MOGI DAS CRUZES: 26º Furusato Matsuri espera 15 mil visitantes neste fim de semana

A Associação dos Agricultores de Cocuera realiza neste fim de semana (12 e 13), em sua sede, no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes, a 26ª edição do Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes – ou “Festa da Terra Natal”. Segundo o vice-presidente da entidade, Mario Okuyama, o tema deste ano é “Esperança”. “Esperança de um modo geral pois nosso festival é extremamente agrícola. Temos esperança de dias melhores em todos os segmentos como todos os brasileiros”, explica Okuyama, lembrando que, além de prestar uma homenagem aos antigos moradores do primeiro bairro agrícola de Mogi, o objetivo da festa é divulgar o potencial agrícola do Alto Tietê.

 

Com ‘Esperança’, 26º Furusato Matsuri destaca potencial agrícola do Alto Tietê. Foto: Aldo Shiguti

Com ‘Esperança’, 26º Furusato Matsuri destaca potencial agrícola do Alto Tietê. Foto: Aldo Shiguti

Para a realização do festival, a associação conta com a colaboração de produtores rurais das cidades de Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis, Itaquaquecetuba e Guararema, além de Mogi. Haverá exposição de equipamentos agrícolas, como tratores e maquinários. Além de exposição de verduras, frutas e orquídeas, os visitantes também poderão levar produtos para casa direto do produtor, o que representa qualidade a preços acessíveis. Na programação artística, destaques para os show do cantor Joe Hirata, que acontece no sábado, a partir das 20 horas.

 

Objetivo do Furusato Matsuri é divulgar o potencial agrícola dos produtores do Alto Tietê. Foto: Aldo Shiguti

Objetivo do Furusato Matsuri é divulgar o potencial agrícola dos produtores do Alto Tietê. Foto: Aldo Shiguti

 

Uma das preocupações deste ano, a exemplo da edição passada – quando os organizadores elegeram o tema “Água, a nossa sobrevivência” – continua sendo a conscientização sobre a importância do uso consciente do recurso natural para o futuro do planeta.

Okuyama conta que os agricultores do Alto Tietê estão sofrendo com a crise hídrica desde 2014. Por isso decidiram continuar alertando para o desperdício e as alternativas de preservar um dos bens mais preciosos da humanidade. Segundo ele, a maioria dos agricultores tem optado pela irrigação por aspersão de menor vazão. A economia, afirma Okuyama, chega a ser cinco vezes menor do que a irrigação convencional.

 

Voluntários se esmeram na cozinha. Foto: Aldo Shiguti

Voluntários se esmeram na cozinha. Foto: Aldo Shiguti

 

“Mas não são todos que conseguem porque a troca de sistema de irrigação tem um custo que muitos não podem arcar”, destaca Okuyama, acrescentando que, por conta de outro tipo de crise – a financeira – este ano a previsão é atrair um público estimado em cerca de 15 mil visitantes nos dois dias de evento. “É um número um pouco abaixo do ano passado porque achamos que teremos uma retração”, diz Okuyama.

 

Evento também conta com atrações para jovens. Foto: Aldo Shiguti

Evento também conta com atrações para jovens. Foto: Aldo Shiguti

 

Mãe Grávida – Um dos atrativos do local é o jardim “Mãe Grávida”, uma das maiores obras do renomado artista internacional Manabu Mabe (1924-1997). Trata-se de um jardim de pedras de 300 m2 que representa a fertilidade do solo e a sabedoria da natureza. Construída para comemorar o cinqüentenário da imigração japonesa no Brasil, a obra foi inaugurada em setembro de 1969, ano da visita do então príncipe Akihito e da princesa Michiko, hoje imperador e imperatriz do Japão.

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    26º Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes

    Quando: Dias 12 e 13 (sábado e domingo)

    Onde: Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, s/n – Km 61,4 – SP088 (antiga estrada Mogi-Salesópolis km 9,5)

    Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes mediante apresentação da carteirinha, professores e aposentados). Crianças até 7 anos de idade não pagam

    Informações pelo telefone: 11/4792-2008

    E-mail: associacaococuera@hotmail.com

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *