LITERATURA: Objetiva lança 1Q84, de Haruki Murakami

 

Considerada a obra mais ambiciosa de Haruki Murakami, 1Q84 (Editora Objetiva, 432 páginas, R$ 49, 90), já está à venda nas principais livrarias do país. O livro esteve no topo das listas de mais vendidos no mundo inteiro e, só no Japão, ultrapassou a marca de 4 milhões de exemplares vendidos. Dividido em três partes, o romance foi muito elogiado pela crítica e considerado um dos melhores livros de 2011 tanto pelo New York Times quanto pelo Washington Post.

Assumidamente inspirado na obra-prima de George Orwell, o título se situa no ano de 1984. No primeiro volume, Murakami apresenta Aomame, uma mulher que esconde a profissão de assassina. Em uma tarde no início de abril, ela está parada num táxi, em meio ao trânsito de uma via expressa de Tóquio. Temendo não chegar a tempo de resolver uma pendência no bairro de Shibuya, ela se vê diante de uma opção inusitada proposta pelo motorista: descer do veículo e seguir por uma escada de emergência em plena avenida.

Apesar de um estranho aviso do taxista, que diz que as coisas à volta dela se tornarão estranhas ao fazer algo tão incomum, Aomame segue a sugestão inicial. Após descer a escada de emergência e seguir seu caminho, ela repara aos poucos que certos aspectos da realidade se tornaram diferentes: por exemplo, as armas utilizadas pelos policiais não são mais pistolas e as manchetes nos jornais são completamente distintas em relação às que ela havia lido nos últimos dias.

1Q84, de Haruki Murakami

Em paralelo à trama de Aomame, o professor de matemática e aspirante a escritor Tengo se envolve em um misterioso projeto de refazer um romance escrito por uma menina de 17 anos. Apesar do receio em assumir o papel de escritor fantasma de Crisálida no ar, um livro fantasioso e enigmático mas cheio de pequenos defeitos, ele se convence a realizar a tarefa. Mas, para isso, deve conhecer antes a autora, uma estranha jovem chamada Fukaeri.

À medida em que as histórias vão se alternando, Aomame continua a perceber diferenças sutis na realidade. Ela se dá conta que, ao descer a escada de emergência da via expressa, passou de alguma forma a habitar um mundo discretamente distinto – que acaba batizando de 1Q84. Já Tengo, aos poucos, passa a reparar em estranhas semelhanças entre a ficção fantasiosa de Fukaeri e a realidade, além de perceber que parece correr algum tipo de perigo quando se vê envolvido com uma misteriosa seita. De forma alternada, Murakami narra duas histórias que aos poucos convergem.

O autor afirma que a inspiração para escrever este e outros sucessos de público e crítica vem da observação da realidade. 1Q84 faz jus ao gênio de Murakami, entrelaçando as histórias e os dramas de Aomame e Tengo, além das estranhas distorções que vão se infiltrando em suas vidas. Ele mescla suspense e distopia numa saga pós-moderna, com mundos paralelos, assassinatos e estranhas seitas. Ao final, o autor constrói uma trilogia que fala de amor, abandono e mistérios que desafiam os limites do real.

 

FICHA TÉCNICA

1Q84, de Haruki Murakami

Tradução: Lica Hashimoto

Ficção

ISBN: 9788579621802

Formato: 15 x 23

432 páginas

Preço: R$ 49,90

Informações: www.objetiva.com.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LÍNGUA JAPONESA: Simpósio Internacional começa nes... Em comemoração aos 120 anos de amizade entre Japão e Brasil, acontece de 10 a 13 deste mês, na Casa de Cultura Japonesa da USP (Universidade de São Pa...
COMUNIDADE: Comissão Organizadora adia o 10º Nikke... A Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, que seria realizado nos dias 23 e 24 deste mês, no Centro de Eventos Pró Magno, no bairro da Casa Verde...
CONCERTO: Irmãs Yamamoto apresentam duo pianístico...   Um dos mais premiados duos pianísticos da atualidade abre, no domingo, dia 27 de abril, a série Música de Câmara 2014, da Sociedade de Cultu...
LANÇAMENTO: LIVRO CONTA HISTÓRIA DE HIROO ONODA, O... Acontece nesta sexta-feira (18), às 19 horas, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o lançamento do livro “Sem rendição”. Publ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *