LAZER E ENTRETENIMENTO: Beth Yajima comemora 20 anos de Baile Allegro e constata mudanças de comportamento

Para celebrar 20 anos de realização do Baile Allegro, a promoter Beth Yajima programou um evento especial. A comemoração será de 11 a 13 de março, no Hotel Majestic, em Águas de Lindoia (SP). O ponto alto será no sábado (12), com o Baile “20 Anos”, com animação da Banda Metrópole/Rhony Rays. Na sexta (11), acontece o “Baile Anos 60”, também com música ao vivo. Estão programadas ainda outras atividades, como passeio e compras em Monte Sião ou Serra Negra e aulas de dança com o professor Aroldo da Academia Espaço Vila. Para a excursão, além do Majestic, é possível se hospedar no Hotel Recanto Bela Vista, com preços mais acessíveis.

 

Atualmente Baile Allegro é realizado na Associação Miyagui e no Hotel Matsubara (Foto: Jiro Mochizuki)

Atualmente Baile Allegro é realizado na Associação Miyagui e no Hotel Matsubara (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A exemplo do ano passado, quando a promoter organizou um passeio para o mesmo Hotel Majestic, onde realizou o Arraial do Allegro & “ Dancin’ Days” com a participação de cerca de 200 participantes, também desta vez a expectativa é fretar quatro ônibus.

“Quando estivemos lá, em julho do ano passado, ficamos impressionados com a estrutura do hotel, desde os equipamentos até o atendimento, aliado à excelência da culinária bem elaborada em variedade, qualidade, tempero e apresentação. Tudo impecável”, conta Yajima, lembrando que começou a organizar bailes “meio que por acaso”.

 

O Majestic, em Aguas de Lindoia, local escolhido para a festa (Foto: divulgação)

O Majestic, em Aguas de Lindoia, local escolhido para a festa (Foto: divulgação)

 

 

À luz de vela – “Tinha acabado de me aposentar como professora de Educação Artística da rede estadual e não tinha experiência nenhuma no ramo. Na época, fui convidado pelo então proprietário do Restaurante Nandemoyá, que existe até hoje, a organizar um evento. Foi um jantar dançante à luz de vela, que acabou fazendo muito sucesso”, recorda a promoter, que ainda faria mais dois ou três jantares semelhantes.

“Por sugestão de alguns frequentadores e para baratear o baile, tornei o jantar opcional”, diz Yajima, que ficou no Nandemoyá de 1996 a 2010, período que fez parceria com a professora, tecladista e vocalista Erika Kawahashi, que também é conhecida por promover bailes na comunidade nipo-brasileira.

De 2011 a 2014, Beth Yajima trocou o antigo espaço pela Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjinkai, na Av. Lins de Vasconcelos, no bairro de Vila Mariana, saindo um pouco do reduto da Liberdade. Ficou no local até 2014, quando decidiu retornar para o bairro da Liberdade, mas em novo endereço – desta vez na Associação Miyagui Kenjin do Brasil, onde está até hoje.

 

A promoter Beth Yajima: antes era proibido (Foto: Aldo Shiguti)

A promoter Beth Yajima: antes era proibido (Foto: Aldo Shiguti)

 

Nessas duas décadas, Beth assistiu muitas mudanças. Algumas, de comportamento. “Na minha época, para dançar, tinha que sair escondido dos pais porque dança era algo vulgar. Hoje não, a dança conquistou espaço na sociedade e quebrou preconceitos”, diz a promoter, explicando que 60% do público que costuma frequentar seus bailes é formado por mulheres. “Muitas vão desacompanhadas. Por isso, optamos por implantar a figura do personal dancer, que funciona através de ficha”, conta Yajima, que atualmente também organiza bailes no Hotel Matsubara, no bairro do Paraíso, na zona Sul.

Apesar de a grande maioria ainda se encontrar na faixa etária acima dos 60 anos, Beth também constatou que os frequentadores ficaram mais exigentes. “O gosto musical mudou, acompanhando as novas tendências. Eles pedem muito para tocar salsa e até zouck. Poderíamos dizer que hoje eles formam uma terceira idade mais jovem”, destaca Yajima, acrescentando que se considera feliz e realizada com o trabalho que desenvolve.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    20 Anos de Baile Allegro

    Quando: De 11 a 13 de março

    Onde: Hotel Majestic e Hotel Recanto Bela Vista (opcional) em Águas de Lindoia

    Informações e reservas pelos telefones: 11/3209-2609 / 99904-2237 (com Beth Promoter) ou 11/3477-7671 / 98397-7850 (com Henrique Matsuo)

     

     

    Related Post

    KARAOKÊ: 17º Karaokê Taikai da Ajab reúne cerca de...   A Associação Cultural e Assistencial do Jabaquara (Ajab) realizou, no último dia 10, em sua sede, seu 17º Karaokê Taikai com a participação ...
    Cinemateca apresenta mostra ‘Kenji Mizoguchi’ Em parceria com a Fundação Japão, a Cinemateca Brasileira apresenta seis títulos do mestre Kenji Mizoguchi. A programação é composta por títulos do ac...
    OS TRÊS SOBREVIVENTES DE HIROSHIMA: Espetáculo é s... A peça “Os Três Sobreviventes de Hiroshima” foi selecionado para a 27ª edição do Festival Internacional de Teatro de Curitiba, o maior festival de tea...
    SOCIAL: O Grupo Travessias em Conflito promoveu pa...   Palestra – O Grupo Travessias em Conflito promoveu palestra sobre o tema “Cinemas japoneses na Liberdade”, no Auditório do Centro Cultural d...

    One Comment

    1. PARABÉNS, querida e linda Promoter Beth Yajima san: pelos 20 ANOS DE ALEGRIAS e SUCESSO!!!
      Muitos outros novos anos de memoráveis realizações!!
      Teruko, admiradora de quem constrói e vence.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *