LÍNGUA JAPONESA: Encontro e Congresso em Curitiba discutem novas perspectivas

 

O 22º Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e o 9º Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, que serão realizados na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 30 e 31 de agosto, abordarão o tema Brasil e Japão: Pós-Modernidade e Novas Perspectivas.

 

Universidade Federal do Paraná em Curitiba (foto: divulgação)

 

As relações entre Brasil e Japão, historicamente, tiveram início em 1895 com a assinatura do Tratado de Comércio e Amizade entre os dois países. Entre a data do Acordo até meados de 1980, a discussão central foi a questão da integração dos imigrantes japoneses e seus descentes à cultura brasileira.

No entanto, o Japão pós-moderno revelou um crescimento econômico extraordinário que refletiu e influenciou o mundo ocidental e a visão que ele tinha do tradicional país das gueixas. No Brasil, a partir da década de 1980 percebe-se uma situação de crise e perda de legitimidade dos discursos que sustentavam essa visão de integração. Consequentemente, a pertença étnica passa a ser consciente e as perspectivas são outras.

Por conta dessas novas discussões historiográficas e perspectivas entre a relação Brasil e Japão na pós-modernidade que esse evento decidiu-se pela escolha de conferências que tratassem sobre o Japão sua língua, cultura, história e literatura sob um ângulo atualizado da pós-modernidade.

No âmbito da história, os professores Dr. Jeffrey Lesser (brasilianista norte-americano e especialistas em grupos étnicos) Dra. Christiane Stallaert (especialista belga em sociedade multicultural e etnicidade)e Dr.Koichi Mori (antropólogo japonês radicado no Brasil especialista em etnicidade) discutirão as problemáticas atuais dos grupos étnicos nikkeis.

Já na literatura o professor Doutor Paulo Franchetti (haicaísta e crítico literário) que irá proferir uma palestra sobre a “aclimatação” do haicai japonês ao Brasil.

Ainda no campo da literatura, os professores Dr. Philippe Humblé (especialista em tradução e lexicografia), Dra Zelideth Maria Rivas (especialista em literatura dos imigrantes japoneses no Brasil) e Dr.Igor Machado (especialista em assuntos sobre niponicidade) irão debater sobre a apropriação e adaptação da literatura para a cultura brasileira.

 

Influências – Na questão linguística, o professor japonês Isao Santo irá apresentar como se deu a revolução linguística no Japão da era Meiji (1868-1912). No Brasil, entre os descentes de japoneses, ainda é possível constatar as influências culturais e linguísticas desse período do Japão.

 

Palestrantes:

Profa. Dra. Emiko Haya­tsu – Tokyo University of Foreign Languages

Prof. Dr. Igor Machado – Universidade Federal de São Carlos

Prof. Dr. Isao Santo – Osaka University

Prof. Dr. Jefrey Lesser – Emory University

Prof. Dr. Koichi Mori – Universidade de São Paulo

Prof. Dr. Paulo Franchetti – Universidade de Campinas

Prof. Dr. Philippe Humblé – Universidade de Lovaina

Prof. Dr. Rogério Dezem – Osaka University

Profa. Dra. Shigeko Okamoto – Universidade da Califórnia

Profa. Dra. Zelideth Maria Rivas – Grinnel College

Profa. Dra. Christiane Stallaert – Universidade de Lovaina

 

 

22º Encontro Nacional De Professores Universitários De Língua, Literatura E Cultura Japonesa e 9º Congresso Internacional De Estudos Japoneses No Brasil

Brasil e Japão:

Pós-Modernidade e Novas Perspectivas

Quando: Dias 30 e 31 de agosto

Onde: 30 de agosto (quinta-feira), Campus da Reitoria (R. Quinze de Novembro, 1299 – Centro – Curitiba)

Informações e inscrições no site: http://www.estudosjaponeses.com.br/con2012/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: Trabalho de Conclusão de Curs... O trabalho de conclusão de curso “Imigração japonesa em São José: Quando tudo começou”, produzido por Ana Beatriz Tamura para o Curso de Jornalismo da...
MÚSICA: Yabiku lança CD com clássicos nacionais e ...   O cantor Luis Yabiku lançou o seu CD intitulado “My Way”, com interpretações de grandes clássicos da música brasileira e internacional. O so...
CIDADES/LINS: Templo Honpa Hongwanji promove curso... O curso de arranjo ornamental de flores (ikebana) foi promovido pelo Templo Honpa Hogwanji, no dia 25 maio. E durou o dia inteiro. O professor foi o r...
SOCIAL: Sakura Matsuri (Festival das Cerejeiras) d...   Festival – Sábado (6) de sol levou muita gente a São Roque, no interior de São Paulo para prestigiar o Sakura Matsuri (Festival das Cerejeir...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *