KYODO MATSURI/MISS RYUSO: Evento preserva a cultura okinawana no Brasil

A Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil realizaram no último dia 19, nas dependências do CCOB, em Diadema (SP), o 28º Kyodo Matsuri e 28º Miss Ryuso. Na parte da manhã, o público conferiu diversas atrações artísticas – como as apresentações dos grupos de taiko Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, além de danças folclóricas –  e no período da tarde vibraram com as 26 candidatas ao Miss Ryuso, que no final consagrou a beleza da representante da Academia de Odori Shiroma Kazue, Yara Rie Hatano Kanashiro. Como prêmio, ela ganhou uma passagem de ida e volta para Okinawa, onde representará o Brasil no tradicional festival de Naha Matsuri.

 

Concurso reuniu 26 candidatas ao Miss Ryuso (Foto:  Jiro Mochizuki)

Concurso reuniu 26 candidatas ao Miss Ryuso (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Também foram eleitas: 1ª Princesa:  Ariennes Kawahira Gasparotto (Associação Okinawa de Campo Grande); 2ª Princesa: Patricia Yury Nakandakare (Associação Okinawa do Jabaquara); Miss Simpatia: Thie Uehara Sampaio (Associação Okinawa Vila Carrão).

 

Yara Rie Hatano Kanashiro (Foto: Utina Press)

Yara Rie Hatano Kanashiro (Foto: Utina Press)

 

Abertura – A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Comissão Organizadora, Hiroharu Takayasu; do presidente da AOKB, Eiki Shimabukuro; do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), dos vereadores Aurélio Nomura (PSDB) e Ushitaro Kamia (PSD), e da presidente do Bunkyo, Harumi Goya.

Em seu discurso, Eiki Shimabukuro destacou o esforço dos antecessores na continuidade do evento, cujo objetivo é preservar e manter viva a cultura e tradição okinawanas. “Hoje, essas artes já são bastante difundidas e praticadas pelos descendentes e não descendentes, demonstrando assim a contribuição da cultura okinawana para a sociedade brasileira, unindo os povos de diversas origens através da dança, sanshin e taiko interpretados com muita emoção e vibração”, destacou, acrescentando que o Kyodo Matsuri – Miss Ryuso tem como objetivo despertar o espírito uchinanchu adormecido, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Hiroharu Takayasu, por sua vez, explicou que o país passa por acontecimentos políticos e dificuldades na área econômica “que tem causado sérios problemas na nossa vida cotidiana”. Ele ressaltou que, assim como os demais eventos, também o Kyodo Matsuri – Miss Ryuso não contou com emendas parlamentares, “mas graças a compreensão dos empresários e apoio dos associados foi possível viabilizar o evento”.

Os vereadores Ushitaro Kamia e Aurélio Nomura usaram a palavra para destacar a importância da festa e agradecer a presença de todos.

 

Integração – Presente ao evento, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) também destacou a importância do evento. “Trata-se de uma festa tradicional e que conta com a participação de shibus de várias cidades, incluindo Campo Grande (MS). “Isso demonstra a integração dessa comunidade, que é voltada para o fortalecimento da cultura okinawana”, disse Ihoshi, que parabenizou os organizadores, “que se esmeram na elaboração e na organização deste evento grandioso”.

 

 

 

(Aldo Shiguti)

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    JOJOSCOPE: Lufe Gomes: uma viagem ao interior, lit... Matéria originalmente produzida para a revista Hashitag   Fotos: Lufe Gomes     O fotógrafo Lufe Gomes trabalha para revistas d...
    COMUNIDADE: Emilia Inoue Sato é a primeira mulher ... Em cerimônia de posse realizada no último dia 28 no Anfiteatro Leitão da Cunha, a prof. Dra Emilia Inoue Sato assumiu o posto de diretora da Escola Pa...
    COMUNIDADE: Novo cônsul geral pretende se empenhar...   Nem bem assumiu seu posto, o novo cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, já tem uma missão um tanto diferente. Não, não se ...
    TÊNIS DE MESA: Tênis de mesa universitário brasile... Com um árduo trabalho para resgatar o tênis de mesa neste segmento, a Fupe (Federação Universitária Paulista de Esportes) realizou no dia 15 de agosto...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *