MARINGÁ: Parque do Japão recebe Akiko Sakurai em comemoração aos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão

No último dia 23 foi realizado no salão de eventos do Parque do Japão, um jantar beneficente com a apresentação da cantora e instrumentista de “Satsuma Biwa”, Akiko Sakurai.

O evento fez parte das comemorações iniciadas neste ano em todo o Brasil e Japão, dos 120 anos do tratado de amizade, comércio e navegação entre os países e foi admitido como o primeiro evento oficial das comemorações no Paraná.

 

Evento fez parte das comemorações dos 120 Anos do Tratado (Foto: divulgação)

Evento fez parte das comemorações dos 120 Anos do Tratado (Foto: divulgação)

 

Com a missão de divulgar a cultura japonesa, Akiko Sakurai apresentou em suas músicas parte da história do Japão. Uma delas foi o conto dos Heikes, uma batalha entre clãs pelo domínio do Japão no final do século XII.

Durante o concerto, com a ajuda de um tradutor, a cantora explicou para o público a origem do Biwa, um instrumento de cordas japonês que chegou de oeste da Ásia ao páis do sol nescente há cerca de 1.300 anos.

Akiko Sakurai frisou a importância de fazer parte de um evento mundial em celebração à amizade entre Brasil e Japão e de levar a conhecimento por todos os lugares que passa, o Biwa, um instrumento pouco conhecido no Brasil. “Me sinto honrada em apresentar esse instrumento e, é uma grande satisfação em fazer parte dessa comemoração.” Comenta.

Para o presidente do Parque do Japão, Eduardo Temiziro Suzuki, o evento superou as expectativas. “Foi um ótimo espetáculo que marcou as festividades dos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão”, diz.

A gerente geral do Parque do Japão, Mary Cristina Yoshii Fugou, agradeceu o apoio dos colaboradores e disse que a apresentação única no Paraná de Akiko Sakurai é um reconhecimento ao Parque do Japão como uma opção cultural. “Temos em nossa região um vínculo importante da cultura japonesa com a comunidade local. Com o sucesso do evento mais uma vez percebemos o interesse do público em geral em conhecer a cultura e parte da história japonesa”, disse.

O evento foi aberto ao público e recebeu cerca de 500 pessoas, dentre elas estiveram presentes muitas autoridades e representantes de entidades tais como prefeito de Maringá, Carlos Pupin, deputado federal, Luiz Nishimori e cônsul geral do Japão em Curitiba, Takahiro Iwato.

 

Shinnenkai – Akiko Sakurai chegou ao Brasil em 15 de janeiro. Ela passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá (PR) e seguiu para Brasília onde se apresentou na  residência oficial do Embaixador do Japão, Kunio Umeda,  marcando o início do ano novo e das comemorações dos 120 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão, para muitas autoridades.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: 10ª Festa do Ano Novo Chinês deve... Considerada a maior festa do calendário chinês, o Ano Novo Chinês é comemorado entre janeiro e março, já que como os orientais se baseiam no calendári...
BRASIL-JAPÃO: Primeiro-ministro do Japão destaca p...   A presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disseram hoje (1º), após reunião no Palácio do Planalto, que pretende...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Mausoléu do diplomata Tarama...   Tetsuonosuke foi cônsul em Bauru, aposentado-se em 1929.  Chegou ao Brasil em 1914, exercendo inicialmente o mesmo cargoem Ribeirão Preto.Em...
NESTE FIM DE SEMANA: 2º LIBERDADE JAPAN FESTIVAL É... Quem estiver no Bairro Oriental neste fim de semana (28 e 29) para conferir as atrações do Ano Novo Chinês, que acontece na Praça da Liberdade e imedi...

One Comment

  1. Ficamos encantados com a talentosa e simpática AKIKO SAKURAI SAN quando se apresentou no Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco Brasil e Centro Cultural Justiça Federal!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *