LITERATURA: Sob o Signo do Sol Levante será lançado na próxima segunda-feira

Acontece nesta segunda-feira (23), a partir das 19 horas, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, o lançamento do livro “Sob o Signo do Sol Levante – Uma História da Imigração Japonesa no Brasil” – Volume I (1908-1941), de autoria de Shozo Motoyama. Trata-se de uma promoção conjunta da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social.

A obra, com 390 páginas, apresenta a história da imigração como parte de um período de grandes transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil e no mundo. E o faz por uma ótica inusitada e, em vários episódios, fascinante, o que a distingue de outros livros sobre o tema lançados nos últimos anos.

Capa do livro Sob o Signo do Sol Levante (divulgação)

O livro ainda homenageia os artistas plásticos japoneses ou de origem japonesa que contribuíram para a construção da imagem dos imigrantes nipônicos e de seus descendentes perante a sociedade brasileira, sendo que a capa é ilustrada por um quadro de Tomoo Handa.

Além disso, obras de Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Yutaka Toyota, Tikashi Fukushima, Kazuo Wakabayashi, Jorge Mori e Yoshiya Takaoka, acompanhadas do perfil biográfico do autor, abrem os capítulos do livro e fotos de personalidades citadas no texto também ilustram a obra. A apresentação do livro é de Jorge J. Okubaro e Kazuo Watanabe e o prefácio é assinado por Sedi Hirano.

“Não é uma obra que retrata a comunidade nikkei no centenário, mas a história da imigração japonesa num contexto mundial”, explica o presidente do Instituto, Roberto Nishio, acrescentando que os mil exemplares serão distribuídos gratuitamente para as principais bibliotecas do país.

Segundo Nishio, a publicação se diferencia de outras do gênero justamente por abordar aspectos da imigração ainda não citados em outras obras. “O autor não foge de temas polêmicos e traz à discussão os políticos brasileiros que erma contrários ao processo imigratório”, diz Nishio, para quem a própria cronologia apresentada no livro, que mereceu um capítulo à parte com 112 páginas, por si só já serviria como referência. nA versão foi aumentada por pesquisadores do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros do trabalho original de Tomoo Handa.

 

Segundo Nishio, “Sob o Signo do Sol Levante” faz parte de um conjunto de obras que a Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e o Instituto Brasil-Japão estão organizando sob o título geral de “100 Anos de História da Imigração Japonesa no Brasil”.

O próximo volume, também de autoria de Shozo Motoyama, abordará a história da imigração japonesa de 1941 até os dias atuais e ainda não tem data para ser lançado. Faz parte desse conjunto o livro lançado no ano passado com o título “Centenário: Contribuição da Imigração Japonesa para o Brasil Moderno e Multicultural”, resultado do simpósio “Avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”, realizado em 2009, com a participação de pesquisadores, professores universitários, jornalistas e profissionais de outras formações. Este último estará a cargo do advogado e membro do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Tuyoci Ohara.

(Aldo Shiguti)

 

Serviço

Lançamento: “Sob o Signo do Sol Levante – Uma História da Imigração Japonesa no Brasil – Volume I (1908-1941)”, de Shozo Motoyama, 390 páginas, coedição do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e da Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas.

Data e horário: 23 de abril de 2012, segunda-feira, às 19h

Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Rua São Joaquim, 381 – 9º andar – Liberdade – São Paulo – SP

(próx. Estação São Joaquim do Metrô)

Informações: (11) 3209-3875, com Marta Sunakozawa

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ-DANCE NIKKEY CULTURAL Pioneiro nessa atividade cujo objetivo é de proporcionar um ambiente familiar onde os freqüentadores cantam suas músicas preferidas e dançam ritmos co...
COMUNIDADE: Ex-cônsul em SP e atual embaixador do ... O ex-cônsul geral do Japão em São Paulo e atualmente embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima, esteve no Brasil no mês passado quando se r...
NIPPAK JOVEM: Rodrigo Rossi regravará “SOLDI...   RIO DE JANEIRO, RJ – 03 de Maio, 2013 – Yama-B, cantor japonês conhecido por ter sido frontman da banda nipônica de heavy metal Galneryus, p...
TÊNIS DE MESA: Clube Ipê e Liga Nipo-Brasileira ba... Com cerca de 650 atletas inscritos, a Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa consolidou-se neste final de semana (19 e 20) como o maior evento promoved...

One Comment

  1. Onde comprar esse livro??

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *