LIDERANÇA X JUVENTUDE: Fórum reúne personalidades e jovens dirigentes de todo o Estado na Assembleia Legislativa

Com o objetivo de promover, discutir e incentivar jovens em lideranças exemplares, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) abriu, no último dia 10, o 1º Fórum Liderança e Juventude, que superlotou as galerias do auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Cônsul Yasushi Noguchi prestigiou o evento realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foto: Jiro Mochizuki

 

O evento contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yassushi Noguchi e palestras de três atuantes dirigentes da comunidade nipo-brasileira: Harumi Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Renato Ishikawa, empresário e presidente do Hospital Santa Cruz e de Valter Sassaki, presidente do Nippon Country Clube.

Harumi Goya discorreu sobre a sua vida pessoal, que como a maioria das famílias de imigrantes japoneses, começou no trabalho duro na lavoura de café. Ela desembarcou no porto de Santos (SP) com apenas cinco anos de idade e iniciou os estudos numa escola rural do Paraná. Com o apoio da família, prosseguiu os estudos em outras cidades até se formar engenheira, em Barretos (SP).

Determinada mudou-se para São Paulo e logo depois, foi aprovada no concurso da Secretaria da Fazenda, indo trabalhar diretamente com o secretário Yoshiaki Nakano, com quem teve a oportunidade de desenvolver e promover mudanças e melhorias no setor.

Tempos depois passou a se dedicar como dirigente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil. Em 2008, foi convidada pelo professor Kokei Uehara, então presidente do Bunkyo para fazer parte da sua diretoria. O professor Kokei disse que a queria ver como presidente da entidade. Em 2015, Harumi Goya foi eleita a primeira mulher a dirigir a entidade máxima da comunidade nikkei.

 

Hélio Nishimoto com palestrantes e jovens lideranças do Estado. Foto: Jiro Mochizuki

 

Novas lideranças – O nissei Renato Ishikawa, natural de Ibiúna, falou da sua trajetória pessoal e profissional como diretor de grandes empresas de telecomunicações com a sueca Ericsson e depois a japonesa NEC.

Nos seus relatos, Ishikawa destacou inúmeras situações em que teve que tomar decisões como dirigente e chefe. Utilizou estes exemplos para falar da importância das pessoas de se preparar para as tomadas de decisões. Enfatizou a necessidade da pessoa ter sempre determinação e foco nos seus objetivos.

Renato Ishikawa é um empresário de sucesso e o atual presidente do Hospital Santa Cruz, instituição hospitalar que presta reconhecidos serviços na área médica e de assistência social, na cidade de São Paulo.

Valter Sassaki, presidente do Nippon Country Clube – considerado o maior clube nikkei das Américas – destacou o atual momento de crise nacional e falou da necessidade da formação de novas lideranças na sociedade em geral, especialmente na comunidade nikkei, que a exemplo do restante do país, a cada dia vê seus jovens se afastarem de temas importantes como: família, ética, moral, vida em sociedade, solidariedade e cidadania.

Preocupado com essa situação, Sassaki e sua diretoria promove há  20 anos, o Movi – Movimento Jovem Brasil, que visa preparar jovens lideranças, com encontros, debates e palestras com personalidades de todos os setores da sociedade brasileira.

 

Fórum na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
reúne personalidades e jovens dirigentes. Foto: Jiro Mochizuki

 

Oportunidade – Ao final do evento, Harumi Goya, Renato Ishikawa, Valter Sassaki, o cônsul Yassushi Noguchi, Rafael Jun Mabe, presidente da JCI e Nelson de Souza, presidente do Esporte Clube Banespa cumprimentaram o deputado Hélio Nishimoto pela iniciativa e destacaram a importância em dar continuidade deste debate com a realização de outros encontros. O parlamentar disse que acreditar que esta integração de gerações ira proporcionar grandes oportunidades para os jovens.

 

(Colaborou: Osmar Maeda)

Related Post

KENDÔ: Brasileiro Roberto Kishikawa consegue feito...   Morandoem Hong Konghá cerca de dez anos, o brasileiro Roberto Kishikawa conseguiu um feito inédito para o kendô brasileiro e algo raro até m...
SOCIAL: 10ª edição do Okinawa Festival   Festival - A 10ª edição do Okinawa Festival, realizada nos dias 15 e 16, no Clube Escola Vila Manchester, zona Leste de São Paulo. O evento ...
EMPRESAS: Sindilojas de SP promove homenagens para...   A Festa Dia do Comerciante supera expectativas, promove um dos encontros empresariais mais dinâmicos do setor nos últimos anos e reacend...
AGRICULTURA /PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Comissão Org... Instituido em 1965, o Prêmio Kiyoshi Yamamoto do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, está recebendo indicaçõe...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *