MINAS GERAIS / CINEMA: Espasmos do Medo – Terror Anos 90

Destaque310Parte final da trilogia que revisitou filmes de terror das décadas de 70 e 80, a mostra Espasmos do Medo – Terror Anos 90 traz para o Cine Humberto Mauro um recorte composto por 53 longas-metragens com os maiores sucessos do período, bem como filmes desconhecidos do grande público e produções de diretores renomados do gênero.

As exibições acontecem de 1º a 28 de julho e a programação conta ainda com uma maratona de filmes que resgatam produções dos anos 2000 em diante e também a segunda edição do Terror no Parque, que destaca o cinema brasileiro.

A década marca uma época em que o gênero estava desgastado devido à sequências e repetições dos anos 80 e, assim, os cineastas procuravam um caminho para reinventar as produções de terror. Diretores como Wes Craven, John Carpenter, Dário Argento, Michael Haneke, Alejandro Amenábar e David Lynch buscaram explorar diferentes potencialidades do terror, entre elas o suspense, o thriller psicológico e o sobrenatural.

Entre os destaques da programação, estão O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, ganhador dos 5 Oscar principais – Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz, um feito até então inédito para filmes do gênero do terror; A Bruxa de Blair, de Daniel Myrck e Eduardo Sanchez; Sexto Sentido, de M. Night Shaymalan; Dois Olhos Satânicos, de Dario Argento e George A. Romero; Pânico, de Wes Craven; e Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola.

 

MARATONA DO TERROR

Com mais de 20 horas de programação sequencial, os anos 2000 são relembrados com a Maratona do Terror.No dia 22 de julho, a partir das 17h, serão exibidos dois episódios da série Mestres do Horror em sequência: Pesadelo Mortal, de John Carpenter e Pelts, de Dário Argento. 

Oito filmes completam a aterrorizante programação: Sinais, de M. Night Shyamalan; Os Outros, de Alejandro Amenábar; [REC], de Jaume Balagueró e Paco Plaza; Corrente do Mal, de David Robert Michell; A Bruxa, de Robert Eggers; O Hospedeiro, de Joon-hoBong; Extermínio de Danny Boyle; Abismo do Medo, de Neil Marshall e Deixa Ela Entrar, de Tomas Alfredson.

Após a sessão de O Hospedeiro, os sobreviventes da Maratona podem desfrutar do Café da Manhã Maldito, servido às 7h.

 

QUADRILOGIA PÂNICO

A quadrilogia de Wes Craven tem espaço especial na mostra com exibição sequencial no dia 23 de julho a partir das 14h. Após as sessões da Maratona do Terror, o público confere um dos filmes responsáveis por renovar o terror nos anos 90: Pânico, de Wes Craven. O sucesso do título foi tamanho que, além de serem gravados outros quatro filmes da saga, Pânico inaugurou um novo filão dentro do gênero de terror, inspirando filmes como Eu Sei o que vocês fizeram no verão passado e Lenda Urbana.

 

‘TERRIR’ JAPONÊS

A relação singular do cinema nipônico com o gênero do terror é também destaque na mostra com títulos raros do terror japonês. Explorando o potencial cômico das histórias de horror, quatro filmes são exibidos em película: O Fantasma do Bar, de Takayoshi Watanabe; Botequim Mal-Asssombrado e Escola Mal assombrada, de Hideyuki Hirayama; e Gente Medrosa, de Makoto Wada.

Foram selecionados também marcos do cinema de terror japonês como O Teste Decisivo, de Takashi Mike;Bullet Ballet, do diretor cyberpunk Shinya Tskukamoto; Cure, de Kiyoshi Kurosawa e Ringu, de Hideo Nakata, que ganhou a popular releitura norte-americana O Chamado.

 

TERROR NO PARQUE: ESPECIAL JOSÉ MOJICA MARINS

Na segunda edição do Terror no Parque, que integra o 2º Inverno das Artes, o ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão, será homenageado com a exibição dos três filmes que constituem a trilogia do cruel agente funerário Zé do Caixão: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite encarnarei no teu Cadáver (1967) eEncarnação do Demônio (2008). Antes das sessões, o próprio Zé do Caixão irá recepcionar o público, com uma performance especial.

Serão distribuídos 600 ingressos, a partir das 10h do dia 14 de julho, na Bilheteria do Grande Teatro do Palácio das Artes. Cada pessoa terá direito a um convite. A exibição dos filmes começa às 19h, do dia 15 de julho.

 

EVENTO

Espasmos do Medo – Terror Anos 90

 

DATA

De 01 de Julho, Sexta a 28 de Julho, Quinta

 

LOCAL

Cine Humberto Mauro

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30130-004

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400

Related Post

JAPAN FEST: Reunião define detalhes do lançamento ... Com objetivo de definir todos os detalhes do lançamento, que ocorrerá no próximo dia 22 de março, no Marília Shopping, diretores do Nikkey Clube de Ma...
KARAOKÊ: KWC realiza seletiva neste domingo no Sam... No dia em que a comunidade nipo-brasileira celebra os 109 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, 18 de junho, o KWC – Karaoke World Championships – o m...
MÚSICA: 30º Brasileirão deve reunir cerca de 800 c... A Abrac – Associação Brasileira de Canção (Abrac) realiza nesta sexta, sábado e domingo (17, 18 e 19), na Acema (Associação Cultural e Esportiva de Ma...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Padrinho de Casamento   Neste feriado, tive a alegria de receber a visita de dois colegas da faculdade de jornalismo. Desde a formatura que não nos víamos. Trocamos...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *