MOGI DAS CRUZES: 25º Furusato Matsuri espera mais de 20 mil visitantes nos dias 7 e 8 em Cocuera

Preocupada com a crise hídrica no Estado de São Paulo, a Comissão Organizadora da 25ª edição do Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes, que este ano será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em sua sede, no bairro de Cocuera (antiga estrada Mogi-Salesópolis Km 9,5), em Mogi das Cruzes, adotou como tema para este ano “Água, a nossa sobrevivência”.

 

Objetivo da 25ª edição do Furusato Matsuri é divulgar o potencial agrícola da região do Alto Tietê (Foto: divulgação)

Objetivo da 25ª edição do Furusato Matsuri é divulgar o potencial agrícola da região do Alto Tietê (Foto: divulgação)

 

Em visita à redação do Jornal Nippak, o presidente da Associação dos Agricultores de Cocuera, Benedito Gishifu lembrou que “sofremos muito em 2014 e continuamos sofrendo este ano com a escassez de água”. Segundo ele, os produtores rurais da região do Alto Tietê veem com reticências as medidas anunciadas pelo governo paulista consideradas por eles, “restritivas”. “A maoria tem sobrevivido investindo de seu próprio bolso em sistema de irrigação por gotejamento e microaspersão ou na eliminação de vazamentos”, explica Benedito, acrescentando que o Alto Tietê é responsável por 30% da produção agrícola que abastece o Estado.

Por isso, conta, a escolha do tema. “Devemos saber usar e usufruir deste nosso bem raro da melhor forma possível para que ela não acabe e para que possamos usá-la sempre que precisarmos”, diz o folder da festa.“Por enquanto, os consumidores não vão sentir tanto os efeitos, mas se continuar assim mais para frente ninguém sabe”, diz Benedito, que esteve acompanhado do vice-presidente Antonio Waragaya e do presidente do Conselho Deliberativo, Massashi Shibuya.

 

Massashi Shibuya, Benedito Gishifu e Antonio Waragaya

Massashi Shibuya, Benedito Gishifu e Antonio Waragaya

 

Atrações – Por enquanto, o melhor a fazer é aproveitar e conferir o que os agricultores do Alto Tietê tem para apresentar no Furusato Matsuri, cujo objetivo é divulgar o potencial agrícola da região e prestar uma homenagem aos antigos moradores do primeiro bairro agrícola de Mogi, além de pioneira na realização de festas agrícolas na região.

Este ano, o Festival celebra os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e deve reunir produtores rurais das cidades de Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Guararema, além da própria Mogi.

Haverá exposição de equipamentos agrícolas, como tratores e maquinários. Além de exposição de verduras, frutas e orquídeas, os visitantes também poderão levar produtos para casa direto do produtor, o que representa qualidade a preços acessíveis. Na programação artística, destaques para os shows sertanejos de Joe Hirata, no sábado, e Eduardo Henrique, no domingo.

 

Mãe Grávida – Um dos atrativos do local é o jardim “Mãe Grávida”, uma das maiores obras do renomado artista internacional Manabu Mabe (1924-1997). Trata-se de um jardim de pedras de 300 m2 que representa a fertilidade do solo e a sabedoria da natureza. Construída para comemorar o cinqüentenário da imigração japonesa no Brasil, a obra foi inaugurada em setembro de 1969, ano da visita do príncipe Akihito e da princesa Michiko.

A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 25 mil visitantes nos dois dias de programação.

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     


     

     

    25 º FURUSATO MATSURI

    Quando: Dias 7 e 8 de novembro. Sábado, das 10 às 21 horas, e domingo, das 11 às 19h30

    Onde: Associação dos Agricultores de Cocuera: Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura – SP 088 – S/N – Km 61,4 (antiga estrada Mogi-Salesópolis Km 9,5)

    Informações pelo telefone:

    11/4792-2008

     


     

     

     

    PROGRAMAÇÃO

     

    DIA 7 (SÁBADO)

    10H: Abertura

    12H: Kenko Taisso (Rizumo Melody)

    13H: Apresentação de Judô

    14H: Kenko Taissô

    14H30: Show Ryu Murakami

    15H: Show Kunihiro Tanahara

    16H: Danças Circulares

    17H: Ryuko Taiko (Grupo Fukushima)

    18H: Bon Odori

    18H30: Hanabi Soran / Shiawasse Soran

    19H: Grupo de Karaokê – UCK

    20H: Show Joe Hirata

     

     

    DIA 8 (DOMINGO)

    11H: Show de Prêmios

    12H30: Dança de Salão

    13H30: Eduardo Henrique (Show Sertanejo)

    15H: Odori Dishou Nokai

    16H: Hikaru Takahashi Show

    16H30: Show Mary Nishimura

    17H: Taiko Infantil

    17H30: Grupo Baila Comigo

    18H30: Grupo Capoeira

    19H: Videokê

    19H30: Encerramento

     

    *Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

     


     

     

     

    resized_12002930_492467237589387_1601739333828626610_n

     

     

     


     

    Related Post

    CELEBRAÇÃO: Kiyoshi Harada recebe amigos para com... ANIVERSÁRIO - No último dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, o jurista Kiyoshi Harada reuniu amigos e convidados para comemorar mais um anivers...
    JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Dupla Khalil e Shin d... Eles se reuniam na região central de Nagoia, capital da província de Aichi, para compartilhar o gosto pelo skate há quase uma década atrás. Eram joven...
    FORÇAS ARMADAS: Jamil Ono prestigia posse do gener... O prefeito de Andradina (SP), Jamil Ono (PT) participou, no último dia 28, no Quartel General da 11ª Região Militar, em Brasília, da passagem de cargo...
    POLÍTICA: Kamia e Ota trocam de partido em busca d... A praticamente seis meses das eleições municipais, que vão eleger prefeitos e vereadores em 5570 municípios brasileiros – 645 somente no Estado de São...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *