MEIRY KAMIA: O poder da transformação

*por Meiry Kamia

 

Momentos de crise põem em xeque nossas crenças, hábitos, vitórias e certezas. No ideograma chinês, a palavra CRISE é formada por duas palavras: PERIGO e OPORTUNIDADE. Perigo porque sempre irá trazer a sensação de medo e ansiedade. E oportunidade porque é a chance que temos de resolver situações pendentes, mudar a direção das nossas vidas, ou mesmo recriar cenários diferentes para as nossas vidas.

Em muitas culturas a águia é símbolo de Poder e Transformação. Na mitologia Grega, a águia simbolizava Zeus, que é o mais poderoso dos deuses. Na cultura Celta, ela significava Renascimento ou Renovação. Para os Egípcios, ela simbolizava a Vida Eterna. E essa “fama” da águia não se fez à toa.

A Águia inspirou uma lenda muito interessante relacionada à sua capacidade de renovação. A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, podendo viver até os 70 anos. Mas ao chegar aos 40, ela já se encontra bastante desgastada fisicamente, suas unhas estão tão compridas e flexíveis, que ela já não consegue agarrar suas presas. Seu bico encontra-se longo, pesado e pontiagudo, dificultando o voo e o estraçalhar dos alimentos, que é a parte mais difícil do que caçar. Suas penas estão pesadas e grossas, que impedem o bom voo. Diante dessa situação, a águia só tem duas alternativas: ou morre… ou enfrenta um doloroso processo de renovação que durará cerca de 150 dias.

Nesse processo, a água voa até o ponto mais alto da montanha, resguardando-se de possíveis predadores. Nesse local seguro, ela começa a bater o seu bico contra a parede até arrancá-lo, aguentando, corajosamente, a dor que essa ação acarreta. Com paciência, espera o nascer de um novo bico, e com ele irá arrancar as suas velhas unhas. E, com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. Após cinco meses, a água encontra-se “Renascida” e preparada para viver por mais 30 anos.

Momentos de crise, limitação e dificuldade nos ajudam a parar para refletir sobre como estamos conduzindo nossas vidas, nosso trabalho, nossos relacionamentos.

Assim como a águia, somos convidados a passar por processos de renovação. Às vezes saímos do emprego, ou somos demitidos, ou nos divorciamos, ou passamos por crises financeiras, ou, de forma mais simples, precisamos simplesmente renovar os processos de trabalho dentro da própria empresa.

Muitas empresas apresentam em sua visão e missão, a palavra “inovação”. Não é possível haver inovação se as pessoas não estão dispostas a transformar os processos. Isso requer muita coragem, pois assim como a águia enfrenta a dor física para se transformar, nós enfrentamos a dor psíquica.

Da mesma forma que a águia sofre com a dor de arrancar seu próprio bico, sofremos por abrir mão das glórias passadas, daquele jeito de fazer as coisas que “sempre deram certo”, porque “sempre foi assim”.

Assim como a águia arranca as unhas que antes agarravam tão bem os alimentos, precisamos abrir mão dos velhos hábitos e costumes, que até agora nos geravam sensação de paz e segurança.

Com a mesma coragem que a águia arranca todas as suas penas na certeza de que crescerão novamente. Devemos nos abrir para o mundo novo, porém incerto, que se abre a nossa frente.

É preciso esvaziar o copo para enchê-lo novamente. É preciso abrir mão do velho para o que o novo chegue. Essa é a postura que devemos levar para nossas vidas para que o processo de transformação ocorra sempre e sem resistências dentro de nós. Para que possamos evoluir buscando melhorias não só em nossos processos de trabalho, como principalmente na evolução do nosso caráter e virtudes.

 

resized_cabecalho_mmkt-reduzidomp

MEIRY KAMIA

MEIRY KAMIA

Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas, Consultora Organizacional. Autora do livro “MOTIVAÇÃO SEM TRUQUES”. Também é ilusionista, premiada como melhor mágica feminina da América Latina, pela Federação Latino-Americana de Sociedades Mágicas. Desenvolve palestras motivacionais e treinamentos diferenciados, aliando Arte Mágica, Teatro e Psicologia.

Contatos: www.meirykamia.com; atendimento@meirykamia.com
MEIRY KAMIA

Últimos posts por MEIRY KAMIA (exibir todos)

    Related Post

    JORGE NAGAO: Proibido para salva vidas   Boa noite, é da CV... — Sim, minha linda. Quantos dias livres a minha querida tem? — Uma semana. Se a minha vida não melhorar em uma s...
    AKIRA SAITO: SER O CAMINHO   “Um Caminho bom é um caminho com obstáculos, pois o aprendizado depende de nossas superações”     Normalmente as pessoas ...
    COMUNIDADE: Homenagens marcam os 55 anos de fundaç... Uma cerimônia singela, mas repleta de significados – como destacou o presidente José Kanashiro – marcou os 55 anos de fundação da União Cultural e Esp...
    SILVIA IN TOKYO: JÁ VIU UMA BOLHA DE SABÃO CONGELA... EM ASAHIKAWA (HOKKAIDO), A TEMPERATURA CAIU ATÉ 25,6 GRAUS ABAIXO DE ZERO     No inverno, aqui no Japão ouvimos falar muito no termo ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *