LITERATURA: Jo Takahashi lança o livro Izakaya – Por dentro dos botecos Japoneses

 

Você sabe o que é um Izakaya? O trio, o escritor japonês Jo Takahashi, a ilustradora Mika Takahashi e o fotógrafo Tatewaki Nio desvendam deliciosamente o que é um izakaya, no livro Izakaya – Por dentro dos botecos japoneses, da Editora Melhoramentos lançado semana passada, em São Paulo. A obra define e leva o leitor através das belíssimas ilustrações e fotografias aos botecos japoneses, pubs de saquê, barzinhos nipônicos. Traz uma pequena radiografia dos izakaias no Japão e a origem do saquê. O livro também aborda de forma apetitosa os izakayas paulistanos e apresenta as principais receitas de petiscos harmonizados com os melhores saquês.

 

 Sonia Yuki Yamane, Jo Takahashi e Yasmin Yonashiro (Foto: Luci Judice Yizima)

Sonia Yuki Yamane, Jo Takahashi e Yasmin Yonashiro (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, o autor Jo Takahashi comenta como surgiu a ideia de montar um livro sobre os botecos japoneses. “O convite veio do editor e superintendente da Editora Melhoramentos, Breno Lerner, que constatou a presença de izakayas em várias capitais do mundo mas muito pouco em São Paulo”, diz. “Havíamos retornado de Paris, por conta da premiação no Gourmand World Cookbook Award, no início de 2013, eufórico com o resultado que obtivemos com “A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike” e com o entusiasmo em alta, iniciamos o novo projeto rapidamentede”, declara Takahashi.

“Eu não tinha familiaridade com dois assuntos fundamentais no livro: minha frequência a izakayas não era constante, e eu mesmo não sabia muito diferenciar um izakaya de um restaurante. Outro assunto que ainda me considero leigo é o universo do sake. Portanto, para escrever o livro, partimos praticamente do zero, como leigos. O que na prática foi interessante pois foi um processo de descobertas atrás de descoberta”, confessa. “Conhcer os izakayas por dentro exigiu paciência, pois nem todos estão abertos para conversas, muito menos para livros. Divulgação é uma coisa que eles não precisam, já têm uma clientela fiel e o tamanho dos estabelecimentos não permite ampliar o serviço. Logo o desafio de adentrar no mundo izakaya acabou se tornando uma expedição deliciosa, com muitas histórias que contamos no livro”, declara Jo.

“A proposta é mostrar a diferença entre um restaurante tradicional e o estilo izakaya. Além disso, introduzir o leigo, incluindo o próprio autor, ao universo do sake. Para isso, tivemos a imprescindível consultoria de duas talentosas especialistas, Sonia Yuki Yamane e Yasmin Yonashiro. A participação delas no livro foi fundamental para dar um embasamento sólido e seguro sobre o assunto. Queríamos um livro leve e divertido, como é um izakaya. Por isso, incluímos ilustrações e as informações sobre os sakes foram divididos em pequenos “tips” para evitar um aspecto acadêmico ao texto. É um livro para se ler e folhear entre uma dose e outra de sake. Não é um guia também, não damos endereços nem o serviço dos izakayas, porque a proposta é mostrar o dia a dia, a história dos izakayás retratados e que eles sirvam de inspiração para aqueles que querem entrar neste universo, seja como empreendedores, seja como clientes”, conclui Takahashi.

 

Equipe da Editora Melhoramentos com Breno Lerner, Mika Takahashi, Jo Takahashi e Tatewaki Nio (foto: Luci Judice Yizima)

Equipe da Editora Melhoramentos com Breno Lerner, Mika Takahashi, Jo Takahashi e Tatewaki Nio (foto: Luci Judice Yizima)

 

De acordo com o autor, alguns izakayas se recusou a entrar no livro, o que lamennta. Takahashi avisa que o livro não é um rastreamento completo dos izakayas em São Paulo. Ele menciona que alguns realmente ficaram de fora porque os donos não quiseram, e outros abriram depois que já havia editado o livro. Há também os que se auto-denominam izakaya, mas pelo serviço que oferecem, pela ambientação e pela proposta gastronômica não acredita que seria pertinente inclui-los nesta categoria.

(Luci Júdice Yizima)

 

 

 

 

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

DUAS RODAS: Geraldo Alckmin veta projeto de Jooji ... O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vetou o Projeto de Lei nº 71, de 2013, que proibia o trânsito de motocicletas com dois ocupantes - ...
INVESTIMENTOS: JAPONESA HOYA ABRE FÁBRICA DE LENTE... A fabricante japonesa de lentes ópticas Hoya iniciou, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, as operações de seu segundo laboratório no Bra...
23º JAMBOREE: Grupo Caramuru vai apresentar a cult... O Grupo Escoteiro Caramuru embarcou no domingo,(19), para o Japão com “Samba no Pé” e afinadíssimos na bateria para participar do 23º Jamboree Escotei...
INCLUSÃO: SP participa de encontro voltado à acess... Tóquio, a capital do Japão, recebeu entre os dias 17 e 21 de abril, o "Encontro de Especialistas sobre a Construção de uma Sociedade e Desenvolvimento...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *