MARINGÁ/PR: Flávio Arns recebe comitiva japonesa de Kakogawa

 

O governador em exercício Flávio Arns recebeu nesta segunda-feira (13/05), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva japonesa de Kakogawa, da província de Hyogo, cidade coirmã de Maringá, na região Noroeste do Paraná. O grupo, liderado pelo prefeito Shoichi Tarumoto, está no Paraná para comemorar os 40 anos de irmandade entre as cidades.

 

O governador em exercício Flávio Arns recebeu nesta segunda-feira (13/05), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva japonesa de Kakogawa, da província de Hyogo, cidade coirmã de Maringá, (Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

 

 

Maringá, que completou 66 anos na última sexta-feira (10), abriga muitos imigrantes e descendentes de japoneses. É considerada a segunda maior colônia nipônica do Paraná, concentrando cerca de 15 mil japoneses e descendentes, que começaram a chegar na cidade na década de 1930.

“O Paraná é conhecido como o Estado de todas as gentes. Os laços de amizade, respeito e colaboração, entre o Brasil e o Japão nos enriquece e nos engrandece. Queremos que se fortaleça cada vez mais”, disse Flávio Arns, ao transmitir à comitiva os cumprimentos do governador Beto Richa, que está na Europa em uma missão empresarial.

 

O governador em exercício, Flávio Arns, recebe o prefeito da cidade de Kakogawa, no Japão, Shoichi Tarumoto. Participam da reunião, o secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi; o deputado federal, Luiz Nishimori; o deputado estadual, Teruo Kato; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshui Uchiyama; vereadores e convidados de Kakogawa (Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

 

O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, disse que a coirmandade é importante para a cultura dos povos e que será fortalecida. “É uma cooperação técnica, econômica e cultural. Uma troca de experiências com intercâmbio de comitivas”, disse ele. A vice-cônsul do Japão em Curitiba, Nana Kawamoto, participou do encontro.

“É uma relação de mais de 40 anos e que já deixa um legado para os jovens que continuam mantendo a cooperação entre as cidades”, disse o presidente da Associação de Intercâmbio Internacional de Maringá, Shiniti Ueta.

 

O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, disse que a coirmandade é importante para a cultura dos povos e que será fortalecida (Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

 

COMEMORAÇÕES – As comemorações de 40 anos de irmandade entre as cidades aconteceram nos dias 11 e 12, em Maringá. A comitiva visitou o Centro Kakogawa-Maringá de Línguas Estrangeiras, escola que oferta cursos de japonês e inglês mantida pela Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e que conta com o apoio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e da cidade de Kakogawa.

 

As comemorações de 40 anos de irmandade entre as cidades aconteceram nos dias 11 e 12, em Maringá  (Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

 

O grupo participou da inauguração do memorial 40 anos Acema. O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, recebeu da Câmara de Vereadores de Maringá o título de cidadão benemérito.

Também participam da reunião, o secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi; o deputado federal, Luiz Nishimori; o deputado estadual, Teruo Kato; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshui Uchiyama; vereadores e convidados de Kakogawa.

 

O grupo participou da inauguração do memorial 40 anos Acema. O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, recebeu da Câmara de Vereadores de Maringá o título de cidadão benemérito. (Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

 

Fonte: Governo do Paraná

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TRADIÇÃO: Associação Inoshishi realiza 31º Encontr... Usualmente os japoneses que se encontram pela primeira vez, fazem as clássicas perguntas: Qual é o seu signo da astrologia oriental? Qual é a sua prov...
1º PAELLA BENEFICENTE – CMK Onde: Associação Cultural e Esportiva Saúde (Rua Diogo Freire 307 - atrás da Loja Nippon da Avenida Cursino) Dia 12/04/2015 Horário: 13h às 16h ...
ESPECIAL/18º FESTIVAL DO JAPÃO: 18º Festival do Ja... Realizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), o tradicional Festival do Japão, que já faz parte do Calendário Tu...
NIPPAK JOVEM: Ribeirão Preto agita a cidade neste ...   O Ribeirão Preto Anime Fest é um evento que reúne o universo dos quadrinhos, desenhos animados, cultura oriental e temas relacionados à ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *