LITERATURA: ESCRITOR GÍLSON YOSHIOKA LANÇA LIVRO DE POESIA NA FESTA DO JAPÃO NO RIO DE JANEIRO

O escritor e jornalista Gílson Yoshioka lança seu mais recente livro, “Frugais transgressões”, neste fim de semana (19 e 20), no estande da Anbe (Academia Nipo-Brasileira de Escritores), durante a 16ª Festa do Japão, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Publicado pela Telucazu Edições, o quinto livro de Gílson Yoshioka conta com prefácio do ex-jogador da seleção brasileira Tostão. “Os poemas são ótimos. Gostei de todos, principalmente de ‘Silêncio’”, afirma o craque da Copa de 70, perfilado em “Trocando os pés pelas mãos – O futebol e a vida nas crônicas de Tostão”, obra de estreia de Gílson Yoshioka.

Para Welington Andrade, doutor em literatura brasileira e editor da Revista Cult, o poeta, por meio de jogos de palavras e ritmos habilmente construídos, criou realidades paralelas espirituosas e envolventes. “O autor concebeu essas transgressões tão discretas, comedidas e frugais – pelas quais, entretanto, o leitor não passará incólume”, afirma Andrade, na orelha de “Frugais transgressões.”

“Fiquei encantado com a beleza e o poder dos versos, além da capacidade de comunicar tanto e com menos recursos do que um músico ou banda”, afirma Edu Falaschi, vocalista dos grupos Angra e Almah, na quarta capa do livro. “O autor inspirado realmente tem algo a dizer. Para mim, a leitura foi tão prazerosa quanto a audição de um grande disco”, complementa o intérprete da música-tema da série japonesa Cavaleiros do Zodíaco.

Apesar de não ser a primeira publicação nesse gênero literário, Gílson Yoshioka se considera um estreante na poesia. “Escrevi todos os poemas do meu livro ‘Meus primeiros passos nas ruas e no trânsito’, mas eram educativos para crianças. Já o ‘Frugais transgressões’ é uma obra autoral na qual tive liberdade total para me expressar”, analisa.

O jornalista prepara a obra desde a publicação do primeiro livro em 2010. No entanto, começou a escrever os primeiros poemas alguns anos após a conclusão do ensino médio, período em que se envolveu com a leitura de versos e estrofes. “A maioria dos poemas foi feita recentemente, mas reescrevi alguns da época em que ainda começava a arriscar alguns versos. Há também até a letra de uma música”, explica.

 

Poeta meticuloso – André Kondo, editor da Telucazu Edições, conta que o processo de edição de Frugais Transgressões foi acompanhado de rock’n’roll tocado em discos originais da época. “Gílson é um poeta meticuloso até para transgredir. Trabalha detalhadamente no ritmo, na cadência, para depois botar tudo abaixo e construir algo novo. O resultado é uma trilha poética que ora nos remete aos nostálgicos tempos da juventude, ora nos causa a reflexão da velhice. Enfim, uma obra para acompanhar as frugalidades e as transgressões de toda uma vida”, conclui.

 

O autor Gílson Yoshioka estará presente para autógrafos na Festa do Japão no estande da ANBE. O livro também pode ser adquirido pelos sites da Telucazu Edições (www.telucazu.com) e da Livraria Kondo (www.kondo.lojaintegrada.com.br).

A Festa do Japão será realizada no sábado (19/08), das 17h às 23h, e no domingo (20), das 10h às 18h. O evento será no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Corrêa Dutra.

Preço de capa: R$ 20,00

 

Related Post

RIO DE JANEIRO: Primeiro-ministro Shinzo Abe surpr... Em sua visita relâmpago ao Rio de Janeiro, no último dia 21, por ocasião da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o primeiro-ministro ja...
VACINAÇÃO: Hospital Santa Cruz participa da campan... O Hospital Santa Cruz  vai ministrar no dia 9 de maio (sábado), das 9h às 17h, a vacina contra a gripe para idosos a partir dos 60 anos, pessoas com d...
BEISEBOL: Atibaia homenageará Claudio Yamada e Rob...   A equipe de Atibaia irá prestar homenagem a dois atletas que estão deixando a categoria adulto. No dia 24 de novembro, por ocasião do jog...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *