MATINAIS: BANDA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Marcos Sadao Shirakawa – Regente
Marcos Pedroso – Saxofone
Milton Vito – Saxofone
Ramiro Marques – Saxofone
Ederson Marques – Saxofone
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes 16, Estação Luz)

Dia 21/02/2016

Horário: 11h

Ingressos: Gratuito – Ingressos disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa. A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$2,00 (por ingresso).

Informações: 11/3223-3966. Devido à grande procura recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos.

 


 

Maestro Marcos Sadao Shirakawa fala sobre os 25 anos da Banda Sinfônica

Marcos Sadao Shirakawa (Foto: http://www.bandasinfonica.org.br)

Marcos Sadao Shirakawa (Foto: http://www.bandasinfonica.org.br)

Em 1989, o trombonista Marcos Sadao Shirakawa foi um dos músicos aprovados para a primeira formação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Como músico, Shirakawa se aprimorou tocando vários concertos importantes e, principalmente, conhecendo novos repertórios para Banda durante 16 anos. Em 2009, tornou-se regente assistente e, desde 2010, assumiu o cargo de diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica. “É um sonho poder contribuir com a história e o crescimento da Banda do Estado, considerada uma das melhores da América Latina e do mundo”, comenta o maestro.

Em outubro de 2014, a Banda comemorou o aniversário de seus 25 anos! Confira entrevista com três dos maestros que estiveram à frente do grupo: Marcos Sadao Shirakawa, Roberto Farias (fundador da Banda) e Abel Rocha.

 

 

Marcos Sadao Shirakawa

 

Para você, quais os principais acontecimentos dessa trajetória?
O grande marco da Banda foi sua profissionalização em 1989, depois o reconhecimento internacional com a participação na Conferência da Wasbe (World Associaton Symphonic Band and Ensebles), na Áustria. Em termos musicais, tivemos vários concertos muito importantes com regentes, solistas e grupos eruditos e populares, mostrando toda a versatilidade de uma Banda Sinfônica.

 

Uma das missões da Banda, desde seu surgimento, é aumentar o repertório para este tipo de formação. Como você avalia esta produção?
A produção de um novo repertório para banda, principalmente de compositores brasileiros, está indo muito bem. Cresce a cada ano o interesse de novos compositores e temos conseguido levar essas composições para o exterior. E, neste ano, que esta sendo um ano de comemorações, fizemos a estreia de nove composições de brasileiros, argentino e venezuelanos. No concerto de 23 de novembro, teremos a estreia mundial de uma composição de André Mehmari, batizada de Variações em Guarani para Banda Sinfônica.

 

Para você, qual a importância da Banda como referência para Bandas Sinfônicas de outras cidades?
Podemos dizer que a Banda Sinfônica do Estado é a única profissional no Brasil, o que aumenta a nossa responsabilidade, pois, como referência, temos que apresentar o melhor em termos de repertório e novidades nos espetáculos. Muitos músicos que atuam em outras bandas têm como objetivo tocar com a gente.

 

Quais as perspectivas para os próximos 25 anos?
Queremos continuar contribuindo com a literatura musical, com a formação de novas bandas profissionais e aumentar a importância da Banda Sinfônica na história da música, porque essa formação completa só existe a menos de um século.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: Paulistão deve reunir cerca de 600 cantor... A maior festa do karaokê  paulista já tem data e local marcados. Trata-se do Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo,mais conhecido como “Paulistão...
TOKI NO KODAMA: ÚLTIMOS INGRESSOS À VENDA PARA APR... Para celebrar os 15 anos do Grupo Requios Gueinou Doukou Kai Eisá Taiko e 20 do Tamagusuku Ryu Kotaro Kai Omine Hatsue Ryubu Dojo, o Requios Gueinou D...
EXPOSIÇÃO: Metrô Clínicas mantém a exposição “Inst...   A artista plástica nikkei, Marli Takeda expõe na Estação Clínicas do Metrô, até 31 de agosto, a “Instalação Dragão”. A mostra é um desenvolv...
SOCIAL: 14º OKINAWA FESTIVAL 14º OKINAWA FESTIVAL - Realizado pela Associação Okinawa Vila Carrão nos dias 6 e 7, no CEE Vicente Ítalo Feola (zona Leste da Capital), o Okinawa Fes...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *