LITERATURA: Conto infantil com grou japonês explora diferenças culturais

Com ilustrações autorais e uma viagem pelo universo das aves repleta de curiosidades, a designer Elle Pei lança neste sábado (3) seu primeiro livro, o conto infantil “E o Pequeno Grou Migrou”, com o qual busca mostrar, por meio das aventuras de um grou japonês, a importância do respeito às diferenças culturais. O lançamento será na Blooks Livraria, localizada no Shopping Frei Caneca, região central de São Paulo, das 15h às 18h. Haverá oficina de origami para a criançada.

 

Kit do “E o Pequeno Grou Migrou”: livro será lançado neste sábado, na Blooks Livraria da Frei Caneca (Foto: Reprodução)

Kit do “E o Pequeno Grou Migrou”: livro será lançado neste sábado, na Blooks Livraria da Frei Caneca (Foto: Reprodução)

 

Ave migratória, o Pequeno Grou parte para sua primeira jornada solo, com o objetivo de fugir do inverno severo que anualmente castiga a região em que vive com a família.  Durante a viagem, ele cruza com oito espécies de aves (pelicanos, flamingos, pinguins, papagaios-do-mar, tucanos, corujas, beija-flores e queleas), até então desconhecidas por ele. E descobre que, apesar de os novos amigos terem costumes bastante distintos, cada um é feliz a seu modo.

A estória, que sai pela editora Atitude Terra, é inspirada na trajetória da própria escritora, de 27 anos, que desde pequena transita por várias culturas, incentivada pelos pais. Nascida em uma família de imigrantes taiwaneses, ela tem rodado o mundo. Dos 30 países que já visitou, morou em Coventry (Inglaterra), Copenhague (Dinamarca), Taipei (Taiwan) e Istambul (Turquia), e fala 11 idiomas (mandarim, taiwanês, inglês, francês, japonês, turco, alemão, italiano, espanhol e coreano, além do português).

A autora Elle Pei

A autora Elle Pei

As vivências multiculturais a fizeram perceber desde cedo a importância do respeito às diferenças de costumes nas relações interpessoais. Por entender que esse respeito deve ser trabalhado desde os primeiros anos de vida de toda criança, é que Elle Pei optou por uma obra dirigida ao público infantil e já planeja traduzir o livro para o japonês e mais quatro idiomas –  mandarim, inglês, turco e alemão.

Designer de produtos, Elle também faz sua estreia como ilustradora. Para produzir à mão os personagens e seus habitats, ela desenvolveu uma técnica própria, utilizando como base folhas de jornal, pastel oleoso e um mix de colagem manual e digital.

A partir da obra principal, produzida em três meses, Elle criou novas peças para acompanhá-la. Faz parte do projeto uma trilha sonora, que permite a criançada conhecer a sonoridade do ambiente de cada uma das aves, e um livro de colorir, com informações e curiosidades sobre as oito espécies. O grou é uma ave em extinção, com 14 espécies no mundo e pouco conhecida na América do Sul, sendo facilmente encontrada na Ásia, Europa, África, Austrália e América do Norte.

 


 

 

Lançamento

“E o Pequeno Grou Migrou”

Quando: Dia 3/10 (sábado)

Onde: Blooks Livraria do Shopping Frei Caneca – 3º Piso (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação)

Horário: 15hs às 18hs

Fone: (11) 3259.2291

Haverá oficina de origami

Preço:

Livro (R$ 45). Kit (R$ 70)

Editora:

www.atitudeterra.com.br

 

Related Post

PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Cerimônia de outorga da 4... A Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japo...
LITERATURA: Takayasu Taniguchi lança o livro “A Lu...   Chega ao Brasil no dia 1º de dezembro, o neto do fundador da Seicho-No-Ie, Takayasu Taniguchi para o lançamento do livro “A Luz Me Aguardava...
JAPÃO por SILVIA KIKUCHI: Brasileira detida por ma... Julia Yoshie Kato Inui, de 42 anos, é suspeita de ter provocado a morte da mãe com sedativos   As imagens da emissora ANN mostram a resid...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *