LITERATURA: Meiry Kamia lança livro “Motivação Sem Truques”

 

Meire Kamia (foto: Luci Judice Yizima)

Meiry Kamia (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Praticar a automotivação nos últimos anos tem sido um desafio para muitas pessoas, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Pensando nisso a psicóloga, ilusionista e consultora organizacional, Meiry Kamia lançou o seu primeiro livro “Motivação Sem Truques” e promoveu uma palestra motivacional ilustrada com mágicas, na noite do dia 17 de setembro, na Livraria da Vila, do JK Iguatemi em São Paulo. Com sugestões diretas, simples e sem truques, a obra ajuda o leitor a potencializar seus pontos positivos e transformar sua visão de mundo referente ao universo do trabalho, deixando o papel de vítima para ser criador de sua própria história em busca de sua realização pessoal e profissional.

 

 

Meire Kamia

Meiry Kamia  (foto: Luci Judice Yizima)

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, a famosa e requisitada palestrante motivacional Meiry Kamia destaca a importância da motivação e mostra ao leitor que é possível encontrar a realização pessoal  através do trabalho. Confira a entrevista.

 

Jornal Nippak: Como surgiu a ideia de montar um livro sobre “Motivação sem Truques”?

Meiry Kamia: A ideia surgiu por conta de duas necessidades: minha e do meu público. Percebi que as pessoas que assistiam minha palestra tinham a necessidade de levar o conteúdo tratado nas palestras para casa, para compartilhar com seus (suas) parceiros (as), filhos, e até mesmo relembrar os conceitos transmitidos. Por conta disso, sempre me questionavam sobre o livro. Por outro lado, eu também tinha necessidade de aprofundar alguns temas, e isso não era possível nas palestras e treinamentos por conta da limitação do tempo, então, a solução era mesmo escrever o livro.

 

Jornal Nippak: De quem foi a ideia?

Meiry Kamia: A ideia de escrever o livro surgiu naturalmente por conta das necessidades acima, e o tema principal “motivação” foi escolhido por ser o tema campeão solicitado pelas empresas para as quais presto serviço. As empresas começaram a perceber que se os funcionários não aprenderem a desenvolver competências emocionais dificilmente conseguirão fazer bom uso das competências técnicas no trabalho e, consequentemente, terão baixo desempenho.

 

Jornal Nippak: Como foi desvendar os segredos da Motivação sem Truques?

Meiry Kamia: Escrever o livro foi um desafio no sentido de atender às necessidades do público alvo do livro. São trabalhadores, pessoas que levantam cedo da cama, enfrentam trânsito, dias corridos, e noites também agitadas, portanto, com pouco tempo para ler, mas que precisam e desejam efetuar mudanças em suas vidas. Por essa razão, fiz um grande esforço para trazer conceitos bastante profundos e abstratos da Psicologia, Filosofia e outras áreas, de forma objetiva, sucinta e com dicas práticas para que os conceitos pudessem ser transformados em comportamentos da forma mais simples possível. Isso não é fácil e acredito ser o grande diferencial do livro.

 

Jornal Nippak: O que mudou nas empresas de antigamente para hoje em dia?

Meiry Kamia: O ambiente empresarial mudou muito com o advento da tecnologia. Com a globalização houve um aumento da concorrência (desde a competição entre os produtos, como também a competição entre funcionários que disputam o mesmo espaço de trabalho), a valorização do capital intelectual (e também o aumento do poder de barganha do funcionário com relação à empresa), o aumento da responsabilidade do funcionário sobre a entrega do seu trabalho, etc, e tudo isso impactou de forma significativa as relações de trabalho em todos os níveis: a relação do funcionário com a empresa; a relação líder-equipe; a relação entre pares (que precisa ser muito mais colaborativa); a relação do funcionário com a própria carreira (gestão de carreira é hoje uma responsabilidade muito mais do funcionário do que da própria empresa); e a própria relação do funcionário com o trabalho que executa. Esse novo paradigma exige do funcionário competências comportamentais específicas tais como: iniciativa, pró-atividade, assertividade, responsabilidade, autoconfiança para assumir riscos e tomar decisões, e, principalmente, capacidade de se automotivar. Nós ainda estamos nos ajustando a esse novo cenário que teve início na década de 90. A revolução tecnológica chegou rápido demais e nós ainda estamos nos ajustando na parte psíquica-comportamental.

 

Jornal Nippak: Por que é tão difícil motivar os profissionais?

Meiry Kamia: Não é difícil. Sabemos que para motivar pessoas não é possível se adotar uma “receita básica”, a empresa tem que criar  meios de incentivo. No entanto, existem meios que podem auxiliar esse processo. O primeiro é a participação nos resultados da empresa. O segundo é o investimento no bem-estar dos funcionários e familiares. Em terceiro viria o treinamento, capacitação dos profissionais. A empresa que adotar esses três quesitos consegue excelentes e significativos resultados.

 

Jornal Nippak: Quais os principais “inimigos da motivação” dentro do ambiente empresarial?

Meiry Kamia: A falta de Foco e a falta de comunicação dentro de uma organização são os principais inimigos da motivação. Os funcionários precisam de feedback desde o primeiro dia, de qual é a missão da empresa, sua razão de existir, seus principais valores e sua visão de futuro. A empresa precisa inspirar seus colaboradores a melhorar e focar suas atividades.

 

Jornal Nippak: Em sua opinião, qual a melhor opção para combater esses “inimigos da motivação”?

Meiry Kamia: Ter um líder que conheça a natureza humana. Saiba se comunicar com todos, conduzindo a equipe para uma meta em comum. A empresa tem que ter um líder inspirador, que turbine sua equipe com entusiasmo sempre.

 

Jornal Nippak: Qual a proposta do livro?

Meiry Kamia: A proposta do livro é mostrar que é possível encontrar a felicidade inclusive no trabalho, e que o poder está nas mãos de quem domina a mente através de técnicas. Com esse domínio, a pessoa deixa de atuar como vítima das circunstâncias e passa a ser criadora da própria realidade. O livro traz diversos subtemas relacionados à motivação, tais como: produtividade, inteligência emocional, crenças limitantes, autossabotagem, autoconfiança, frustrações, luto, entre outros, e está organizado em forma de perguntas e respostas. Essa disposição do livro facilita a leitura, pois torna os capítulos independentes e permite que os leitores possam ler diretamente o que desejam, mesmo que este assunto esteja no final do livro.

 

Jornal Nippak: Qual a importância da área de Recursos Humanos no processo motivacional?

Meiry Kamia: O RH é primordial dentro da empresa. O profissional de RH ajuda o colaborador a se desenvolver, a enxergar quais são as suas potencialidades, as suas habilidades e colocar em prática no seu dia a dia. O mais importante é reconhecer que nem todos são motivados pelas mesmas coisas. As diferenças individuais precisam ser reconhecidas e respeitas nesse processo sutil de motivação.

 

Jornal Nippak: Para finalizar qual o seu próximo projeto?

Meiry Kamia: Meu próximo livro já está a caminho, o tema central será Inteligência Emocional e terá uma estrutura muito diferente do livro “Motivação sem Truques”, com certeza, irá surpreender.

O livro teve o seu pré-lançamento na 23ª Bienal do Livro em São Paulo, editado pela Alta Books, com prefácio de Norton Glabes Labes – presidente da Bradesco Capitalização S.A., o livro é organizado em forma de perguntas e respostas, que  facilita e traz dinamismo à leitura ao longo de suas 160 páginas. A autora em suas palestras utiliza do ilusionismo, um recurso que acelera a compreensão do conteúdo, e traz mais diversão e dinamismo.

 

 

(Luci Júdice Yizima)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIBEIRÃO PRETO: O 5º Ribeirão Preto Anime Fest aco...   O Ribeirão Preto Anime Fest é um evento multi-temático de Ribeirão Preto dedicado à temas voltados ao universo jovem e Pop. Animação Japones...
ANDRADINA: TAMIKO VISITA CRIAÇÃO DE PIRARUCU E APL... A prefeita de Andradina (SP), Tamiko Inoue (PcdoB), visitou no último dia 28, um projeto de criação do peixe amazônico, pirarucu, e conheceu o manejo ...
CIDADES/MOGI DAS CRUZES: Bertaiolli assina convêni... O prefeito de Mogi das Cruzes (SP), Marco Bertaiolli assinou em abril, o protocolo de intenções entre o município, a Agência de Cooperação Internacion...
JAPÃO: Aumenta o número de brasileiros em Fukui po... FUKUI (IPC Digital) -  O governo da província de Fukui anunciou o número de residentes estrangeiros em 18 deste mês. Depois de 9 anos é a primeira vez...

One Comment

  1. Conheci a Meyre no programa da Dalcides na TV Rede Vida e adorei sua entrevista a primeira
    vez foi quando ela entregou uma garrafa de presente para o Dalcides e vez ela desaparecer.
    Gostaria de adquirir o seu livro lançado em setembro, motivação sem truques para fazer um

    presente para minha nora, que também é psicológa mais faz serviços de recursos humanos.

    Parabéns por suas entrevistas abraços, janny Toscano SC

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *