LITERATURA: Prêmio Literário Nikkei 2014 terá homenagens especiais

A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizado no sábado (22),  a Cerimônia de Outorga do Prêmio Literário Nikkei 2014. Desta feita, serão premiadas as publicações de poema haiku (em japonês) e haicai (em português), além de mangá. Haverá ainda homenagens especiais a Maurício Crespo e Mitsuko Kawai (in memoriam).

 

Coleção Estação Haicai, de Neide Portugal (foto: divulgação)

Coleção Estação Haicai, de Neide Portugal (foto: divulgação)

 

Nesta edição do evento, a subcomissão de língua japonesa selecionou como premiado o livro Kuroshiokukai, do grupo de haiku Goudou Kushu, obra que foi organizada por Yuki Hirota.

Esta subcomissão prestará uma Homenagem Especial a Maurício Perlingeiro Crespo, um carioca que desenvolveu intensas atividades na área literária e editorial no Japão, para onde se mudou em 1962 (só retornou ao Brasil em 2004).

Já o Prêmio Bunkyo de Literatura em Língua Portuguesa será outorgado para a Coleção Estação Haicai, de Neide Portugal, que é composta pelos volumes Folha que Cai, Chão de Folhas, Vida que Segue. Também, ao livro A Lâmpada e as Estrelas, coletânea de haicais, organizada por José Marins.

Para a obra em português Canção do Andarilho – Haicais, organizada por Mahelen Madureira, será concedido um Prêmio de Incentivo à Criação Poética.

O Prêmio Especial vai para a escritora Mitsuko Kawai (in memoriam) pelo conjunto de sua obra literária. Mitsuko Kawai foi uma tradutora (do português para o japonês) pioneira ao ingressar no Diário Nippak e depois no São Paulo Shimbun e se tornar a primeira voz feminina nikkei na área.

Já o Prêmio Literário de Mangá será outorgado às obras Pequenos Heróis Lendários, Uma Pequena História, de Henrique Santos Ribeiro; Houseki Saga, de Roberto Fernandes de Oliveira e  Yume wo Kaitekuyo, de Claudia M M M.

(Fonte: Site do Bunkyo)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *