KYODO MATSURI/MISS RYUSO: Evento preserva a cultura okinawana no Brasil

A Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil realizaram no último dia 19, nas dependências do CCOB, em Diadema (SP), o 28º Kyodo Matsuri e 28º Miss Ryuso. Na parte da manhã, o público conferiu diversas atrações artísticas – como as apresentações dos grupos de taiko Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, além de danças folclóricas –  e no período da tarde vibraram com as 26 candidatas ao Miss Ryuso, que no final consagrou a beleza da representante da Academia de Odori Shiroma Kazue, Yara Rie Hatano Kanashiro. Como prêmio, ela ganhou uma passagem de ida e volta para Okinawa, onde representará o Brasil no tradicional festival de Naha Matsuri.

 

Concurso reuniu 26 candidatas ao Miss Ryuso (Foto:  Jiro Mochizuki)

Concurso reuniu 26 candidatas ao Miss Ryuso (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Também foram eleitas: 1ª Princesa:  Ariennes Kawahira Gasparotto (Associação Okinawa de Campo Grande); 2ª Princesa: Patricia Yury Nakandakare (Associação Okinawa do Jabaquara); Miss Simpatia: Thie Uehara Sampaio (Associação Okinawa Vila Carrão).

 

Yara Rie Hatano Kanashiro (Foto: Utina Press)

Yara Rie Hatano Kanashiro (Foto: Utina Press)

 

Abertura – A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Comissão Organizadora, Hiroharu Takayasu; do presidente da AOKB, Eiki Shimabukuro; do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), dos vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e Ushitaro Kamia (PSD), e da presidente do Bunkyo, Harumi Goya.

Em seu discurso, Eiki Shimabukuro destacou o esforço dos antecessores na continuidade do evento, cujo objetivo é preservar e manter viva a cultura e tradição okinawanas. “Hoje, essas artes já são bastante difundidas e praticadas pelos descendentes e não descendentes, demonstrando assim a contribuição da cultura okinawana para a sociedade brasileira, unindo os povos de diversas origens através da dança, sanshin e taiko interpretados com muita emoção e vibração”, destacou, acrescentando que o Kyodo Matsuri – Miss Ryuso tem como objetivo despertar o espírito uchinanchu adormecido, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Hiroharu Takayasu, por sua vez, explicou que o país passa por acontecimentos políticos e dificuldades na área econômica “que tem causado sérios problemas na nossa vida cotidiana”. Ele ressaltou que, assim como os demais eventos, também o Kyodo Matsuri – Miss Ryuso não contou com emendas parlamentares, “mas graças a compreensão dos empresários e apoio dos associados foi possível viabilizar o evento”.

Os vereadores Ushitaro Kamia e Aurélio Nomura usaram a palavra para destacar a importância da festa e agradecer a presença de todos.

 

Integração – Presente ao evento, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) também destacou a importância do evento. “Trata-se de uma festa tradicional e que conta com a participação de shibus de várias cidades, incluindo Campo Grande (MS). “Isso demonstra a integração dessa comunidade, que é voltada para o fortalecimento da cultura okinawana”, disse Ihoshi, que parabenizou os organizadores, “que se esmeram na elaboração e na organização deste evento grandioso”.

 

 

 

(Aldo Shiguti)

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    SUKIYAKI DO BEM: Ceramista Hideko Honma promove 6ª... Idealizado pela ceramista Hideko Honma, a 6ª edição do Sukiaki do Bem acontece neste sábado (2 de junho), no Tivoli Mofarrej, no bairro dos Jardins, c...
    HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
    EM ITU: PARQUE MAEDA REALIZA MAIS UMA NOITE DO SUS... Acontece neste sábado, 7, a partir das 20 horas, no Parque Maeda, em Itu (SP), mais uma Noite do Sushi. Já bastante tradicional, o evento une gastrono...
    AERONÁUTICA: Juniti Saito: ‘Sempre gostei de traba... Antes de deixar o cargo que ocupou por oito anos, o tenente-brigadeiro do Ar Juniti Saito, 72 anos, destacou momentos que marcaram sua gestão. O ofici...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *