LÍNGUA JAPONESA: Colégio Harmonia inaugura equipamentos para curso

 

A Associação Harmonia de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio Harmonia, em São Bernardo do Campo, inaugurou no último dia 22 os equipamentos – computadores e softwares – para o estudo da língua japonesa adquiridos através da Outorga de Auxílio Cultural do Programa de Assistência para Projetos Comunitários do Governo Japonês. O valor da doação foi de US$ 78.514,00 (cerca de R$ 132 mil).

A cerimônia de entrega da doação contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e do presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, Tadayoshi Wada , entre outros.

 

O cônsul Fukushima (à frente) participou da cerimônia de inauguração (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Localizado em São Bernardo do Campo, o Colégio Harmonia começou como um alojamento de estudantes em 1953 e em 1992 passou a funcionar como uma escola voltada principalmente ao ensino fundamental. ONo início, a maioria dos alunos era de descendentes de japoneses, mas o método de ensino da escola passou a atrair o interesse da comunidade em geral. Tanto que, atualmente, 80% dos alunos não têm ascendência japonesa.

Em 2008, o colégio recebeu a comenda Kasato Maru da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o que mostra que ela ainda preserva sua importância para a comunidade nikkei no Brasil. Atualmente, a escola tem 12.300m², mas embora haja 360 alunos fazendo aulas de japonês, não há uma sala própria para essas aulas.

Com o apoio do Governo Japonês, será possível adquirir computadores e softwares apropriados para que os alunos do colégio possam aprender o japonês de maneira mais eficiente. O Colégio, por sua vez, arcará com os custos das obras de reforma para que seja instalada uma nova sala específica para o ensino de japonês.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo defende a importância da divulgação da língua japonesa no Brasil e acredita que o incentivo ao ensino do japonês em instituições de ensino fundamental, como o Colégio Harmonia, serve como base para o fortalecimento da difusão da língua japonesa no Brasil.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BOLSA DE ESTUDO: MEXT 2014   O Ministério de Educação do Japão (Monbukagakusho/MEXT) oferece a oportunidade de realizar pesquisas em Universidades Japonesas, com possibi...
EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: Recursos de multas   Toda vez que você receber uma multa e achar que foi aplicada indevidamente, pode-se entrar com recurso de multas. O órgão responsável cha...
KOSHUKAI 2014: Asebex recebe inscrições para o Kos...   A Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) realizará no período entre 6 e 31 de janeiro de 2014, Curso Preparatório para Futu...
EVENTO: Seminário de Cooperação Científica busca e... A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Universidade de Tsukuba (UT), Hospital Santa Cruz (HSC) e Japan Society for Promotion of Science (JSPS) realiz...

One Comment

  1. Maria marcia galvao Chagas says:

    Gostaria de saber se vocês teria bolsas gratuito para pessoas de baixa renda?

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *