MEMAI: GASTRONOMIA | PARA BRINDAR O ANO-NOVO

 

Por Marília Kubota

 

Chegamos a mais um final de ano, o mundo não acabou e agora iniciam-se as comemorações oficiais deste período. Comemorar é possível o ano todo, porém este é o momento mais evidente de reflexão sobre o ano que passou e das novas possibilidades no futuro. No Japão esta é época dooosouji(大掃除) traduzida como “a grande limpeza” anual. Para além do ato de arrumar a casa, o trabalho, os ambientes de convivência tem o  sentido mais profundo de arrumar e rever atitudes e pensamentos que são desnecessários ou prejudiciais a pessoa no prosseguimento da sua vida. Época de renovar e permitir-se para novas experiências, atitudes e sensações frente à vida.

Seguindo esta lógica de novas sensações quero presentear os leitores com duas receitas especiais de final de ano, de inspiração japonesa sem dúvida, mas com um toque de inovação e de refrescância brasileira. Dose dupla para rechear o final do ano!

Somen (そうめん) é um prato típico do verão úmido e quente japonês, muito refrescante e saboroso para o verão não menos quente do Brasil. A possibilidade de variar as combinações de molhos e condimentos é ampla e é possível provar outras combinações deliciosas.

E uma receita para brindar o oshogatsu (Ano Novo) criada a partir da união de ingredientes festivos e ingredientes típicos japoneses. Apresento o drink  Noite de verão (夏の夜) acompanhado de boas energias e felicitações aos leitores e de um sincero doumo arigatou (muito obrigada) a todos!

Yoi otoshi wo! Feliz Ano Novo!

Itadakimasu (いただきます)!

 

 

RECEITAS | SOMEN DE VERÃO & DRINK NOITE DE VERÃO

 

Somen de Verão

Crédito: Cozinha japonesa – Yasuo Fukuoka – Editora Marco Zero.

 

  • 400g de macarrão somen seco
  • 5 ou 6 folhas de shiso(*) ou 1 punhado de manjericão fatiados finos
  • 575ml de Tsuyu (caldo)
  • cebolinha picada a gosto
  • 2,5cm de gengibre sem casca ralado
  • wasabi a gosto

 

 

Preparo:

Em uma panela grande coloque 2 litros de água para ferver. Coloque o macarrão na água fervente borbulhando. A água irá parar de borbulhar quando o macarrão for colocado. Quando a água começar a borbulhar novamente, derrame rapidamente cerca de 100ml de água fria na panela. Quando a água voltar a borbulhar, tire do fogo. Isso levará cerca de 4-5 minutos. Escorra o macarrão cozido em uma peneira e enxaáue sob água fria corrente, virando delicadamente com as mãos até que esfrie. Escorra uma vez e transfira para uma tigela de água fria. Deixe assim por um tempo. Coloque as folhas de shiso na tigela com o macarrão. Pegue cerca de 20 fios de macarrão e enrole em volta do dedo indicador para fazer um rolinho. Vá arrumando os rolinhos prontos em um prato. Derrame o tsuyu em 4 tigelas individuais para acompanhar e sirva o macarrão com a cebolinha picada, o gengibre ou o wasabi.

(*) As folhas de shisô são difíceis de serem encontradas no Brasil, é possível substituí-las por folhas de espinafre.

 

 Tsuyu -Caldo

  • 100ml de saquê mirin
  • 100ml de shoyu
  • 20g de kezuri bushi (bonito seco)

 

Preparo do Caldo:

Coloque o saquê mirin em uma panela grande, deixe ferver por 10 segundos e reduza para o fogo baixo. Adicione o shoyu e o kezuri bushi. Mexa a panela em vez de misturar os ingredientes. Adicione 400ml de água e coloque para ferver. Deixe o molho borbulhar por 3-4 minutos e então retire do fogo e coe com uma peneira fina. Utilize o caldo a temperatura ambiente ou frio.

 

 Rendimento: serve 4 pessoas.

 

 

Drink Noite de Verão

Fonte: Lu Noguchi

 

  • 50 ml de licor de umê (ameixa japonesa)
  • 100ml de espumante “Brut” gelado
  •  Umeboshi para decorar

Preparo:

Em uma taça própria para espumante despeje a dose de licor de umê no fundo da taça. Delicadamente insira o espumante. Espete uma ou duas umeboshi e coloque na taça como num martini. Sirva.

Rendimento: 1 taça.

 

 

 

Fonte: 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GASTRONOMIA: Esta é a última semana do Festival de... O Festival de Sopas Ceagesp termina no próximo domingo, dia 28, e o cardápio desta última semana (de 23 a 28/08) foi escolhido pelo público, por meio ...
MEMAI: ESPÍRITO – O BUDISMO TENDAI – DAS RAMIFICAÇ... Por Sandro Vasconcelos   Depois da morte de Buda em meados de 500 AC, divergências entres os primeiros Budistas começaram a acontecer; ...
EXPOCEVICHE: Nipo-peruana participa de Festival no... A gastronomia do Peru é cada vez mais difundida em São Paulo e o mundo e para quem gostaria de experimentar o que o nosso vizinho andino tem para ofer...
MEMAI: LITERATURA – QUANDO O IMPERADOR ERA DIVINO... O livro narra uma história de ruptura em uma família nipo-americana formada por um executivo bem sucedido, uma dona de casa típica da classe média ame...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *