MEMÓRIA: Câmara Municipal de SP lembra vítimas de bombas atômicas

Numa inciativa do vereador George Hato (PMDB), a Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 7, sessão solene em homenagem às vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki – que deixaram mais de 300 mil mortos e milhares de feridos e doentes – e também da Batalha de Okinawa, o último grande confronto antes do lançamento das bombas atômicas.

 

Câmara Municipal de SP lembra vítimas de bombas atômicas. Foto: Jiro Mochizuki

 

Segundo o proponente da homenagem, “a paz mundial é dever de todos”. “O povo japonês só quer que isso nunca mais volte a acontecer. E nós estamos agora em momento de tensão, de guerra, em relação à Coreia do Norte. Então que isso sirva de exemplo para que não aconteçam mais ataques assim”, destacou George Hato.

O cônsul do Japão para Assuntos Políticos e Gerais, Jiro Takamoto, reafirmou o propósito do povo japonês, que em todos os anos lembra desses ataques. Não só para homenagear as vítimas, mas também para evitar mais tragédias como essa da 2ª Guerra Mundial. O presidente da Associação Nagasaki do Brasil, Hiroshi Kawasoe, entende que a luta pelo desarmamento atômico é um dever de todos. Isso porque as bombas atômicas existentes hoje no mundo têm um poder muito maior do que as lançadas no passado.

O presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Yasuyuki Hirasaki, explicou que está aguardando uma audiência com o Secretário-Geral da ONU a fim de reafirmar esse movimento pela paz mundial.

 

Vereador George Hato com os homenageados: Shigueo Oda, Masahiro Sadakata e Chusei Takara. Foto: Jiro Mochizuki

 

1000 Tsurus – Também presente na cerimônia, Ciro Yoshinaga, representante da equipe da campanha 72 mil Tsurus pela Paz –  uma iniciativa da “Ação do Bem 1000 Tsurus por 1 Desejo”, criada em Campo Grande (MS) por Lígia Oizumi – destacou a importância de conscientizar a população sobre a  importância da paz. “Não somente pela ausência de guerras, mas também a paz interior que precisamos para viver  e realizar nossas tarefas diárias com alegria mesmo diantes dos problemas”, enfatizou, lembrando que a campanha envolveu mais de 30 mil pessoas de sete estados brasileiros. “A campanha superou a meta, atingindo mais de 100 mil tsurus, que estão sendo distribuídos em estádios de futebol durante jogos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores e também em asilos e hospitais das provícias de Hiroshima, Nagasaki e Okinawa pela idealizadora Lígia Oizumi.

 

Campanha 72 Mil Tsurus Pela Paz também prestou homenagens. Foto: Jiro Mochizuki

 

Homenagens – Na ocasião, o vereador George Hato homenageou Shigueo Oda (Hiroshima); Masahiko Sadakata (Nagasaki) e Chusei Takara (Okinawa). A Campanha 72 mil Tsurus pela Paz também prestou uma homenagem às vítimas de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki com placas ao presidente da Associação Nagasaki do Brasil, Hiroshi Kawasoe, ao presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Yasuyuki Hirasaki e ao presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, além deTakashi Morita, sobrevivente da Bomba de Hiroshima e presidente da Associação de Hibakushas do Brasil e para o vereador George Hato. As placas de homenagem foram doadas pelo projeto e confeccionadas com o tema Brasil e Japão, pelas voluntárias do Mato Grosso do Sul, Pimpa Aruda e Silvia Martinez.

 

 

Related Post

SILVIA IN TOKYO: Festival de Música Japão e Brasil... Músicos de Gunma realizam o “Primeiro Festival de Música Japão e Brasil 2015”.   Primeiro Festival de Música Japão e Brasil 2015   ...
BUDISMO: Templo em São Miguel Paulista realiza cer... A Ordem Budista do Templo Myoden da Nichiren-Shu no Brasil – Templo Budista da linhagem da Nichiren-Shu – realiza no próximo dia 10, a partir das 11 h...
LONDRINA MATSURI: 13ª edição começa nesta sexta-fe... O Londrina Matsuri, evento  mais esperado da primavera, chega a sua 13ª edição com novidades: este ano, integra a 1ª Feira de Tecnologia Japonesa e se...
ARTES: Artista plástico Sergio Lucena participa da... O artista plástico Sergio Lucena, representado pela Galeria Mezanino, participou da mostra coletiva “Part3”, iniciativa da The Adachi Foundation for t...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *