LONDRINA: Câmara de Vereadores de Londrina homenageia Yasuhiko Aoki

No último dia 9, a Câmara de Vereadores de Londrina (PR) foi palco da recepção oficial à comitiva de empresários de Nishinomiya (Japão), cidade irmã de Londrina, que participou das comemorações relativas ao aniversário de 80 anos da cidade. O grupo retribuiu convite do presidente do Legislativo Rony Alves (PTB) e do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que em março deste ano visitaram Nishinomiya durante a programação da 41ª Missão Econômica Brasil-Japão.

 

O homenageado Yasuhiko Aoki entre os vereadores Mario Takahashi e Roberto Kanashiro (foto: divulgação)

O homenageado Yasuhiko Aoki entre os vereadores Mario Takahashi e Roberto Kanashiro (foto: divulgação)

 

À frente da comitiva, o empresário e presidente da Associação de Amizade Nishinomiya- Londrina Yasuhiko Aoki, acompanhado do deputado distrital de Hyogo, Eiji Imanishi e dos empresários Yohsuke Kotake e Masahiro Matsuoka, demonstraram muita admiração por Londrina. Depois pousarem para fotos em frente à Galeria das Cidades Irmãs, instalada no saguão da Câmara de Vereadores e da tradicional troca de presentes, participaram de cerimônia dirigida pelo presidente do Legislativo, Rony Alves (PTB).

O primeiro a ocupar a tribuna foi o deputado Eiji Imanishi para dizer que a comitiva composta por sete pessoas viajou para saudar os londrinenses e reafirmar que o convênio de amizade e cooperação está cada dia mais fortalecido entre as duas cidades.

Na sequencia, o vice-prefeito Guto Bellusci (PSD), disse que a visita do grupo é prova da importância dos japoneses na construção da história da cidade. “Estive no Japão este ano e acho que devemos nos espelhar muito naquele país. Por isso desejo que ao lado da amizade cresçam os negócios entre o Norte do Paraná, Londrina e o Japão”, discursou o vice-prefeito.

Antes que o chefe da comitiva japonesa pudesse se pronunciar, coube ao vereador londrinense Roberto Kanashiro (PSDB) contar um pouco da história do empresário Yasuhiko Aoki, um dos principais idealizadores do convênio de irmandade entre Londrina e Nishinomiya, criado por meio da Lei n° 2.680 em 1976 e assinado no ano seguinte, em 1977. “É uma história de amizade, respeito e admiração entre os povos das duas cidades, promovida por pessoas como Yasuhiko Aoki. Nestes 38 anos ele já fez mais de 50 viagens a Londrina e ao Brasil”, lembrou Kanashiro que ao lado do vereador Mario Takahashi (PV), aproveitou a visita da comitiva para entregar ao empresário do Diploma de Reconhecimento Público.

 

Amigos – Familiarizado com o Brasil e principalmente com Londrina, cidade que conheceu na década de 70, quando montou o restaurante San Remo às margens do lago Igapó 1, o empresário não poupou elogios aos londrinenses. “O meu maior tesouro são vocês, meus amigos”, dirigindo-se aos vereadores como representantes da população.

“É por isso que frequento Londrina há 37 anos e tenho aqui muito amigos. A partir de agora, enquanto eu viver instruirei as pessoas jovens para que conheçam Londrina, cidade maravilhosa que contribui para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, disse Aoki, que nasceu em Nishinomiya em 1938, cidade onde concluiu o curso de Economia pela Universidade Kwansei Gakuin.

Descendente de umatradicional família do ramo de restaurantes e hotelaria se interessou pelo Brasil na década de 70. Depois depois de montar o Restaurante San Remo em Londrina, no mesmo período, criou o Restaurante Tsubaki, instalado no interior do prédio Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP) e instalou, ainda na capital paulista, o Restaurante Tora, em frente ao Hotel Maksoud Plaza. Posteriormente transferiu seus negócios para o Japão para atuar no ramo hoteleiro na sua cidade natal.

Desde a assinatura do convênio de cidades irmãs, Yasuhiko Aoki já fez mais de 50 viagens ao Brasil e a Londrina.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ANO NOVO... A Associação 21 Tomates Fritos realiza neste fim de semana (28 e 29), no Bairro Oriental, a 12ª edição do Ano Novo Chinês. Na China, é considerado o f...
LITERATURA: Ensaio investiga motivações da morte d... A Editora Estação Liberdade lança o ensaio de Marguerite Yourcenar (1903-1987), Mishima ou a visão do vazio, em que a autora belga tenta iluminar ...
MOGI DAS CRUZES: Festa do Akimatsuri conta com apo... No último dia 18, a Comissão Organizadora do Akimatsuri – Festa de Outono – recebeu oficialmente, das mãos do prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertai...
CIDADES/CURITIBA: Programa com a Jica traz novas t...   A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) iniciaram na semana passada, em Curiti...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *