MILHO BOM: Evento em prol da Kibô-no-Iê marca pré-lançamento do Hotaru

O Hotaru, projeto mais recente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”, acaba de ganhar um parceiro de peso. Trata-se do Centro Internacional de Cultura. Como primeiro passo, a entidade presidida pelo empresário e advogado luso-brasileiro Nelson Faria de Oliveira organizou, no último dia 26, no Hotel Mofarrej Tívoli, em São Paulo, a Feijoada Solidária que contou com a participação de empresários, funcionários e assistidos da Kibô-no-Iê, além do deputado federal Walter Ihoshi (PSD) e da presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumio Goya.

 

Projeto Hotaru da Kibô-no-Iê ganha apoio do CIC. Foto: Aldo Shiguti

Projeto Hotaru da Kibô-no-Iê ganha apoio do CIC. Foto: Aldo Shiguti

 

A ideia foi apresentar o Hotaru, um centro de capacitação da Kibô, para os empresários não nikkeis. Segundo a diretora do CIC, Gabriela Faria de Oliveira, o evento em parceria com a Kibô-no-Iê foi a 66ª edição do Encontro dos Descobrimentos promovidos pela entidade desde 2002.

Gabriela explica que, anualmente, o CIC realiza, em média, cerca de cinco encontros em países diferentes. Além de Brasil e Portugal, participam do encontro Japão, Itália, Espanha, Finlândia e mais recentemente a China.

 

Nivaldo Odo, Nelson Okumura, Nelson Faria de Oliveira, Gabriela Faria de Oliveira e Jairo Uemura. Foto: Aldo Shiguti

Nivaldo Odo, Nelson Okumura, Nelson Faria de Oliveira, Gabriela Faria de Oliveira e Jairo Uemura. Foto: Aldo Shiguti

 

“O Encontro dos Descobrimentos têm sempre uma filosofia que é a do ‘O Milho Bom’. Esta filosofia conta a história de um fazendeiro que todos os anos ganhava o prêmio de  ‘Milho crescido’. Certo dia, em uma entrevista, ele revelou que para ter boas sementes tinha que ajudar os vizinhos a também terem boas sementes. E é isso que a gente faz aqui. Nós sabemos que a Kibô-no-Iê desenvolve um trabalho excepcional de amparo a pessoas com deficiência intelectual e é nossa filosofia tentar ajudar essas entidades a terem forças”.

 

Walter Ihoshi, Gabriela e Nelson Faria de Oliveira. Foto: Aldo Shiguti

Walter Ihoshi, Gabriela e Nelson Faria de Oliveira. Foto: Aldo Shiguti

 

Retorno – Para Nelson Faria de Oliveira, “em função da filosofia do CIC nós temos sempre uma responsabilidade social”. “E a gente percebe essa necessidade de trabalhar um pouquinho essa cultura das pessoas na forma de pensar porque a a gente só consegue melhorar um pouco o nosso universo e o mundo em que vivemos à medida em que as pessoas à nossa volta também estejam bem”, conta Nelson, destacando que “todos precisam pensar melhor nesta questão”.

“É no micro e no macro. É por isso que nós estamos enfrentando essa dificuldade emergente a nível mundial”, destaca, acrescetando que “a proposta é envolver todos os grupos que compõem a nossa sociedade, como os empresários, o universo político, artistas e o social como um todo”.

 

NIvaldo Odo com a Harumi Goya, Nelson Faria de Oliveira e Milton. Foto: Aldo Shiguti

NIvaldo Odo com a Harumi Goya, Nelson Faria de Oliveira e Milton. Foto: Aldo Shiguti

 

Para Gabriela, o retorno tem sido positivo “não só no âmbito social como também no âmbito empresarial”, gerando novos negócios, novas oportunidades e novos relacionamentos. “Através desta aproximação com a China, por exemplo, temos empresas que já estão conseguindo entrar no mercadio chinês”, explica a diretora, antecipando que o próximo Encontro dos Descobrimentos será realizado em dezembro, em Portugal.

Presente no evento, o deputado federal Walter Ihoshi aplaudiu a iniciativa. “Parcerias como essa, com o Centro Internacional de Cultura, representam uma oportunidade para a Kibô-no-Iê para que mais pessoas, inclusive fora da comunidade nikkei, possam conhecer o importante trabalho que a entidade desenvolve, em especial este que está sendo apresentado no dia de hoje, o Hotaru, que visa dar sustentabilidade para a Kibô”, destacou o parlamentar.

 

Feijoada Solidária reuniu empresários e assistidos da Kibô no Tívoli. Foto: Aldo Shiguti

Feijoada Solidária reuniu empresários e assistidos da Kibô no Tívoli. Foto: Aldo Shiguti

 

Pré-lançamento – Para o presidente da Kibô-no-Iê, Nivaldo Odo, a Feijoada Solidária serviu de pré-lançamento do Hotaru. O projeto foi apresentado pela primeira vez durante a 38ª edição da Festa do Verde realizada em setembro deste ano e divulgado em primeira mão pelo Jornal Nippak. Com inauguração prevista para o ano que vem, o Hotaru funcionará no escritório da Kibô-no-Iê na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo) e será uma nova fonte de receitas para a entidade.

Trata-se de um centro de geração de conhecimento visando a capacitação de voluntários, residentes, terceira idade e integrantes de outras entidades. Outra finalidade do centro será a locação para cursos e palestras, com todos os benefícios revertidos em prol dos residentes.

 

Nivaldo com Yugo: família Mabe doou três obras para o evento. Foto: Aldo Shiguti

Nivaldo com Yugo: família Mabe doou três obras para o evento. Foto: Aldo Shiguti

 

“Nestes momentos de crise, não podemos ficar apenas realizando eventos como forma de arrecadar recursos para manter nossa entidade. Então, a ideia do Hotaru é justamente o de gerar recursos fazendo com que a Kibô-no-Iê possa se tornar auto-sustentável”, diz Nivaldo, explicando que entre dezembro deste ano e janeiro de 2017 o projeto já vai estar finalizado.

Durante o evento, foram leiloados três quadros doados pela família Mabe, sendo uma gravura do patriarca Manabu Mabe, e quadros de Yugo e  Dan Mabe, além de uma camisa do acervo particular de Rivellino, autografado pelo próprio.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    VARGEM GRANDE PAULISTA: Organizadores comemoram su... A Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista realizou no último dia 22, em sua sede, o seu 1º Bon Odori. O evento contou com a presença...
    SOCIAL: 9º Festival de Okinawa agitou o Tayo Therm...   Festival – Em sua 9ª edição, o Festival de Okinawa agitou o Taiyo Thermas Hotel em Caldas Novas(GO), nas noites de 15 e 16 de março, com con...
    SOCIAL: Vice-ministro de Negócios Estrangeiros do ...   Visita – Vice-ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Kenta Wakabayashi, visita o Museu da Imigração Japonesa em São Paulo e é recepcion...
    PARANÁ: Beto Richa assina acordo com Japão para at...   Com o objetivo de atrair novas empresas para o Estado, o Governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), fez contato com mais de 300 indústrias japone...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *