MINAS GERAIS / CINEMA: Espasmos do Medo – Terror Anos 90

Destaque310Parte final da trilogia que revisitou filmes de terror das décadas de 70 e 80, a mostra Espasmos do Medo – Terror Anos 90 traz para o Cine Humberto Mauro um recorte composto por 53 longas-metragens com os maiores sucessos do período, bem como filmes desconhecidos do grande público e produções de diretores renomados do gênero.

As exibições acontecem de 1º a 28 de julho e a programação conta ainda com uma maratona de filmes que resgatam produções dos anos 2000 em diante e também a segunda edição do Terror no Parque, que destaca o cinema brasileiro.

A década marca uma época em que o gênero estava desgastado devido à sequências e repetições dos anos 80 e, assim, os cineastas procuravam um caminho para reinventar as produções de terror. Diretores como Wes Craven, John Carpenter, Dário Argento, Michael Haneke, Alejandro Amenábar e David Lynch buscaram explorar diferentes potencialidades do terror, entre elas o suspense, o thriller psicológico e o sobrenatural.

Entre os destaques da programação, estão O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, ganhador dos 5 Oscar principais – Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz, um feito até então inédito para filmes do gênero do terror; A Bruxa de Blair, de Daniel Myrck e Eduardo Sanchez; Sexto Sentido, de M. Night Shaymalan; Dois Olhos Satânicos, de Dario Argento e George A. Romero; Pânico, de Wes Craven; e Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola.

 

MARATONA DO TERROR

Com mais de 20 horas de programação sequencial, os anos 2000 são relembrados com a Maratona do Terror.No dia 22 de julho, a partir das 17h, serão exibidos dois episódios da série Mestres do Horror em sequência: Pesadelo Mortal, de John Carpenter e Pelts, de Dário Argento. 

Oito filmes completam a aterrorizante programação: Sinais, de M. Night Shyamalan; Os Outros, de Alejandro Amenábar; [REC], de Jaume Balagueró e Paco Plaza; Corrente do Mal, de David Robert Michell; A Bruxa, de Robert Eggers; O Hospedeiro, de Joon-hoBong; Extermínio de Danny Boyle; Abismo do Medo, de Neil Marshall e Deixa Ela Entrar, de Tomas Alfredson.

Após a sessão de O Hospedeiro, os sobreviventes da Maratona podem desfrutar do Café da Manhã Maldito, servido às 7h.

 

QUADRILOGIA PÂNICO

A quadrilogia de Wes Craven tem espaço especial na mostra com exibição sequencial no dia 23 de julho a partir das 14h. Após as sessões da Maratona do Terror, o público confere um dos filmes responsáveis por renovar o terror nos anos 90: Pânico, de Wes Craven. O sucesso do título foi tamanho que, além de serem gravados outros quatro filmes da saga, Pânico inaugurou um novo filão dentro do gênero de terror, inspirando filmes como Eu Sei o que vocês fizeram no verão passado e Lenda Urbana.

 

‘TERRIR’ JAPONÊS

A relação singular do cinema nipônico com o gênero do terror é também destaque na mostra com títulos raros do terror japonês. Explorando o potencial cômico das histórias de horror, quatro filmes são exibidos em película: O Fantasma do Bar, de Takayoshi Watanabe; Botequim Mal-Asssombrado e Escola Mal assombrada, de Hideyuki Hirayama; e Gente Medrosa, de Makoto Wada.

Foram selecionados também marcos do cinema de terror japonês como O Teste Decisivo, de Takashi Mike;Bullet Ballet, do diretor cyberpunk Shinya Tskukamoto; Cure, de Kiyoshi Kurosawa e Ringu, de Hideo Nakata, que ganhou a popular releitura norte-americana O Chamado.

 

TERROR NO PARQUE: ESPECIAL JOSÉ MOJICA MARINS

Na segunda edição do Terror no Parque, que integra o 2º Inverno das Artes, o ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão, será homenageado com a exibição dos três filmes que constituem a trilogia do cruel agente funerário Zé do Caixão: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite encarnarei no teu Cadáver (1967) eEncarnação do Demônio (2008). Antes das sessões, o próprio Zé do Caixão irá recepcionar o público, com uma performance especial.

Serão distribuídos 600 ingressos, a partir das 10h do dia 14 de julho, na Bilheteria do Grande Teatro do Palácio das Artes. Cada pessoa terá direito a um convite. A exibição dos filmes começa às 19h, do dia 15 de julho.

 

EVENTO

Espasmos do Medo – Terror Anos 90

 

DATA

De 01 de Julho, Sexta a 28 de Julho, Quinta

 

LOCAL

Cine Humberto Mauro

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30130-004

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIO DE JANEIRO: Condecoração de Akira Homma   Em 7 de junho de 2013 Akira Homma, 73, brasileiro, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz e atual presidente do Conselho Político e Estratég...
KARAOKÊ: 24º Kitagawa Shimboku Kayo Sai reúne mais... O INB (Instituto NAK do Brasil) realizou no último dia 10, nas dpendências da Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil, na zona Sul de São Paulo), o 2...
ARTES: MuBE apresenta ‘A Paisagem Mexicana’, de Lu...   A Embaixada do México no Brasil, o Consulado do México em São Paulo e o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura inauguram nesta sexta-feira (14...
COMUNIDADE: Presidente da Federação das Associaçõe... O presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, considerou “extremamente positiva” e “importante...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *