LÍNGUA JAPONESA: Colégio Harmonia inaugura equipamentos para curso

 

A Associação Harmonia de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio Harmonia, em São Bernardo do Campo, inaugurou no último dia 22 os equipamentos – computadores e softwares – para o estudo da língua japonesa adquiridos através da Outorga de Auxílio Cultural do Programa de Assistência para Projetos Comunitários do Governo Japonês. O valor da doação foi de US$ 78.514,00 (cerca de R$ 132 mil).

A cerimônia de entrega da doação contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e do presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, Tadayoshi Wada , entre outros.

 

O cônsul Fukushima (à frente) participou da cerimônia de inauguração (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Localizado em São Bernardo do Campo, o Colégio Harmonia começou como um alojamento de estudantes em 1953 e em 1992 passou a funcionar como uma escola voltada principalmente ao ensino fundamental. ONo início, a maioria dos alunos era de descendentes de japoneses, mas o método de ensino da escola passou a atrair o interesse da comunidade em geral. Tanto que, atualmente, 80% dos alunos não têm ascendência japonesa.

Em 2008, o colégio recebeu a comenda Kasato Maru da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o que mostra que ela ainda preserva sua importância para a comunidade nikkei no Brasil. Atualmente, a escola tem 12.300m², mas embora haja 360 alunos fazendo aulas de japonês, não há uma sala própria para essas aulas.

Com o apoio do Governo Japonês, será possível adquirir computadores e softwares apropriados para que os alunos do colégio possam aprender o japonês de maneira mais eficiente. O Colégio, por sua vez, arcará com os custos das obras de reforma para que seja instalada uma nova sala específica para o ensino de japonês.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo defende a importância da divulgação da língua japonesa no Brasil e acredita que o incentivo ao ensino do japonês em instituições de ensino fundamental, como o Colégio Harmonia, serve como base para o fortalecimento da difusão da língua japonesa no Brasil.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BOLSAS DE ESTUDO: Jica realiza palestras informati... Em abril e maio, a Jica (Japan International Cooperation Agency) realizará três palestras informativas na unidade São Joaquim da Aliança Cultural Bras...
MEMAI: INSCRIÇÕES PARA BOLSA DE ESTUDOS Templo de Osu Kannon, em Chikusa, Nagoya.   Até 28 de junho, interessados em concorrer a uma bolsa de estudos pelo governo japonês podem s...
MEMAI: UNESP-ASSIS ABRE CONCURSO   A Universidade  Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP está abrindo uma vaga para  Professor – assistente,  com titulação mínim...
INTERCÂMBIO: XI Congresso Internacional de Estudos... Desembarcaram em São Paulo um grupo de estudantes vindo da província de Kagoshima – Japão para conhecer a comunidade japonesa e participarem do “XI Co...

One Comment

  1. Maria marcia galvao Chagas says:

    Gostaria de saber se vocês teria bolsas gratuito para pessoas de baixa renda?

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *