LINGUA PORTUGUESA: Especialista japonês fala sobre literatura brasileira na FAPESP

 

O professor da Escola de Letras e Cultura da Universidade de Osaka, Akira Kono, um dos mais importantes especialistas japoneses em língua portuguesa, fará uma conferência na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no dia 20 de setembro, sobre a língua portuguesa no mundo globalizado e o ensino de português no Japão.

Durante a conferência do professor Kono – um dos mais importantes líderes da comunidade acadêmica nipo-brasileira do Japão – serão abordadas questões como a presença da língua portuguesa no mundo, a absorção de termos japoneses no português falado no Brasil e as relações culturais entre os dois países.

 

 

Akira Kono é professor de Língua Portuguesa e Linguística e autor de diversos livros e artigos sobre a língua portuguesa e seu ensino no mundo, e sobre aspectos da cultura brasileira, como a literatura de cordel. Em sua palestra, Kono falará, em especial, aos pesquisadores das áreas de linguística e letras, sobre a presença da língua portuguesa em diferentes regiões do mundo, a absorção de termos japoneses no português falado no Brasil e as relações culturais entre o Brasil e o Japão.

Com a visita do professor da Universidade de Osaka, a FAPESP inicia o contato com entidades do Japão, país com quem ainda não firmou convênios de cooperação. A aproximação com instituições de ensino e pesquisa do exterior faz parte da política de internacionalização da Fundação, a fim de aumentar o intercâmbio entre pesquisadores paulistas e de outros países.

 

Aliança realiza encontro exclusivo

 

Akira Kono participará de um encontro informal com os alunos e professores de língua japonesa da Aliança Cultural Brasil-Japão, no dia 18 de setembro, às 16 e 18 horas, na unidade Vergueiro.

A ideia do encontro partiu do próprio professor Kono, que buscava uma oportunidade para encontrar os alunos que estão estudando o japonês no Brasil, para compartilhar as experiências no ensino e na aprendizagem das línguas japonesa e portuguesa.

Na conversa informal com os alunos, alguns dos temas abordados serão as diferenças e as semelhanças entre o ensino de português no Japão e o de japonês no Brasil, o perfil dos professores e dos alunos e a situação sociolinguística em torno do idioma japonês e português.

 

Sobre o professor – Akira Kono é professor de Língua Portuguesa e Linguística e autor de diversos livros e artigos sobre a língua portuguesa e seu ensino no mundo, e sobre aspectos da cultura brasileira, como a literatura de cordel. Em sua palestra, Kono falará, em especial, aos pesquisadores das áreas de linguística e letras, sobre a presença da língua portuguesa em diferentes regiões do mundo, a absorção de termos japoneses no português falado no Brasil e as relações culturais entre o Brasil e o Japão.

 

 

Programa

9h30 – Welcome coffee

10h00 – Abertura

10h15 – A língua Portuguesa no Mundo Globalizado – O ensino de português no Japão, com prof. Akira Kono

11h15 – Perguntas e respostas

12h00 – Encerramento

 

SERVIÇO

PALESTRAS: A Língua Portuguesa no Mundo Globalizado – o ensino de português no Japão

Conferência com o prof. Akira Kono (entrada franca, inscrições antecipadas)

Quando: Dia 20 de setembro, das 9h30 às 12h

Onde: FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa – São Paulo – SP

Informações: (11) 3838-4000

 

NA ALIANÇA:

Encontro com professor Akira Kono

Data: 18/09/12 (terça)

Horário: 16 e 18 horas (dois horários)

Local: Unidade Vergueiro (R. Vergueiro, 727, 5º andar)

Participação aberta para alunos e professores da Aliança Cultural Brasil-Japão

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

Beneficente: Osaka Naniwa-kai realiza seu bazar n... A Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-kai realiza neste domingo (8), a partir das 9 horas, em sua sede (Rua Domingos de Morais, 15...
RAÍZES: 17ª Festa do Imigrante celebra cultura e d... Nos dias 27 de maio e 03 de junho, São Paulo vai celebrar a cultura e as tradições das diferentes comunidades imigrantes que representam a mistura de ...
JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Como estudar no Japão? Desde que foi criado em 1954, o sistema de bolsas de estudo do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão beneficiou (ou ...
ESPETÁCULO: São Paulo recebe Grupo Waon com espetá...   Os músicos que estarão na cidade receberam, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de música erudita pelo Edital 2013 do SESI São Paulo &nbs...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *