LINS: Construtor de Igrejas, Padre Norberto Masaru Kondó, patrono da Cadeira nº 22 da Academia Linense de Letras

 

Construtor de Igrejas, Padre Norberto Masaru Kondó (foto: Shigueyuki Yoshikuni)

Nasceu no Japão (Osaka), aos 6 de junho de 1919. Veio ao Brasil com seus pais –Soichi e Hana Kondó – aos 9 anos, indo residir em Cafelândia, na Fazenda Chantebled. Nessa cidade cursou o fundamental no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Completou sua formação no Seminário Menor de Botucatu(1934) e no Seminário Cen tral da Imaculada Conceição.

Foi ordenado Padre em 8.12.45, na Igreja Santa Efigênia em São Paulo, capital. Celebrou sua primeira missa na Capela do Seminário Central do Ipiranga, também na capital.

Veio para Lins em 1946, onde foi professor e diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora do Rosário.

Em 1953, iniciou sua missão de “Construtor de Igrejas”, ao receber do Bispo de Lins, Dom Henrique Gelain, a tarefa de erguer uma igreja em louvor a Nossa Senhora de Fátima no Bairro Junqueira. De inicio, foi erguida a capela (31.10.54) e posteriormente o Santuário, inaugurado em 8.10.67( um dos mais belos da região). No ano seguinte era criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e o Padre Kondó foi nomeado seu primeiro pároco, já pelo então novo Bispo Dom Pedro Paulo Koop. E como Pároco ficou até 31.12.92.

Em 1991, a pedido do Bispo Dom Irineu Danelon, se encarregou da construção da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Bom Viver, inaugurada em 10.12.95, como marco comemorativo dos 500 anos de evangelização na América Latina.

Sé da Diocese de Lins, a Catedral de Santo Antônio (foto: divulgação)

E encerrando sua carreira de “Construtor de Igrejas”, foi o responsável pelo construção da Capela  de Nossa Senhora Auxiliadora, dentro do Quartel do 37º Batalhão de Infantaria Leve de Lins, inaugurada em 1994.

Foi também diretor da Cáritas Diocesana de Lins (1960-1974), diretor do jornal Bandeirantes (1957-1972), diretor da Escola Profissional onde formou vários tipógrafos (1972-1990) e capelão do 37º BIL entre outras atividades. Foi agraciado com o título de Cidadão Linense, em 1984, pela Câmara Municipal.

Faleceu em 18.6.07, com 83 anos. Seu corpo foi velado no Santuário de Fátima, com missa de corpo presente celebrada pelo Bispo Dom Irineu Danelon com a presença de todos os padres da Diocese.

Seu sepultamento foi no Cemitério da Saudade, acompanhado por uma guarda de honra formada por militares do 37º Bil e conduzido pelo Corpo de Bombeiros.

O prefeito assinou decreto considerando luto oficial por três dias no município.

 

 

Shigueyuki Yoshikuni

 jornalista e reside em Lins, também colunista do jornal Correio de Lins, colaborador do Jornal da Colônia de Araçatuba e do Jornal das Nações de Àguas de Prata, e diretor de comunicação do Bunkyo de Lins.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO   O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Ma...
BEM ESTAR: A TEMPESTADE No domingo, dia 18 de maio, tivemos em São Paulo uma chuva de granizo.  A marca do temporal ficou gravada nas proximidades do Parque da Aclimação,...
AKIRA SAITO: QUERO E TENHO “Saber diferenciar a carga de pressão pode definir entre a Vitória e a Derrota”   Aquele que almeja chegar ao topo de qualquer empreitada, pr...
MUNDO VIRTUAL: Os sites de pesquisa e comparação d... Andei intrigado com a questão das vendas realizadas pelas lojas virtuais por meio dos sites de pesquisa e comparação de preços, pois alguns tribunais ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *