos deram início ao Kyodo Matsuri – Miss Ryuso para divulgar a cultura okinawana.

 

O coordenador geral deste ano, Milton Sadao Uehara,. Foto: Jiro Mochizuki

 

Harumi Goya, presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), e Akeo Yogui, presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), destacaram a importância do evento para manter as tradições de Okinawa. A presidente do Bunkyo também lembrou que já coordenou o Kyodo Matsuri, quando o evento completou 25 anos de realização. “Estou no segundo mandato no Bunkyo e sei muito bem como é realizar um evento num momento de crise política e econômica”, disse Harumi, que elogiou o empenho de pessoas como o presidente da AOKB, Eiki Shimabukuro, “que dá total apoio para sua continuidade”.

 

Requios Gueinou Doukoukai foi uma das atrações do Kyodo Matsuri. Foto: Daniel Yonamine

 

Akeo Yogui explicou que o Miss Ryuso proporciona a vencedora a oportunidade de conhecer a terra de seus ancestrais e lembrou que este ano assumiu a presidência do Enkyo, “que nasceu como uma entidade de assistência social e hoje atua em duas grandes frentes: na área da saúde e na área de assistência social”.

 

A presidente do Bunkyo, Harumi Goya, e o presidente do Enkyo, Akeo Yogui, fizeram parte dos jurados. Foto: Aldo Shiguti

 

Também presente na cerimônia de abertura, o deputado estadual Pedro Kaká disse que eventos como esse “só ocorrem com o trabalho de voluntários” enquanto o vereador George Hato informou que seu pai, o deputado estadual Jooji Hato – que há dois meses sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) – já está em casa, onde fará sua recuperação.

 

Autoridades presentes na cerimônia de abertura. Foto: Jiro Mochizuki

 

O público que compareceu ao CCOB pôde aproveitar o dia de sol para saborear a típica gastronomia de Okinawa, como o Okinawa Sobá, além de conferir apresentações de grupos de dançam música e taiko.

 

 

 

Hélio Sakae Kamia apresentou as candidatas ao concurso. Foto: Aldo Shiguti

 

Apresentação de música típica de Okinawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    BRASIL-JAPÃO: 41ª Missão Econômica restabelece lig...   Realizada entre 20 de março e 1º de abril, a 41ª Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão, organizada pelo deputado federal Luiz Nishimori...
    3º SEMINÁRIO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL A Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil realiza no próximo sábado, dia 05/11, em sua sede, o 3º Seminário de Agricultura Sustentável.   TA...
    NARA: 1º Festival de Temaki O departamento dos jovens (Seinenbu)  da Associação Nara Kenjinkai organiza o 1º Festival de Temaki no dia 14 de abril. O ingresso inclui o Festival ...
    COMUNIDADE: Em São Paulo, aliancenses reforçam laç... Em clima de saudosismo e confraternização foi realizado, no último dia 30, nas dependências da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, no bairro da Liber...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *