MEIRY KAMIA: O emprego do futuro

Se você acha que as mudanças estão acontecendo rápido demais, prepare-se porque a tendência é piorar. Esse é o ponto de vista de João Zuffo, autor do livro “A sociedade e a economia do novo milênio”. Para ele, o avanço da tecnologia e a velocidade da informação causarão ainda mais mudanças principalmente no âmbito do trabalho. Essa visão é compartilhada com o sociólogo Manuel Castells, autor do livro “Sociedade em rede”. Ambos os autores apontam para mudanças drásticas nas características do trabalho. Veja aqui os oito principais pontos da mudança:

Declínio do emprego assalariado: haverá um aumento do trabalho autônomo, que será organizado por meio de cooperativas de trabalho. Isso significa que o emprego estável como conhecemos será cada vez mais raro e veremos os trabalhos tipo “empreitada” tomarem cada vez mais espaço. Isso porque as células de trabalho são muito mais rápidas para o desenvolvimento de projetos do que grandes estruturas.  Também exigirá do trabalhador que ele mostre constantemente seu valor à empresa contratante, já que o futuro também prevê altos índices de desemprego.

Horários de trabalho flexíveis: assim como já começa a ocorrer na Europa, existe a tendência da diminuição da carga horária de trabalho, e a ênfase no trabalho por metas.

Declínio da liderança centralizada: trabalhos voltados para metas exigirão equipes flexíveis, que podem se renovar a cada projeto. E, com isso, a necessidade de lideranças situacionais que mudam a cada projeto.

Ênfase nas empresas desprovidas de cargo: a velocidade de resposta das empresas para as necessidades dos clientes se tornará um diferencial, portanto, toda burocracia deverá ser eliminada.

Ênfase no teletrabalho e escritório móvel: veremos um número cada vez maior de trabalhadores que trabalham fora do local de trabalho, em casa, em trânsito, no espaço do próprio cliente, etc.

Valorização da criatividade: para atender clientes cada vez mais exigentes, com produtos personalizados, a criatividade entrará como um fator que será muito valorizado pelas empresas. Criatividade juntamente com arte, ciência e tecnologia serão a onda do futuro.

Ênfase na educação continuada: como o grande diferencial dos trabalhadores será a capacidade de processar uma quantidade imensa de informações, o conhecimento será a chave para o sucesso. Os currículos escolares serão mais flexíveis e cursos e recursos online serão muito utilizados, diversificados e personalizados. O estudo contínuo e o autodesenvolvimento serão absolutamente necessários para o sucesso profissional.

Mais tempo para o ócio: a redução da carga horária de trabalho, o formato de trabalho por empreitadas, o teletrabalho, trarão mais tempo livre para as pessoas e o consequente crescimento das áreas de entretenimento, cuidados com a própria saúde e busca espiritual.

 

 

Como podemos perceber, para acompanhar esse novo cenário de trabalho, novos comportamentos serão exigidos. Veja os comportamentos imprescindíveis para ter sucesso no mercado de trabalho do futuro:

Empreendedorismo: a diminuição dos empregos formais, o aumento dos trabalhos autônomos e o aumento do desemprego farão com que o trabalhador tenha que assumir a postura de empreendedor, como se ele fosse o dono do próprio negócio, apresentando comportamentos empreendedores, a saber:  buscar oportunidades, mostrar o seu valor antes mesmo de ser contratado, ser capaz de solucionar problemas, assumir responsabilidades, mostrar iniciativa, etc.;

Comunicação: bom domínio não só da língua portuguesa, como também de um segundo e terceiro idiomas. Além disso, o domínio dos elementos que compõem a comunicação se tornará essencial (tom de voz, expressão facial e corporal, utilização de recursos, dar e receber feedbacks, comunicação escrita, etc);

Trabalho em equipe: o aumento da complexidade da tecnologia e quantidade de informações tornará impossível um trabalho ser executado sozinho. Por isso, a tendência é que se juntem, em equipes, pessoas com conhecimento especializado em diversas áreas. Será imprescindível saber fazer parte de equipes de trabalho. Portanto, negociar, mostrar iniciativa, pedir e oferecer ajuda, compartilhar, comprometimento, etc, serão posturas e comportamentos valiosos que garantirão o sucesso do trabalho;

Criatividade: “sair da caixinha” é isso o que os clientes exigirão cada vez mais. A queda das fronteiras possibilitada pela ligação das redes de internet, nos trouxe a consciência do quão pequenos somos nesse mundo. Essa sensação de pequenez trará a necessidade de diferenciação e, com ela, a busca de produtos cada vez mais personalizados.

Estudo constante: a fabricação de informação em todas as áreas é crescente. A capacidade de assimilar, processar e transformar tais informações são habilidades fundamentais para o trabalhador do futuro. Isso exigirá um esforço constante para manter-se informado e reciclar conhecimento, portanto, o autodidatismo estará em foco.

Adaptabilidade: a flexibilidade e a capacidade de adaptação às novidades que surgirão tanto nas questões relacionadas à tecnologia como eventualidades do trabalho serão diferenciais para os profissionais que desejam se destacar.

 

 

 

resized_cabecalho_mmkt-reduzidomp

MEIRY KAMIA

MEIRY KAMIA

Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas, Consultora Organizacional. Autora do livro “MOTIVAÇÃO SEM TRUQUES”. Também é ilusionista, premiada como melhor mágica feminina da América Latina, pela Federação Latino-Americana de Sociedades Mágicas. Desenvolve palestras motivacionais e treinamentos diferenciados, aliando Arte Mágica, Teatro e Psicologia.

Contatos: www.meirykamia.com; atendimento@meirykamia.com
MEIRY KAMIA

Últimos posts por MEIRY KAMIA (exibir todos)

    Related Post

    SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Que os vermes hão de comer Visitando o cemitério, dada a proximidade dos Finados, constata-se dezenas de túmulos, alguns bem antigos, abandonados. Nenhum sinal de que alguém est...
    BEM ESTAR: INSEGURANÇA Vivemos a insegurança sem fim, todo momento, todo instante, esse fantasma que acompanha sem descanso, tirando toda a tranqüilidade, paz, sossego, roub...
    ESOTÉRICO: Horóscopo da Semana (Previsões de 29 de...   HORÓSCOPO   Áries (20 de março a 20 de abril) O impulso inicial é confrontado agora com a meticulosa organização de muitos afazere...
    BEM ESTAR: RETRIBUIÇÃO Ato de devolver tudo em dobro, aquilo que de forma direta ou indiretamente recebemos. É uma demonstração de gratidão pela ajuda recebida. Sentem...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *