LITERATURA: Autor de ‘Nihonjin’, Oscar Nakasato lança novo romance

Vencedor do Prêmio Jabuti de 2012 na categoria romance com “Nihonjin” (Editora Benvirá, 2011) – prêmio concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – o escritor nikkei Oscar Nakasato apresenta em seu mais recente trabalho, Dois – lançamento do selo Tordesilhas –  uma história dramática que mergulha fundo nos segredos que aproximam e separam uma família. É seu segundo romance desde o premiado Nihonjin, que conquistou também o Prêmio Benvirá de Literatura e em seu ano de lançamento (2011) dividiu o Prêmio Bunkyo de Literatura em língua portuguesa com Contos do Sol Nascente, de André Kondo.

 

Autor de ‘Nihonjin’, Oscar Nakasato lança novo romance. Foto: facebook/OscarNakasato

 

Dois é narrada por vozes totalmente distintas: dois irmãos com identidades singulares relembram episódios da vida em comum.

Zé Paulo é o mais velho de quatro irmãos. É conservador, metódico, austero, rígido, severo, se orgulha de pagar as contas em dia, anda sempre na lei, nunca levou uma multa de trânsito. É ele quem relembra o quanto sofreu na vida com o que considera maluquices do irmão Zé Eduardo (a quem chama de “um vagabundo, porque em toda família parece que tem que ter um torto”). É preconceituoso, reacionário, bronco, dado a criticar quem não pensa como ele, incapaz de aceitar que as pessoas sejam diferentes.

Ele é produto do seu meio, foi criado pelo pai para ser responsável, para viver a vida com seriedade, na retidão, sem espaço para o que consideraria frivolidades. Vive para o trabalho e para a família. Casa-se com Cidinha e tem três filhos: Ana Paula, João Pedro e Ana Júlia. Usa linguagem bastante coloquial, não economiza julgamentos e preconceitos, falando mal de tudo e de todos, até mesmo dos próprios filhos.

Zé Eduardo, sete anos mais novo, nunca gostou de estudar. Por ser o caçula, recebia a proteção e o carinho exagerado da mãe e da irmã. Ainda adolescente, envolve-se com um grupo de estudantes que combatia a ditadura. Passa a participar de reuniões como militante e é preso por alguns poucos dias, mas já é suficiente para afastá-los ainda mais dos pais e do irmão Zé Paulo, que não entendem suas motivações. Muda-se de Maringá para São Paulo, onde quer atuar mais ativamente na guerrilha urbana. Zé Eduardo acaba exilado do país e, quando volta, a rivalidade entre os irmãos é reacendida e atinge seu ápice quando uma tragédia acomete a família e os dois deixam de se falar de vez.

Seus personagens são marcantes e despertam no leitor uma sensação de “ame ou odeie”, sem que seja possível sentir qualquer dessas coisas por completo. Zé Paulo é, ao mesmo tempo, egoísta e um homem de família; Zé Eduardo é, ao mesmo tempo, compreensivo e imaturo.

 

Oscar Nakasato que mora em Apucarana e é professor na UTFP. Foto: Facebook/Oscar Nakasato

 

Sobre o autor – Oscar Fussato Nakasato é brasileiro, neto de japoneses. Nasceu em Maringá (PR), mas morou no sítio da família no município de Floresta até completar 8 anos. Atualmente reside em Apucarana, e é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi colaborador do Caderno Ilustrada da Folha de São Paulo, com resenhas críticas sobre literatura japonesa. Em 2011, seu romance Nihonjin venceu o Prêmio Benvirá de Literatura e foi publicado pela Editora Saraiva.

No mesmo ano, o romance dividiu o Prêmio Bunkyo de Literatura em língua portuguesa com Contos do Sol Nascente, de André Kondo, e Retratos japoneses no Brasil, organizado por Marília Kubota. Em 2012, foi o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance. Em 2016, o autor foi um dos representantes do Brasil na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Dois

Autor: Oscar Nakasato

Formato: 14 x 21 cm

Nº de Páginas: 184

Acabamento: brochura com orelhas; miolo pb

ISBN: 978-85-8419-058-4 (papel)

e-ISBN: 978-85-8419-059-1 (e-book)

Preço: R$ 34,00

Related Post

SALTO: Tenor Kohdo Tanaka faz recital no dia 31 O tenor Kohdo Tanaka estará acompanhado de sua esposa, Hiroko (Foto: divulgação) O  consagrado tenor  Kohdo Tanaka e seus convidados apresentarão ...
ATLETISMO: Maior vencedora da competição, Bela Vis... A equipe da Bela Vista Osasco (Equipe da Acenbo – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), sagrou-se campeã da 20ª edição da Conima...
POLITICA: Walter Ihoshi faz carreata de agradecime... No último dia 18 (sábado), o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), eleito para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados com 88.070 votos, fez uma...
SOCIAL: O pianista japonês Makoto Ozone MAKOTO OZONE – A convite da Tucca (Associação para Criança e Adolescente com Câncer), o pianista japonês Makoto Ozone realizou uma única apresentação ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *