MIE-KEN: Governador de Mie, Eikei Suzuki faz uma maratona de visitas em São Paulo

 

Em cinco dias de estada em São Paulo, o governador da Província de Mie, Eikei Suzuki e presidente da Assembléia, Masaru Yamamoto e sua comitiva cumpriram uma agenda cronometrada, participaram de vários eventos na capital paulista. No sábado (17) pela manhã, a primeira visita foi ao Parque do Ibirapuera no Pavilhão Japonês na Gruta em homenagens aos antepassados, depois a comitiva se dirigiu para a cerimônia de abertura as comemorações dos 100 anos da Imigração da Província de Mie, os 70 Anos do Kenjinkai e os 40 Anos de Acordo de Irmandade da Província de Mie para com o Estado de São Paulo, além dos 20 Anos do Departamento de Kendô de Mie, na sede da Associação Cultural e Assistencial de Mie Kenjinkai do Brasil na Vila Mariana, na zona Sul da capital paulista.

 

cerimônia de abertura as comemorações dos 100 anos da Imigração da Província de Mie, os 70 Anos do Kenjinkai e os 40 Anos de Acordo de Irmandade da Província de Mie para com o Estado de São Paulo, além dos 20 Anos do Departamento de Kendô de Mie, na sede da Associação Cultural e Assistencial de Mie Kenjinkai do Brasil na Vila Mariana (foto: Luci Judice Yizima)

 

O governador Eikei Suzuki, sendo o mais jovem governador do Japão não se inibiu diante da apresentação da Escola de Samba Vai-Vai na sede de Mie e caiu no samba. “É muito empolgante participar desta festa e conhecer o samba, já virei brasileiro”, diz. “Quero fortalecer o intercâmbio com o Brasil, pois o Japão tem grande interesse comercial para com o Brasil. O país vem crescendo a cada dia, mostrando seu potencial econômico e cultural, pretendo estreitar os laços com São Paulo”, destaca o Governador.

 

O governador Eikei Suzuki, sendo o mais jovem governador do Japão (foto: Luci Judice Yizima)

 

O simpático e jovem governador Eikei e sua comitiva visitaram no domingo (18), o Orquidário Sorocamirim em Cotia, de propriedade da Família Shakuda, onde foi oferecido um almoço a todos. De lá seguiram para a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, onde visitaram os três andares do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil acompanhados pelo presidente do museu Ignácio Moriguchi e a vice-presidente, Lídia Yamashita e Masato Ninomiya. Seguindo o protocolo na segunda (19), eles foram à Universidade de São Paulo (USP) e após seguiram para almoçar na casa do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima.

 

“É muito empolgante participar desta festa e conhecer o samba, já virei brasileiro”, diz o governador de Mie. (foto: Luci Judice Yizima)

 

Na terça (21), dia da despedida, a comitiva foi almoçar no Espaço Kazu no bairro da Liberdade, onde tiveram a oportunidade de conhecer integrantes do Clube Rotary e posaram para fotos, que coincidentemente estavam em reunião no mesmo espaço no piso superior.  Na parte da tarde os parlamentares foram visitar a Assembléia Legislativa de São Paulo, onde foram recepcionados pelo deputado estadual Jooji Hato (que representou o presidente da Assembléia, Samuel Moreira) e assessores do deputado Helio Nishimoto ausente por motivo de doença. Os parlamentares japoneses ficaram maravilhados e admirados com a imponência do plenário Juscelino Kubitschek na Assembléia Legislativa paulista, e a quantidade de deputados estaduais, noventa e quatro no total.

 

O Governador de Mie, Eikei Suzuki em visita a Assembléia Legislativa em São Paulo.                                  (foto: Luci Judice Yizima)

 

Antes de irem para o embarque no aeroporto de Guarulhos a comitiva de Mie foi visitar a Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital Paulista. Na ocasião a comitiva foi recebida pelo vereador Aurélio Nomura que fez um tour no interior Câmara Municipal com os parlamentares japoneses, que tiveram a oportunidade de conhecerem também o presidente da Câmara, vereador José Américo (PT-SP), assim como os vereadores nikkeis George Hato e Massataka Ota e demais vereadores brasileiros presentes no plenário municipal paulista. A comitiva de Mie seguiram para o Japão com boas impressões e pretendem investir no Brasil.

 

Visita do governador Eikei Suzuki ao Bunkyo (foto: Luci Judice Yizima)

 

De acordo com o presidente da Associação de Mie, Nelson Maeda está satisfeito e muito otimista com a visita do governador Eikei Suzuki e sua comitiva, onde também contou com a presença do governador paulista, Geraldo Alckmin nas festividades. “A comitiva de Mie seguiram para o Japão com o sentimento de dever cumprido, e que os laços de amizades e irmandade entre Brasil e Mie serão eternos. Alguns empresários japoneses de Mie estão apresentado seus produtos para comercializar no Brasil”, conclui Maeda.

 

 

(Luci Judice Yizima)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ATIBAIA: Com início nesta sexta-feira, 35ª Festa d... Uma das novidades da 35ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que começa neste fim de semana (4, 5 e 6) – inclusive na segunda-feira (7), feriado da...
BRASIL-JAPÃO: Príncipe deve se reunir com a comuni... Conforme divulgado pela NHK, a emissora estatal do Japão, o príncipe do Japão Akishino e sua esposa, a princesa Kiko, serão os representantes da famíl...
LONDRINA: LONDRINA SEDIA COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS... Serão três dias de festa, com atrações para toda a família; evento começa na sexta-feira (9) e contará com estandes, restaurantes e intensa programaçã...
COMUNIDADE: Associação Okinawa de Casa Verde comem... No último dia 7, feriado da Independência do Brasil, a AOCV - Associação Okinawa de Casa Verde, uma das mais antigas e tradicionais da comunidade nikk...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *