LIBERDADE: Primeira Audiência Pública do bairro da Liberdade leva mais de 200 munícipes ao auditório da UNINOVE

Por Luci Júdice Yizima

 

 

A comunidade do bairro da Liberdade levantou um debate a questões diversas, de baixa e alta complexidade. (foto: Luci Judice Yizima)

A comunidade do bairro da Liberdade levantou um debate a questões diversas, de baixa e alta complexidade. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Ávidos em expor os problemas do bairro, mais de 200 pessoas lotaram o auditório da UNINOVE da Rua Vergueiro, na Liberdade na noite desta quarta-feira (29), para participar da primeira audiência pública do bairro da Liberdade do plano de ações integradas que a Subprefeitura Sé está iniciando. O evento recebeu diversas autoridades, lideranças, moradores, comerciantes e estudantes que apontaram e debateram muitos problemas recorrentes no bairro. Destaque foi o lixo, dependentes químicos, iluminação e consequentemente a insegurança no bairro foram às reclamações mais constantes. Esses problemas estão com os dias contados, ou pelo menos alguns deles, pois está agendado para os dias 12,13, 14 e 15 de novembro uma ação que vai integrar um conjunto de serviços públicos na Praça da Liberdade. A mesma ação já foi executada nos bairros do Bom Retiro e Bela Vista.

 

 

“É importante ouvir a população sobre as prioridades do bairro", diz Subprefeito da Sé, Alcides Amazonas. (FOTO: Luci Judice Yizima)

“É importante ouvir a população sobre as prioridades do bairro”, diz Subprefeito da Sé, Alcides Amazonas. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Em entrevista ao Jornal Nippak o Subprefeito da Sé, Alcides Amazonas destaca a finalidade da audiência pública no bairro da Liberdade. “É importante ouvir a população sobre as prioridades do bairro”, diz. “Temos que dialogar para não errar. Temos que criar mecanismos para a situação dos moradores de rua e dependentes químicos, pois não são descartáveis, estamos falando de seres humanos doentes, que precisam ser tratados. Hoje nós não temos uma política correta para os moradores”, confessa Amazonas.

“A audiência foi uma rica oportunidade de diálogo entre o poder público e a comunidade. Debates amplos como este, nos ajudarão a afinar melhor as necessidades da população e a atuação da prefeitura. Por isso, este foi apenas o primeiro de uma série de diálogos francos e abertos que faremos de maneira permanente” avalia o Subprefeito da Sé, Alcides Amazonas.

O grande número de munícipes da Liberdade na reunião pairava no ar um forte sentimento de participação, de melhorias do espaço público e de soluções aos problemas do bairro, levantou um debate a questões diversas, de baixa e alta complexidade. Dentre os principais problemas apontados está à má conservação das calçadas, intensificação na varrição e no recolhimento de lixos e entulhos, atenção aos moradores (dependentes químicos) de rua, revitalização de praças do entorno e do único banheiro público, melhoria na fiscalização de grandes geradores de lixo e de estabelecimentos com irregularidades em seu funcionamento, políticas de atenção aos idosos, segurança, construção de um CEO e melhorias na iluminação pública.

 

"Queremos um bairro turístico da Liberdade melhor e com qualidade de vida".  comenta o deputado Jooji Hato. (foto: Luci Judice Yizima)

“Queremos um bairro turístico da Liberdade melhor e com qualidade de vida”. comenta o deputado Jooji Hato. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Presente ao evento, o deputado estadual Jooji Hato avaliou a iniciativa como importante para governo e população. “Uma vez apontado os problemas pela população que diz respeito às grandes linhas diretivas do desenvolvimento da cidade, que se tenha um  planejamento e soluções eficazes. Queremos um bairro turístico da Liberdade melhor e com qualidade de vida. Eu e meu filho, o vereador George Hato estamos juntos à disposição para ajudar em qualquer tipo de ação de melhoria”, conclui o deputado Hato.

A audiência pública contou com a participação de lideranças de entidades e associações locais, jornais residentes no bairro, além de autoridades e representantes do poder público municipal tais como, Sônia Trassi (Secretaria Municipal de Saúde), Márcia Peroni  (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Marco Antônio Duarte (Delegado do 1º Distrito Policial), Rafael de Carvalho Silva (Ilume), Milton Matos (Amlurb), Inspetor Jorge  (Guarda Civil Metropolitana), Letícia Barbieri Bolognani (Secretaria de Segurança Urbana),  Roseli Nascimento (CET), Ademir Gasques Sanches Jr (Polícia Civil), Akio Ogawa (Presidente do Conseg Liberdade), Capitão Camasano (Polícia Militar), Luiz Alberto Pereira da Silva (Diretor Associação Comercial de são Paulo – distrital Centro) e o presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, Hirofumi Ikesaki.

 

 

 

(Fotos: Luci Judice Yizima)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: Harumi afirma que o Bunkyo também quer se... Conforme antecipou o Jornal Nippak na edição de 19 de maio, representantes das entidades nikkeis do interior do Estado de São Paulo, liderados por Tos...
GAIMUSHO: Embaixador do Japão na Argentina, Norite... O embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima, confirmou presença no XV Encontro Latino-Americano de Ex-Bolsistas do Ministério das Relações ...
JAPAN HOUSE SÃO PAULO: Kengo Kuma apresenta ‘Etern... Inaugurada nesta terça-feira, 18, a exposição Kengo Kuma - Eterno Efêmero, segunda mostra exibida pela Japan House São Paulo, traz a essência do traba...
EXPOSIÇÃO: Artista Plástico Carlos Kubo faz aprese...   Londrina acaba de ganhar um ilustre e eminente morador: Carlos Kubo, artista plástico reconhecido e premiado internacionalmente. Após 52...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *