MANAUS/AM: Semana da cultura japonesa é promovida pelo Consulado Geral do Japão em Manaus

 

A cultura japonesa é reverenciada no mundo inteiro, tanto pela culinária, quanto pelas vertentes populares, que não se resumem somente a animes, mangás e cosplayers. E, para divulgar outros aspectos da cultura nipônica, o Consulado Geral do Japão em Manaus promove a Semana da Cultura Japonesa 2013, entre os dias 21 a 31 deste mês.

 

 

De acordo com o vice-cônsul  Hiroaki Aizawa, a semana é uma forma de difundir a cultura de seu país. “A semana cultural é um evento que acontece todos os anos. Realizamos o evento para distribuir a cultura japonesa para o povo amazonense, e todas as atividades são gratuitas”, disse.

De acordo com Aizawa, a cultura japonesa é muito bem recebida pelos amazonenses. “Percebemos que os brasileiros abraçam a cultura do Japão cada vez mais, não só com os mangás, animes e cosplays, mas também com outros aspectos”, reforçou. A semana cultural é um evento que já está no calendário do consulado, mas por problemas políticos na Terra do Sol Nascente, a atividade não aconteceu no ano passado. “E, como ainda tínhamos o orçamento de 2012, vamos aproveitar para fazer o evento que é pedido por muita gente”, informou. As inscrições estão sendo realizadas na sede do Consulado Geral do Japão em Manaus e, para participar, basta apresentar o RG.

 

Workshops

As oficinas (ver box) serão ministrados por gente que entende de verdade do assunto – alguns mestres  até são nascidos no Japão. A oficina de culinária japonesa será ministrada pelo chef do próprio consulado, e acontecerá no Senac, localizado no Centro. Quem comparecer ao curso vai aprender alguns truques utilizados na cozinha oriental para preparar pratos como sushis, sashimis, temakis e outras delícias.

A semana cultural conta, ainda, com a Exposição de Calendários, que acontece nos dias 16 e 23, na Nipaku (rua Terezina, 95, Adrianópolis), com sorteio no último dia.

A famosa Cerimônia de Chá vai ser demonstrada também no dia 23, em dois horários: às 17h e às 19h, com degustação de chás e doces para os participantes que queiram aprender a apreciar o matchá. O workshop de Taiko, o tambor japonês, acontece nos dias 29, 30 e 31, em diversos horários. Para mais informações, basta ligar para o número (92) 3232-2000.

 

Saiba mais

As inscrições  para  as oficinas promovidas pelo Consulado do Japão são gratuitas, mas o número de vagas é limitado. Quem tiver interesse em participar deve ir até o consulado, que fica na rua Fortaleza, 416, Adrianópolis, até o dia 20, das 8h ao meio-dia, e de 13h30 às 17h30. O telefone para informações é (92) 3232-2000.

 

Não perca

Culinária japonesa

O chef do Consulado do Japão vai ensinar a preparar os mais deliciosos pratos da cozinha nipônica. 10 vagas.

Quando: Dia 21, das 16h30 às  18h30

Onde: SENAC, rua Saldanha Marinho, 410, Centro

 

Origami

A arte da dobradura em papel. 20 vagas.

Quando: Dia 23, de 8h às 10h

 

Igo

Jogo de estratégia. Sem limite de vagas.

Quando: Dia 23, das 15h às  17h30

 

 Ikebana

Arte de arranjos florais. 15 vagas.

Quando: Dia 24, das 10h ao meio-dia; e das 14h às 16h

 

Furoshiki

Arte embrulho com pano quadrado

Quando: Dia 30, das 14h às 16h; dia 31, das 10h ao meio-dia

Onde: Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku), rua Terezina, 95, Adrianópolis

 

 

Fonte: A Crítica.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BRAZILIAN DAY – JAPAN: Paula Lima é destaque... A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) realiza neste fim de semana (16 e 17), no Parque Yoyogi, em Tóquio, a 11ª do Festival Brasil em Tóquio...
SÃO PAULO: PROJETO QUE OBRIGA INSTALAÇÃO DE FAIXAS... A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda votação, o  Projeto de Lei 46/2015, de autoria do vereador George Hato (PMDB), que obriga a instal...
MARÍLIA: Japan Fest acontece de 20 a 23 de abril; ... Uma das principais atrações da abertura do Japan Fest de Marília, que este ano chega a sua 15ª edição, será o tradicional concurso Miss Nikkey 2017. D...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *