MATO GROSSO DO SUL: Sobá é eleito o prato típico de Campo Grande

O sobá foi escolhido o prato típico de Campo Grande (MS). O resultado do concurso lançado no dia 21 de outubro pela prefeitura municipal, foi anunciado no último dia 28. No total foram 15 mil votos  e segundo a organização do concurso, o prato da culinária japonesa obteve 41% dos votos contra 32% do espetinho e 27% dos que votaram no arroz carreteiro (27%).

 

Patrimônio cultural imaterial, sobá é eleito o prato típico de Campo Grande. Foto: Silvio Mori

 

Segundo a secretária de turismo do município, Nilde Bruna, a participação da sociedade foi muito importante e o resultado  é “o retrato fiel da vontade do povo”. “Existem muitas maneiras de conhecer a identidade de um povo, sendo que a gastronomia é uma das mais ricas formas dessa identificação. A mistura de ingredientes com os temperos, a maneira de preparar e servir, e o prazer do convívio à mesa, tudo está inserido na cultura de uma localidade. A ideia do concurso nasceu da necessidade de valorizar essa identidade gastronômica local, visto que o segmento é prioritário, conforme estabelece o Plano Municipal de Turismo de Campo Grande”, disse a secretária de Cultura e Turismo.

 

Tombado como bem cultural de natureza imaterial, sobá é também o prato típico de Campo Grande. Foto: Silvio Mori

 

Bem cultural – O sobá, que adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do Decreto Municipal n° 9.685, de 18 de julho de 2006, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), composto por macarrão servido com carne bovina, cebolinha e omelete em tiras.

A votação ocorreu em diversos locais e eventos da cidade, e também pela internet através do site https://goo.gl/fS6VfL.  Uma equipe formada pela Sectur, Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e comissão realizou a contagem e validação dos votos.

Quem votou no concurso “Prato Típico de Campo Grande” concorreu a um jantar para até oito pessoas. A escolha aconteceu por meio de um sorteio, realizado durante o ato de anúncio do resultado do concurso e foi acompanhado pelos jornalistas que estavam presentes e pela comissão do concurso. O nome contemplado foi o de Maria Lúcia F. Arantes. A comida principal do jantar será o prato ganhador: sobá.

Chefes de Campo Grande, Fundação de Turismo de MS, Comer e Beber MS,  Brasil Food Safaris, Fundtur, Casa Amarela Restaurante, UCDB e Comissão Sul-mato-grossense de Folclore (CSMFL) foram parceiros na realização do concurso. A feirante Patrícia Yoza, confessa que não conseguia ver outro resultado para o concurso. “O sobá é de Campo Grande, as pessoas vem de fora e procuram o sobá. O espetinho e carreteiro tem em outras cidades, mas o Sobás o aqui”, disse.

 

Sobá é um verdadeiro “astro” da culinária local. REPRODUÇÃO/ASSOCIAÇÃO FEIRA CENTRAL DE CAMPO GRANDE

 

Turismo – Produzindo e comercializando o sobá a 25 anos, o título traz mais reconhecimento para o prato e também para a Feira central. “É um reconhecimento tanto pra gente, pois é um bem daqui e isso faz ser mais divulgado lá fora, porque é conhecido o Sobá de Campo Grande, para nós isso é excelente”, declara.

O sobá é o principal prato oferecido na Feira Central de Campo Grande, ponto turístico da Capital de Mato Grosso do Sul. O prato foi trazido pelos imigrantes originários da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908 e são os restaurantes dos mais tradicionais da cidade. O sobá é um verdadeiro astro da culinária local. Na Feira Livre de Campo Grande, por exemplo, existem 20 restaurantes especializados. O local reúne facilmente duas mil pessoas consumindo vorazmente. Uma das barracas mais tradicionais da feira vende uma média de 100 sobás por dia. O caldo do sobá tem um segredinho que eles não passam para a gente.

(Silvio Mori, de Campo Grande/MS, especial para o Jornal Nippak)

 

 

Related Post

FESTIVAL DO JAPÃO DO RIO GRANDE DO SUL O Festival do Japão do RS é um evento de confraternização entre povos, uma oportunidade da comunidade japonesa do Rio Grande do Sul mostrar ao público...
LONDRINA: Câmara de Vereadores de Londrina homenag... No último dia 9, a Câmara de Vereadores de Londrina (PR) foi palco da recepção oficial à comitiva de empresários de Nishinomiya (Japão), cidade irmã d...
PROMISSÃO: Cônsul prestigia homenagem em memória d... No dia 5 de julho foi realizada na cidade de Promissão (SP), homenagem ao 80º aniversário de falecimento de Shuhei Uetuska, o Pai da Imigração. O even...
EMPRESAS: Pernas femininas viram outdoor no Japão Por Diogo Max / EXAME   Em uma cidade como Tóquio, que vive uma saturação de suportes para divulgar publicidade, o novo meio já atraiu, pelo ...

2 Comments

  1. Ao invés de escolher um prato típico da culinária brasileira, selecionam um prato típico da culinária chinesa (o citado prato é chinês, mas foi importado pelos japoneses). Por que não a nossa brasileiríssima feijoada?

  2. Olavo Alves da Cunha says:

    Discordo do comentário do Carlos Silva, pois o sobá é um prato genuinamente japonês. Aliás, fiquei muito feliz com a notícia acima! Parabéns!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *