LONDRINA: LONDRINA SEDIA COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DE AMIZADE BRASIL-JAPÃO

Serão três dias de festa, com atrações para toda a família; evento começa na sexta-feira (9) e contará com estandes, restaurantes e intensa programação cultural

 

O Parque de Exposição Ney Braga, em Londrina, será a sede do III Japan Fest Cultural do Paraná, que reunirá toda a comunidade japonesa do estado para comemorar os 120 anos de Relações Diplomáticas entre Brasil e Japão. A festa, promovida pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e suas 56 entidades filiadas, será realizada neste fim de semana, com a abertura prevista para sexta-feira (9) e término no domingo (11).

O evento também celebra o centenário da colonização japonesa no Paraná e os 45 anos de Irmandade entre o estado e a Província de Hyogo. “Este evento vai celebrar uma amizade firmada entre os dois países no ano de 1895. A assinatura desse tratado facilitou a imigração japonesa para o Brasil e hoje somos a maior colônia de japoneses fora do Japão. Com as notícias de que o Paraná era muito produtivo, muitos fazendeiros vieram para cá e por consequência os japoneses, então também celebramos os 100 anos da colonização japonesa no Paraná, uma colonização que começou forte na região de Cambará e depois se estendeu até Foz do Iguaçu”, explica o coordenador geral da festa, Luiz Kuromoto.

 

Serão três dias de festa, com atrações para toda a família (Foto: divulgação)

Serão três dias de festa, com atrações para toda a família (Foto: divulgação)

 

Gastronomia e Concurso de Oratória

Serão três dias de festa, com atrações para toda a família. O evento contará também com uma ampla área comercial com mais de vinte estandes comerciais, além de quatro restaurantes de comida japonesa, mais food trucks, barracas de comida, área cultural com mostras de quadros, fotos e cerimônia do chá. A entrada para o III Japan Fest é gratuita, com estacionamento a R$ 10,00.

O festival chega à sua 3ª edição aproveitando o feriadão de Dia das Crianças para reunir toda a comunidade nipônica do Norte do Paraná. A festa atrai comitivas de várias regiões, sendo que a mais distante é a do Paraguai, formada por alunos e professores que participarão do 6° Concurso de Oratória Infantil Japonesa, onde se avalia a qualidade da oratória e o nível dos participantes.

“O concurso de oratória será realizado no sábado (10) e é um dos destaques do Japan Fest. Teremos 74 participantes com idades entre 09 e 16 anos de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, e também do Paraguai. Esse evento acontece das 8h às 16h”, conta Luiz Kuromoto.

 

33° Festival Gueinosai do Paraná

O III Japan Fest terá uma intensa programação cultural, com apresentação de Bon Odori e Matsuri Dance, Karaokê, shows musicais, taikô, Cosplays, entre outros. Um dos destaques será a 33ª edição do Festival Gueinosai do Paraná. A mostra de arte folclórica japonesa acontece no domingo (11) a partir das 9h, e contará com apresentações de danças e músicas típicas com os mais bem classificados nas regionais do estado do Paraná. A programação do Gueinosai terá mais de 40 atrações com artistas de Londrina, Rolândia, Paranavaí, Maringá, Curitiba e Assaí.

 

Ponto de encontro

As festas promovidas pela Aliança Cultural Brasil-Japão em todo o Paraná têm o objetivo de celebrar a cultura nipônica e manter viva as tradições milenares, trazidas pelos imigrantes que deixaram a terra natal para se aventurar no Brasil.

“A Aliança é uma federação que conta com mais de 50 filiadas em todo o estado. O Japan Fest é uma oportunidade de divulgar a arte, a cultura japonesa, e ainda, um espaço para saborear os deliciosos pratos típicos do Japão”, reforça o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Ricardo Origassa.

 

III Japan Fest Cultural do Paraná

Quando: de sexta-feira (9) a domingo (11)

Onde: Parque Ney Braga

Horário: Sexta: 18h às 22h

                Sábado: 10h às 22h

                Domingo: 10h às 22h

Entrada: Gratuita

Estacionamento: R$ 10,00

Outras informações:

Luiz Kuromoto (Coordenador Geral): 9937 9119

Ricardo Origassa (Presidente Aliança): 9133 1526

 

 

japan fest

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *