MIL TSURUS: EVENTO UNE EXPOSIÇÃO DE ORIGAMIS E MÚSICA AO VIVO EM SP

Retornando de suas recentes exposições em Miami, Barcelona, Porto, Cascais e Liechtenstein, e antes das obras irem a público em Viena, Henrique Vieira Filho apresenta suas novas telas na HVFArtes, tendo como elo, a tradição japonesa de dobraduras de papel (origami) em forma de tsurus (aves grous, assemelhadas às garças). Pela primeira vez, o artista apresenta ao público suas esculturas, cuja técnica mista inusitada, une a textura de suas telas ao formato tridimensional, no que denomina ‘Esculturas Origamis’, obras apresentadas em tamanhos diversos, confeccionadas em tecido de algodão parcialmente enrijecido. Sua calculada elasticidade possibilita a quem adquirir as peças aplicar leves modelagens na escultura, tornando-se co-criador da Arte.

 

Artista apresentará suas esculturas pela primeira vez. Foto: divulgação

 

No domingo, 6 de agosto, quando se celebra o Dia Da Paz, os visitantes poderão interagir e criar colaborativamente na instalação, que conta com uma escultura de tsuru (de mais de dois metros), que receberá desenhos, cores, mensagens de paz e desejos de cada visitante, que terão à sua disposição uma variedade de materiais para escrita e pintura.

Uma oficina de ensino de origamis orientará a quem desejar fazer suas dobraduras, podendo levar uma de lembrança e somar as demais que dobrar, aos lotes de mil que serão encaminhados a organizações beneficentes.

 

Evento une exposição de origamis e música ao vivo em SP. Foto: divulgação

 

Inspiração – Admirador da determinação do povo japonês, seu respeito às tradições milenares e às belas histórias de sua mitologia, Henrique Vieira Filho se inspirou na lenda que, quem dobrar mil tsurus terá seu desejo atendido e motivo de esperanças à pequena Sadako Sasaki, vítima tardia dos efeitos das bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

Incentivado por sua filha de dez anos, Luiza (que está no último ano da Escola Roberto Norio, de tradição japonesa), que tanto adora origamis e, considerando a proximidade do Dia Da Paz, em agosto, o artista desenvolve uma série inédita de telas e esculturas, que tem como ponto em comum, os Tsurus e pretende que os mesmos sejam revertidos em prol de entidades beneficentes.

Cada obra é realizada em padrão fine art / giclée, em séries de oito originais de cada, devidamente, registrados, certificados e assinados pelo Artista, no tamanho de 80 x 120 cm.

O processo criativo envolve sessões de fotos com modelos reais, trabalhados com pintura corporal e arte digital, em poses homenageando as icônicas estátuas de Hiroshima e Nagasaki, sendo que algumas apresentarão, literalmente, mil tsurus, individualizados, ora em pose, ora tamanho, ora cores.

As esculturas, em tamanhos variando de 20 cm a 240 cm, são em tecidos enrijecidos ou fibergrass, apresentando Tsurus estilizados como origamis.

Todas as obras são ricas em cores, como já é tradição nas obras do artista e estão, no momento, em pleno processo criativo, podendo novas instituições participantes sugerir paletas, logotipos e até mesmo, pessoas a serem retratadas nesta temática.

Paralelamente, instalações com oficinas de origami se encarregarão de lotes de mil tsurus, que serão presenteados a crianças que estejam hospitalizadas, em homenagem a esta bela tradição.

No dia, haverá música ao vivo (MPB e japonesa) e sushi vegano

 

Mil Tsurus

Quando: Dia 6 de agosto (domingo), das 15 às 21hs

Onde: HVFArtes (Alameda Santos, 211 – São Paulo – SP

 

 

 

Related Post

Arraial Cultural no Parque da Água Branca promete ... Serão dois dias de programação com diversas atrações gratuitas   Acontece em São Paulo, nos dias 04 e 05 de julho, das 9h às 19h, o 1º Arraia...
SOROCABA: Yuubi Dance Company é uma das atrações d...   A União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba realiza em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba a 4ª Festa Japonesa com ...
JAPÃO: Navio da China ajuda turista japonês a sair... Com o caos no Iêmen, navios militares chineses retiraram 613 cidadãos de seu país, ajudando a transportar pessoas do Sri Lanka e de outros 15 países, ...
SÃO PAULO: Comerciantes de feiras livres ganham da...  No ano em que se comemora o centenário das feiras livres na cidade de São Paulo, o projeto de Lei nº 25/14 faz um reconhecimento justo aos comerciant...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *